top of page

C5 Tongli


Tongli - Coração 5

Penetrando no Interior


Ponto de conexão luo do canal do Coração

Ponto da Estrela do Céu de Ma Dan-yang


Localização

No lado radial do tendão do flexor ulnar do carpo, 1 cun proximal a Shenmen C7.


Agulhamento

Inserção perpendicular 0,3 a 0,5 cun, ou inserção oblíqua proximal ou distal 0,5 a 1 cun.


Ações

Acalma o espírito

Regula o ritmo cardíaco

Beneficia a língua

Ativa o canal e alivia a dor


Indicações

Bocejos e gemidos freqüentes com tristeza, distúrbio de inquietação do Zang, irritação e raiva, tristeza e susto, distúrbio depressivo, dor e agitação do coração, irritação freqüente com sensação de queimação do coração, plenitude e distensão do tórax e diafragma irradiando para a lateral região litorânea.

Palpitações, palpitações de medo, batimentos cardíacos, distúrbios do ritmo cardíaco, Qi diminuído.

Perda súbita da voz, incapacidade de falar, gagueira, rigidez da língua, dor nos olhos, obstrução dolorosa na garganta, face vermelha com ausência de sudorese, vento de cabeça, dor de cabeça e tontura, tontura visual, vômito amargo.

Menorragia, sangramento uterino profuso, enurese.

Dor e peso no punho e cotovelo, contração dos dedos, dor no cotovelo e braço, paralisia dos quatro membros.


Comentários

Tongli C5 foi incluído por Ma Dan-yang, o grande médico da dinastia Jin, entre os 'onze pontos estrelas do céu', seu agrupamento dos pontos de acupuntura mais vitais, e foi indicado por ele por "incapacidade de falar apesar de um desejo para fazê-lo, vexação e raiva, palpitação do coração; quando em excesso, há peso dos quatro membros, e a cabeça, bochechas e rosto ficam vermelhos; quando deficiente, há incapacidade de comer, perda súbita da voz e um rosto sem expressão". .

Tongli C5 é o ponto de conexão luo do canal do Coração, de onde o canal de conexão luo penetra profundamente no zang do Coração, fortalecendo a relação do canal Zang, daí o nome "Penetrando o Interior". Tem duas ações principais sobre o Coração:

I. para acalmar o espírito, e

II. para regular o Qi do Coração.

O Pivô Espiritual é o texto mais antigo a registrar o princípio fundamental de que "o Coração é a residência do espírito". A função de abrigar o espírito na medicina chinesa engloba atividade mental, consciência, memória, pensamento e sono. Ao mesmo tempo, também se refere à totalidade da vida emocional e espiritual de uma pessoa. De acordo com a Ode do Dragão de Jade "Tongli C5 trata um coração assustador". Tongli C5 compartilha com a maioria dos outros pontos de conexão luo dos canais Yin (Lieque P7, Gongsun BP4, Dazhong R4, Ligou F5 e Neiguan CS6) a habilidade especial de tratar psicose e distúrbios emocionais, mas como ponto de conexão luo do Zang do Coração, é especialmente adequado para esse propósito e tem um efeito amplo. Sua ação de acalmar o espírito, no entanto, concentra-se em distúrbios emocionais, em vez de distúrbios do sono ou da memória, para os quais o Shenmen C7 é mais eficaz. De acordo com Fei Bo-xiong "As sete emoções ferem os cinco órgãos Yin seletivamente, mas todas afetam o Coração". Tongli C5 é classicamente indicado para as mais diversas manifestações emocionais, não só o susto e a agitação que são tradicionalmente associado à desarmonia do Coração, mas medo, aborrecimento, raiva, tristeza e depressão que geralmente são considerados como ferindo, ou resultado de lesão a outros Zang Fu. O grande médico Hua Tuo disse sobre a relação entre o Coração e o medo "pensamento excessivo dá origem à apreensão, e apreensão fere o Coração; um Coração ferido causa perda de espírito, e a perda de espírito dá origem a medo e medo".

Quanto à regulação do Qi do Coração, Tongli C5 desempenha um papel importante no tratamento de palpitações, palpitações de medo, batimentos cardíacos e distúrbios do ritmo cardíaco. Na medicina chinesa, as palpitações são subdivididas em:

I. palpitações simples que é um termo geral,

II. palpitações de medo que denota palpitações que são desencadeadas ou acompanhadas por sentimentos de medo, e

III. Batimentos do coração (o tipo mais grave) que denota palpitações que podem ser sentidas tão alto quanto o próprio coração, ou tão baixo quanto o umbigo (o ponto de terminação do canal do tendão do Coração).

As palpitações podem acompanhar qualquer padrão do Zang do Coração, mas como um distúrbio do batimento rítmico do coração elas sempre envolvem o Qi do Coração.

As vias dos canais primários e secundários do Coração servem para esclarecer várias outras indicações clássicas deste ponto. De acordo com um ditado da medicina chinesa, "a língua é o brotar do Coração", e o canal luo de conexão do Coração, depois de entrar no Zang do Coração, ascende à raiz da língua. Por esta razão, Tongli C5 é o principal ponto para tratar a perda da voz e a rigidez da língua que afeta a fala, geralmente decorrentes de transtornos mentais ou sequelas de insolação. Também é indicado para o tratamento da gagueira.

O canal do Coração se conecta com os tecidos ao redor do olho, enquanto o canal de conexão luo de Tongli C5 se espalha para o canal do Intestino Delgado acoplado interior-exteriormente e sobe até o olho. Tongli C5 é indicado para (e incluído em várias combinações clássicas de) vento de cabeça, dor de cabeça e tontura, todos os quais podem ser acompanhados de vermelhidão ou dor nos olhos. Esses sintomas refletem a desarmonia de ambos os canais acoplados.

O canal do Intestino Delgado está emparelhado com o canal da Bexiga (taiyang) de acordo com a teoria dos seis canais. Essa ligação coração-intestino delgado-bexiga tem sido tradicionalmente usada para explicar a relação entre desarmonia do coração e distúrbios urinários, uma vez que o calor pode ser transmitido do coração para o intestino delgado e daí para a bexiga, e no caso de Tongli C5 sua capacidade de tratar a enurese devido ao acúmulo de calor na Bexiga.

O Coração governa o sangue, enquanto de acordo com as Questões Essenciais "O bao mai [canal uterino] pertence ao Coração e está conectado com o útero". Se, devido a fatores emocionais, o calor se acumular no Coração e entrar no sangue, pode haver sangramento uterino ou menorragia devido ao movimento imprudente do sangue. Tongli C5 é o único ponto do canal do Coração com tais indicações ginecológicas.

Finalmente, o Grande Compêndio de Acupuntura e Moxabustão dá indicações específicas para excesso e deficiência dos pontos de conexão luo. No caso do Tongli C5 são: plenitude e distensão do tórax e diafragma irradiando para a região costal lateral (excesso); e incapacidade de falar (deficiência).


Combinações

Fala cansada e sonolência: Tongli C5 e Dazhong R4 (Cem Sintomas).

Perda súbita da fala: Tongli C5 e Yifeng TA17 (Suplementação de Vida).

Vento de cabeça, vermelhidão do rosto e olhos: Tongli C5 e Jiexi E41 (Grande Compêndio).

Dor de cabeça e olhos: Tongli C5, Baihui VG20 e Houding VG19 (Suplementação de Vida).

Dor de cabeça e tontura: Tongli C5, Feiyang B58, Kunlun B60, Ququan F8, Qiangu ID2 e Shaoze ID1 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Enurese: Tongli C5, Jimen BP11, Dadun F1, Pangguangshu B28, Taichong F3, Weizhong B40 e Shenmen C7 (Suplementação de Vida).

Ritmo cardíaco irregular: Tongli C5, Neiguan CS6, Jueyinshu B14 e Xinshu B15.


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page