top of page

BP5 Shangqiu


Shangqiu - Baço-Pâncreas 5

Na Colina de Terra


Ponto jing (rio) do canal do Baço

Ponto metal do canal do Baço


Localização

No lado medial do tornozelo, na depressão que se encontra na junção das linhas retas traçadas ao longo das bordas anterior e inferior do maléolo medial.


Agulhamento

I. Inserção perpendicular 0,2 a 0,3 cun;

II. Inserção transversal abaixo dos tendões em direção ou para se unir ao Jiexi E41.


Ações

Fortalece o Baço e resolve a umidade

Beneficia os tendões e os ossos

Acalma o espírito


Indicações

Deficiência do Baço, indolência, sonolência, letargia com desejo de deitar, distensão abdominal, borborigmo, diarreia aquosa, alimentos não digeridos (nas fezes), constipação, dor fria no epigástrio, alimentação excessiva, calafrios e febre com vômitos, tosse e diarreia em crianças sem vontade de comer, inchaço da face, icterícia, face amarelada.

Rigidez e dor na raiz da língua, fala prejudicada, tosse, infertilidade, hemorroidas, transtorno de Shan.

Mania-depressão, agitação com sede, pensamento excessivo, propensão ao riso, pesadelos, melancolia Coração, corpo frio com muitos suspiros, vento de pavor crônico da infância, epilepsia de pavor da infância.

Dor e contração dos tendões, trismo, dor no tornozelo, dor na parte interna da coxa/obstrução dolorosa do osso, corpo pesado com articulações dolorosas, hemiplegia.


Comentários

O termo 'Shang' no nome deste ponto refere-se à nota associada ao metal na teoria dos cinco elementos correspondentes, e Shangqiu BP5 é o ponto de metal e jing (rio) do canal do Baço. De acordo com a teoria dos cinco elementos, portanto, é o ponto filho do canal da terra do Baço, adequado para reduzir as condições de excesso. O Clássico Ilustrado dos Pontos de Acupuntura no Homem de Bronze diz "quando o Baço estiver em excesso, reduza Shangqiu BP5".

O Baço, dominando as incessantes funções Yang de transporte e transformação, facilmente se torna deficiente em Qi e Yang e, portanto, a maioria de seus padrões de desarmonia envolve deficiência. Existem dois significados, no entanto, para o padrão de excesso de Baço em relação às ações de Shangqiu BP5.

Em primeiro lugar, se a umidade patogênica externa ou o calor úmido atacarem o corpo, eles podem interromper a função do Jiao médio, dando origem ao início agudo de sintomas como calafrios e febre com vômitos, dor abdominal, diarréia, tosse e diarréia em crianças com perda de peso. de apetite, peso do corpo e letargia.

Em segundo lugar, a deficiência de Qi e Yang do Baço pode levar ao excesso de Yin na forma de acúmulo de umidade interior, dando origem a letargia crônica, indolência, sonolência, inchaço da face, diarréia e dificuldade digestiva. Em ambos os casos, haverá saburra espessa e gordurosa na língua e pulso escorregadio, indicando um padrão de excesso. Como muitos pontos do canal do Baço, por exemplo, Taibai BP3, Shangqiu BP5 é capaz de abordar os aspectos deficientes e excessivos da desarmonia do Baço.

De acordo com o Pivô Espiritual "Quando a doença está no Yin dentro do Yang (tendões e ossos), agulha os pontos jing (rio) dos canais Yin". Shangqiu BP5, o ponto do jing (rio) do canal do Baço, é um ponto importante no tratamento de distúrbios dos tendões, músculos e ossos devido à invasão e retenção de umidade patogênica. A obstrução dolorosa úmida, também conhecida como obstrução dolorosa fixa, é caracterizada por rigidez, inchaço e peso das articulações e uma tendência a piorar durante o clima úmido. Uma vez que a deficiência do Baço pode predispor ou resultar de obstrução dolorosa úmida, pontos do canal do Baço, como Shangqiu BP5, que tonificam o Baço e resolvem a umidade, são mais frequentemente empregados no tratamento da obstrução dolorosa úmida em qualquer parte do corpo, em combinação com pontos locais.

Shangqiu BP5 também é mencionado em vários clássicos para o tratamento de obstrução dolorosa óssea, o desenvolvimento de obstrução dolorosa onde ocorre deformidade das articulações.

O Shangqiu BP5 é, obviamente, especialmente eficaz no tratamento de distúrbios da articulação do tornozelo e dos tecidos moles circundantes, seja devido a obstrução dolorosa ou lesão traumática. Em tais distúrbios, a agulha pode ser direcionada para se unir ao Jiexi E41 na parte anterior da articulação do tornozelo.

Segundo o Pivô Espiritual "Quando a doença se manifesta na voz, deve-se selecionar o ponto jing (rio)". Ambos os canais primários e divergentes do Baço sobem para a língua e Shangqiu BP5 é indicado para rigidez e dor na raiz da língua, bem como para fala prejudicada.

O canal do Baço liga-se ao Coração, e como vários outros pontos do canal Shangqiu BP5 tem muitas indicações de perturbação do espírito, por exemplo mania-depressão, agitação, melancolia, propensão ao riso, pesadelos etc. Isso pode ser explicado. pela capacidade de Shangqiu BP5 tanto para tonificar o Baço quanto para limpar a umidade. Se o Qi do Baço for deficiente, a fonte de sangue será fraca e o Coração e o espírito não serão nutridos.

Alternativamente, quando a umidade se acumula e se transforma em fleuma, ela pode ser levada para cima para obstruir o Coração e obscurecer o espírito, enquanto que se a fleuma se transformar em fleuma-calor, haverá agitação do espírito. O Pivotlo Espiritual diz que "O Baço armazena o qi nutritivo; o qi nutritivo é a residência do pensamento", enquanto o Clássico Sistemático de Acupuntura e Moxabustão diz "O pensamento tem suas origens no Baço, mas toma forma no Coração". Shangqiu BP5 é um dos poucos pontos indicados para o pensamento excessivo, a atividade mental que resulta da desarmonia do Baço e leva à lesão do Baço.


Combinações

Vômitos: Shangqiu BP5, Youmen R21 e Zutonggu B66 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Constipação por deficiência de Baço: Shangqiu BP5 e Sanyinjiao BP6 (Grande Compêndio).

Infertilidade: Shangqiu BP5 e Zhongji VC3 (Grande Compêndio).

Infertilidade: Shangqiu BP5, Ciliao B32 e Yongquan R1 (Suplementação de Vida).

Dor hipogástrica irradiando para os genitais: Shangqiu BP5 e Shimen VC5 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Contração das pernas: Shangqiu BP5, Chengjin B56, Chengshan B57 e Jinggu B64 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Suspirando com propensão à tristeza: Shangqiu BP5 e Riyue VB24 (Suplementando Vida).

Distúrbio de perda e sede: Shangqiu BP5, Chengjiang VC24, Jinjin Ex-HN-12, Yuye Ex-HN-13, Renzhong VG26, Lianquan VC23, Quchi IG11, Laogong CS8, Taichong F3, Xingjian F2, Ranggu R2 e Yinbai BP1 (Grande Compêndio).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004


295 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 Comments


Soraia Bandeira
Soraia Bandeira
May 25, 2023

Que maravilha de texto.

Gratidão.

Like
Replying to

Olá! Muito obrigado pelo comentário

Like
bottom of page