top of page

BP6 Sanyinjiao


Sanyinjiao - Baço-Pâncreas 6

Ponto de Intersecção dos Três Yin


Ponto de encontro dos canais do Baço, do Fígado e do Rim


Localização

Na face medial da perna, 3 cun acima da proeminência do maléolo medial, em uma depressão próxima à crista medial da tíbia.

Este ponto é mais prontamente localizado um palmo acima da proeminência do maléolo medial.


Agulhamento

Inserção proximal perpendicular ou oblíqua, 1 a 1,5 cun.

Atenção: contraindicado na gravidez.


Ações

Tonifica o Baço e o Estômago

Resolve a umidade

Harmoniza o Fígado e tonifica os Rins

Regula a menstruação e induz o parto

Harmoniza o Jiao inferior

Regula a micção e beneficia os órgãos genitais

Acalma o espírito

Revigora o sangue

Ativa o canal e alivia a dor


Indicações

Deficiência do Baço e do Estômago, Deficiência do Baço com corpo pesado, corpo pesado com peso nos quatro membros, edema, borborigmo, diarreia, alimentos não digeridos (nas fezes), distensão abdominal, abdome frio, dor insuportável abaixo do umbigo, dor no Baço , plenitude e distensão do coração e do abdome, sem vontade de comer e beber, vômito de líquido depois de comer, distúrbio súbito de turbulência.

Menstruação irregular, sangramento uterino, sangramento uterino com tontura, menorragia, amenorreia, dismenorreia, massas abdominais (zheng jia) em mulheres, leucorréia, prolapso uterino.

Infertilidade, síndrome do feto inquieto, apresentação transversal, trabalho de parto tardio, trabalho de parto prolongado ou difícil, retenção de lóquios, retenção de feto morto, tontura pós-parto.

Emissão seminal, emissão seminal com sonhos, hiperatividade sexual em homens, impotência, dor nos genitais, dor no pênis, testículos contraídos, distúrbio de shan, dor devido ao distúrbio de shan.

Micção difícil, enurese, os cinco tipos de disfunção urinária dolorosa, urina turva, turbidez branca.

Palpitações, insônia, deficiência da vesícula biliar, transtorno de susto súbito em crianças.

Tonturas, visão turva, zumbido, bocejo, hipertensão.

Dor nas pernas, joelho de guindaste, obstrução dolorosa úmida, distúrbio de atrofia e obstrução dolorosa dos membros inferiores, hemiplegia, calor nas solas dos pés, dor nas canelas, eczema, urticária, resfriado contracorrente do pé e da mão.


Comentários

Sanyinjiao BP6 (Intersecção dos Três Yin) é o ponto de encontro dos três canais Yin da perna (Baço, Fígado e Rim) e é um dos pontos de acupuntura mais importantes e amplamente utilizados. Suas ações e indicações são extraordinariamente amplas, sendo um ponto primordial no tratamento de muitos distúrbios digestivos, ginecológicos, sexuais, urinários e emocionais.

Localizado no canal do Baço, sua ação mais forte está na harmonização de todas as funções do Baço. O Baço domina o transporte e a transformação e, portanto, é o principal Zang responsável pela formação do Qi e do sangue. Quando o qi ou yang do baço é deficiente, pode haver:

I. comprometimento da função de transporte e transformação (alimentos não digeridos nas fezes, diarréia, distensão e plenitude abdominal, borborigmo, etc.),

II. formação inadequada de sangue (palpitações, visão turva, amenorreia, tontura pós-parto, tontura associada a sangramento uterino etc.),

iii. falha do Baço para reter o sangue (sangramento uterino, menorragia) e,

iv. afundamento do Qi central (prolapso uterino).

Além disso, a deficiência de Qi do Baço e o transporte e transformação incompletos podem levar à formação de excesso de umidade. De acordo com as Questões Essenciais "O mais baixo é o primeiro a sofrer de umidade". A umidade, seja calor úmido ou úmido frio, pode levar ao peso do corpo e dos membros e edema, ou escorrer para o jiao inferior, dando origem a sintomas como diarréia ou leucorréia. Sanyinjiao BP6, excepcionalmente equilibrado em sua ação, é o único entre os pontos do canal do Baço por poder tratar todas essas diferentes manifestações de desarmonia do Baço.

Embora sua ação primária seja no Baço, Sanyinjiao BP6 também é um ponto importante para tratar distúrbios do Fígado e dos Rins. É capaz de suavizar e harmonizar o Fígado, espalhando o Qi do Fígado e nutrindo o sangue do Fígado e, ao mesmo tempo, beneficiando o Qi do Rim. Esta ação tripla de harmonização do Baço, Fígado e Rins encontra expressão no forte do Sanyinjiao BP6 no tratamento de todos os distúrbios do jiao inferior.

Os três canais Yin da perna dominam a menstruação, a concepção, a gravidez, a leucorréia e a genitália externa.

Sanyinjiao BP6 também é um ponto essencial para induzir o parto, auxiliar na apresentação transversal e aliviar a dor do parto. Apesar de sua indicação para a síndrome do feto inquieto, no entanto, sua capacidade de acelerar o parto do feto vivo ou morto, e os lóquios, significa que Sanyinjiao BP6 é geralmente contraindicado na gravidez.

De acordo com a pergunta essencial, "os genitais são o local de encontro dos tendões". O canal do tendão do baço se liga aos genitais e Sanyinjiao BP6 é um ponto essencial no tratamento de distúrbios sexuais e genitais em homens e mulheres, incluindo dor e contração, emissão seminal, impotência e desejo sexual excessivo em homens. Embora a impotência esteja geralmente relacionada à deficiência de fogo do Rim, dois clássicos ajudam a explicar sua relação com o Baço. O Trabalho Completo de Jing-yue diz: "Ming men [o fogo do portão da vida armazenado no Rim] é o mar da essência e do sangue, o Baço é o mar de água e grãos; os dois juntos formam a base da os cinco Zang e seis Fu", enquanto as Questões Essenciais explicam "Os Rins dominam a água; eles recebem a essência dos cinco Zang e seis Fu e a armazenam, portanto, somente quando os cinco zang estão florescendo é possível a ejaculação".

A desarmonia do Fígado, Baço ou Rins é responsável pela maioria dos distúrbios urinários, e os principais padrões são acúmulo de umidade-calor ou umidade fria, deficiência de Rim, deficiência de Qi, estagnação de Qi do Fígado ou Fogo do Fígado. Devido à sua capacidade de tratar todas essas patologias, Sanyinjiao BP6 é um ponto essencial para o tratamento de distúrbios urinários, incluindo dificuldade para urinar, retenção de urina, enurese, disfunção urinária dolorosa e urina turva.

As ações do Sanyinjiao BP6 não estão, no entanto, confinadas ao jiao médio e inferior. Sua inclusão em muitas prescrições para o tratamento de qualquer tipo de insônia (geralmente em combinação com Shenmen C7) ilustra dramaticamente suas ações abrangentes. A insônia é normalmente diferenciada em cinco padrões principais:

I. deficiência de Coração e Baço (deficiência de Qi e Sangue),

II. desarmonia do Coração e dos Rins (deficiência de Yin),

III. desarmonia do Coração e Fígado (Deficiência de Sangue do Fígado e Yin ou Fogo do Fígado),

IV. deficiência do Coração e da Vesícula Biliar (deficiência de Qi),

V. desarmonia do Coração e Estômago (acúmulo de comida ou retenção de fleuma-calor).

Como o Sanyinjiao BP6 é capaz de fortalecer o Baço, tonificar o Qi e o Sangue, nutrir o Yin do Fígado e do Rim, espalhar o Qi do Fígado e harmonizar a digestão, ele pode ser usado em qualquer um desses padrões.

A importância especial do tratamento do Baço nos casos de desarmonia do Coração e do Rim é enfatizada em vários clássicos. Os Padrões de Padrões e Tratamentos dizem "Para tonificar o Rim é melhor tonificar o Baço; use o Baço para conectar-se com o Coração na parte superior e com o Rim na parte inferior..." e "A essência do cinco Zang é transportada do Baço; quando o Baço está florescendo, o Coração e o Rim estão em comunicação". As Perguntas Úteis em Casos Médicos diz: "Se você deseja estabelecer comunicação entre o Coração e os Rins, é necessário usar a terra do Baço como intermediária".

Junto com Geshu B17, Xuehai BP10 e Diji BP8, Sanyinjiao BP6 é considerado um dos pontos de acupuntura mais importantes para harmonizar e resfriar o sangue e promover e revigorar sua circulação. Esta ação encontra sua aplicação mais importante no tratamento de distúrbios ginecológicos, mas se estende a outros distúrbios onde a desarmonia sanguínea desempenha um papel importante, por exemplo, doenças de pele como eczema e urticária.

Finalmente Sanyinjiao BP6 é citado na Canção das Nove Agulhas para o Retorno do Yang, para o tratamento do colapso do Yang caracterizado por perda de consciência, aversão ao frio, contrafluxo frio dos membros, lábios roxos, etc.


Combinações

Diarréia contendo alimentos não digeridos: tonificar Sanyinjiao BP6 e Yinlingquan BP9 (Pivô Espiritual).

Diarréia com fezes finas: Sanyinjiao BP6, Shenque VC8 e Taichong F3 (Grande Compêndio).

Alimentos não digeridos (nas fezes): Sanyinjiao BP6 e Zhongwan VC12 (Suplementação de Vida).

Alimentos não digeridos (nas fezes): Sanyinjiao BP6, Liangmen E21, Zusanli E36, Dachangshu B25, Xiawan VC10, Sanjiaoshu B22 e Xuanshu VG5 (Suplementação de Vida).

Distúrbio de turbulência súbita, dor de cabeça, dor torácica e estertores dispneicos: Sanyinjiao BP6, Renying E9, Neiguan CS6, Guanchong TA1 e Zusanli E36 (Compilação).

Constipação por deficiência de baço: Sanyinjiao BP6 e Shangqiu BP5 (Grande Compêndio).

Menstruação irregular: Sanyinjiao BP6, Daimai VB26, Qihai VC6, Zhongji VC3 e Shenshu B23 (Grande Compêndio).

Menstruação inibida: Sanyinjiao BP6, Zulinqi VB41 e Zhongji VC3 (Grande Compêndio).

Hemorragia uterina profusa e incessante: Sanyinjiao BP6, Jiaoxin R8, Yingu R10 e Taichong F3 (Suplementação de Vida).

Sangramento uterino profuso e incessante: Sanyinjiao BP6 e Taichong F3 (Grande Compêndio).

Mulheres que tiveram muitos filhos: Sanyinjiao BP6 e Shimen VC5 (Grande Compêndio).

Entrega difícil: reduzir Sanyinjiao BP6 e Taichong F3, reforçar Hegu IG4 (Grande Compêndio).

Retenção da placenta: sedar Sanyinjiao BP6 e Zhongji VC3 (Grande Compêndio).

Retenção da placenta: Sanyinjiao BP6, Jianjing VB21 e Zhongji VC3 (Encontro com a Fonte).

Tontura pós-parto: Sanyinjiao BP6, Zusanli E36 e Zhigou TA6 (Grande Compêndio).

Dor pós-parto do coágulo sanguíneo: Sanyinjiao BP6 e Qihai VC6 (Grande Compêndio).

Inchaço repentino, vermelhidão e dor na vagina: Sanyinjiao BP6, Huiyin VC1 e Zhongji VC3 (Grande Compêndio).

Leucorréia vermelha e branca: Sanyinjiao BP6, Baihuanshu B30, Daimai VB26, Guanyuan VC4, Qihai VC6 e Jianshi CS5 (Grande Compêndio).

Dor do pênis: Sanyinjiao BP6, Yuji P10, Taixi R3 e Zhongji VC3 (Grande Compêndio).

Testículo flácido e inchado sem dor: Sanyinjiao BP6, Guilai E29 e Dadun F1 (Grande Compêndio).

Turbidez branca e emissão seminal crônica: Sanyinjiao BP6 e Qihai VC6 (Cem Sintomas).

Dor abdominal inferior dos sete tipos de transtorno shan: Sanyinjiao BP6, Zhaohai R6 e Ququan F8 (Ode de Xi-hong).

0 Micção obstruída: Sanyinjiao BP6, Yinlingquan BP9 e Qihai VC6, seguidos por Yingu R10 e Daling CS7 (Grande Compêndio).

Incapacidade de urinar: Sanyinjiao BP6: Shimen VC5, Guanyuan VC4, Zhongji VC3 e Qugu VC2 (Suplementação de Vida).

Edema dos quatro membros: Sanyinjiao BP6, Zhongdu F6, Hegu IG4, Quchi IG11, Zhongzhu TA3, Yemen TA2, Xingjian F2, Neiting E44 e Yinlingquan BP9 (Grande Compêndio).

Palpitações e insônia: Sanyinjiao BP6, Daju E27 e Qihai VC6 (Suplementação de Vida).

Insônia: Sanyinjiao BP6, Yinlingquan BP9, Yinbai BP1, Gongsun BP4, Feishu B13 e Taiyuan P9 (Grande Compêndio).

Qi da perna úmida e fria: Sanyinjiao BP6 e Zusanli E36 (Ode do Dragão de Jade).

Dor no quadril: Sanyinjiao BP6, Huantiao VB30, Shugu B65, Jiaoxin R8 e Yingu R10 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Dor no quadril com dificuldade para andar e dor na pele da face lateral da perna: Sanyinjiao BP6 e Zulinqi VB41 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Qi da perna: Sanyinjiao BP6, Zusanli E36 e Xuanzhong VB39 (Ode do Dragão de Jade).

Insônia por deficiência de Coração e Baço: Sanyinjiao BP6, Shenmen C7, Zusanli E36 e Yintang Ex-HN-3.

Insônia por desarmonia do Coração e Rim: Sanyinjiao BP6, Shenmen C7, Taixi R3 e Zhaohai R6.

Insônia devido ao fogo no Fígado: Sanyinjiao BP6, Shenmen C7, Anmian, Ganshu B18 e Danshu B19.


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004


1.605 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


utilizo muito esse ponto BP6 e R3 R6

Like
bottom of page