top of page

BP9 Yinlingquan


Yinlingquan - Baço-Pâncreas 9

Primavera do Monte Yin


Ponto he (mar) do canal do Baço

Ponto água do canal do baço


Localização

Na face medial da perna, em uma depressão no ângulo formado pelo côndilo medial da tíbia e a borda posterior da tíbia.

I. Passe o dedo no sulco posterior à borda medial da tíbia até cair na depressão abaixo do côndilo da tíbia;

II. Este ponto está no mesmo nível de Yanglingquan VB34.


Agulhamento

Inserção perpendicular, 1 a 1,5 cun.


Ações

Regula o Baço e resolve a umidade

Abre e move as passagens de água

Beneficia o Jiao inferior


Indicações

Distensão abdominal, frio e dor no abdome, dor na parte inferior do abdome, dor cortante no meio dos intestinos, falta de vontade de comer, icterícia, distúrbio súbito de agitação, diarreia, diarreia súbita com alimentos não digeridos nas fezes, distúrbio disentérico.

Edema, inchaço dos membros inferiores, retenção de urina, dificuldade para urinar, enurese, qi disfunção urinária dolorosa.

Emissão seminal, leucorreia, dor nos genitais, distúrbio de Shan.

Plenitude abaixo do coração, plenitude da região costal lateral, dispneia com incapacidade de deitar, calor no peito, calafrios incessantes e febre.

Dor lombar, dor e inchaço do joelho, obstrução dolorosa da perna.


Comentários

As Questões Essenciais declaram "Quando o Baço está doente, a umidade é gerada", "Umidade, inchaço e plenitude pertencem ao Baço", e "O inferior é o primeiro a sofrer de umidade". Yinlingquan BP9, o ponto he (mar) e água do canal do Baço, é um ponto essencial no tratamento de distúrbios devido à umidade e retenção de líquidos, especialmente no Jiao inferior.

A Ode dos Fundamentos do Entendimento afirma que "Yinlingquan BP9 abre e move as passagens de água".

O Baço domina o transporte e transformação de alimentos e bebidas e, junto com o Pulmão e o Rim, é um dos três Zang responsáveis ​​pela correta distribuição de fluidos corporais. Quando a função do Baço é prejudicada (seja devido à deficiência de Qi ou Yang, obstrução por umidade exterior ou calor úmido, ou invasão transversal pelo Qi do Fígado), sua incapacidade de transformar fluidos levará ao acúmulo de umidade, resultando em uma ampla gama de sintomas em todo o corpo. A umidade pode combinar com o calor patogênico pré-existente, ou simplesmente se transformar em calor ao longo do tempo de acordo com a lei de 'transformação similar' exposta por Liu Wan-su. Esta 'lei' descreve como um hóspede tenderá a se transformar de acordo com a natureza do anfitrião, e se aplica igualmente à diplomacia política, invasão militar e medicina. Como o hospedeiro humano está vivo e, portanto, Yang e quente, qualquer hóspede, como a umidade, com o tempo assumirá esse calor.

Yinlingquan BP9 é o ponto mais importante no canal do Baço para transformar e drenar o excesso de umidade e calor úmido, e comparado com pontos como Shangqiu BP5, e especialmente Taibai BP3, tem relativamente pouca ação na tonificação dos padrões de deficiência de O baço.

Os pontos he (mar) dos três canais yin da perna, todos pontos de água, compartilham a propriedade comum de drenar a umidade e o calor úmido do Jiao inferior. Ququan F8 concentra-se principalmente na região genital (dominada pelo canal do Fígado), e Yingu R10 no sistema urinário (dominado pelo canal do Rim). No entanto, devido à estreita relação entre a umidade e o Baço, Yinlingquan BP9 é capaz de tratar todos os distúrbios do Jiao inferior devido ao acúmulo de umidade e calor úmido. É indicado quando esses patógenos acometem os intestinos (diarreia e disenteria), sistema urinário (dificuldade para urinar, retenção de urina, disfunção urinária dolorosa) e genitais (leucorreia e dor nos genitais), seja aguda e devido a patógenos externos ou crônica. e gerado internamente.

Apesar da tendência da umidade de afundar no Jiao inferior, ela também pode afetar outras regiões do corpo. No Jiao médio, Yinlingquan BP9 é capaz de tratar a umidade que obstrui o fluxo livre de bile ou Qi e dá origem a icterícia, distensão abdominal, plenitude abaixo do Coração (ou seja, no epigástrio) e falta de apetite. A Investigação em Pontos ao Longo dos Canais diz: "Não há dor nas regiões média e inferior que não possa ser tratada com Yinlingquan BP9".

Os canais primário e tendinoso do Baço e o grande canal luo de conexão de Dabao BP21 atravessam o tórax e a região costal lateral. A ação do Yinlingquan BP9 no Jiao superior, embora clinicamente menos importante, inclui o tratamento do calor no peito, plenitude da região costal lateral e dispneia com incapacidade de deitar devido ao transbordamento de fluidos para o pulmão. Em todo o corpo como um todo, o Yinlingquan BP9 é capaz de tratar edemas, sendo um ponto muito utilizado e importante para esse fim.

Finalmente, Yinlingquan BP9 é um ponto importante para tratar distúrbios do joelho, particularmente aqueles acompanhados de inchaço. De fato, por causa de sua ampla capacidade de resolver a umidade, alguns praticantes o usam para tratar a obstrução dolorosa por umidade em qualquer parte do corpo.


Combinações

Edema ao redor da região umbilical: Yinlingquan BP9 e Shuifen VC9 (Cem Sintomas).

Edema dos quatro membros: Yinlingquan BP9, Sanyinjiao BP6, Zhongdu F6, Hegu IG4, Quchi IG11, Zhongzhu TA3, Yemen TA2, Xingjian F 2 e Neiting E44 (Grande Compêndio).

Enurese: Yinlingquan BP9 e Yanglingquan VB34 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Micção obstruída: Yinlingquan BP9, Qihai VC6 e Sanyinjiao BP6, seguidos por Yingu R10 e Daling CS7 (Grande Compêndio).

Diarréia contendo alimentos não digeridos: tonificar Yinlingquan BP9 e Sanyinjiao BP6 (Pivô Espiritual).

Diarreia fria ou úmida (dong) com alimentos não digeridos: Yinlingquan BP9, Rangu R2 e Jingmen VB25 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Calor no peito com diarreia súbita: Yinlingquan BP9 e Yinbai BP1 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Desordem de turbulência súbita: Yinlingquan BP9, Chengshan B57, Jiexi E41 e Taibai BP3 (Grande Compêndio).

Sem prazer em comer: Yinlingquan BP9, Diji BP8, Shuifen VC9, Youmen R21 e Xiaochangshu B27 (Suplementação de Vida).

Dor do Intestino Delgado que irradia para o umbigo: Yinlingquan BP9 e Yongquan R1 (Pontos Estelares Celestiais).

Inchaço do joelho difícil de suportar: Yinlingquan BP9 e Yanglingquan VB34 (Ode do Dragão de Jade).

Paralisia da extremidade inferior: Yinlingquan BP9, Huantiao VB30, Yangfu VB38, Taixi R3 e Zhiyin B67 (Grande Compêndio).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

701 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page