top of page

BP8 Diji


Diji - Baço-Pâncreas 8

Ponto de Rotação da Terra


Ponto Xi-fenda do canal do Baço


Localização

No lado medial da perna, 3 cun abaixo de Yinlingquan BP9, em uma depressão logo posterior ao

crista medial da tíbia.

I. Este ponto é mais prontamente localizado um palmo abaixo de Yinlingquan BP9;

II. Alternativamente, pode estar localizado na junção do terço superior e dos dois terços inferiores de uma linha traçada entre a prega poplítea e a proeminência do maléolo medial.


Agulhamento

Inserção perpendicular ou oblíqua, 1 a 1,5 cun.


Ações

Regula a menstruação e revigora o sangue

Harmoniza o Baço e resolve a umidade das condições agudas


Indicações

Menstruação irregular, dismenorreia, massas abdominais (zheng jia) em mulheres.

Distensão do abdome e região costal lateral, dor no abdome, falta de apetite, diarréia com fezes finas, distúrbio disentérico, dificuldade para urinar, edema, leucorréia, emissão seminal, dor lombar, insuficiência de essência.


Comentários

Diji BP8 é o ponto xi-fenda do canal do Baço. Os pontos xi-fenda são onde o Qi e o sangue, que fluem relativamente superficialmente ao longo dos canais dos pontos jing (poço), se reúnem e mergulham mais profundamente. Os pontos xi-fenda em geral são indicados no tratamento de condições agudas e de dor, enquanto os pontos xi-fenda dos canais Yin têm uma ação adicional de tratamento de distúrbios do sangue.

O Baço controla o sangue e seu canal entra no abdome inferior, unindo-se ao Vaso Concepção em Zhongji VC3 e Guanyuan VC4. Diji BP8 tem ação específica e importante na resolução da estase sanguínea no útero e abdômen inferior, sendo indicado no tratamento da dismenorreia, menstruação irregular e massas abdominais em mulheres devido a estase sanguínea ou estagnação do qi. Uma indicação específica para este ponto mencionado no Clássico Ilustrado de Pontos de Acupuntura do Homem de Bronze é uma sensação de fluxo quente se espalhando pela parte interna da coxa até o joelho quando a pressão é aplicada às massas abdominais em mulheres. Como ponto de xi-fenda, o Diji BP8 é especialmente adequado para o tratamento de condições agudas e é muitas vezes combinado com Hegu IG4 no tratamento da dismenorreia aguda, ambos os pontos sendo fortemente reduzidos, muitas vezes com a adição de eletroacupuntura.

O Diji BP8 tem ação secundária de harmonizar o Baço e resolver a umidade, sendo indicado no tratamento de distensão abdominal, má aggeti te; micção difícil, edema e leucorréia, especialmente quando esses sintomas acompanham distúrbios da menstruação.

A afinidade do Diji BP8 para distúrbios do abdome inferior é enfatizada em vários clássicos. A Investigação em Pontos ao Longo dos Canais por Yan Zhen-shi da dinastia Ming chega a dizer que "não há desordem da região inferior que não possa ser tratada com Diji BP8", enquanto de acordo com a Ode aos Mistérios Elucidados Diji BP8 domina a região inferior (Dabao BP21 domina a região superior e Tianshu E25 a região do meio). No sistema de correspondência do pensamento chinês primitivo, a região superior é o céu, a região do meio é o homem e a região inferior é a terra, daí o nome deste ponto 'Pivô da Terra'.


Combinações

Menstruação irregular: Diji BP8 e Xuehai BP10 (Cem Sintomas).

Transtorno shan frio-úmido: Diji BP8, Daju E27 e Zhongdu F6 (Clássico Sistemático).

Sem prazer em comer: Diji BP8, Yinlingquan BP9, Shuifen VC9, Youmen R21 e Xiaochangshu B27 (Suplementação de Vida).

Dismenorreia aguda: Diji BP8 e Hegu IG4.


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

289 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page