top of page

BP3 Taibai


Taibai - Baço-Pâncreas 3

Branco Supremo


Ponto shu (corrente) do canal do Baço

Ponto yuan do canal do baço

Ponto da Terra do canal do Baço


Localização

No lado medial do pé na depressão proximal e inferior à cabeça do primeiro osso metatarso.

Na depressão localizada deslizando a ponta do dedo proximalmente sobre a lateral da bola do pé.


Agulhamento

Inserção perpendicular 0,5 a 1 cun.


Ações

Tonifica o Baço e resolve a umidade e o calor úmido

Harmoniza o Baço e o Estômago

Regula o Qi


Indicações

Deficiência do Baço e do Estômago, peso do corpo com dor nos ossos, sensação opressiva dos quatro membros, Qi da perna, borborigmo, borborigmo com dor lancinante, diarreia, comida não digerida (nas fezes), diarreia com pus e sangue, distúrbios disentéricos, constipação, hemorroidas.

Dor cortante do abdome, dor do abdome, distensão do abdome, distensão do epigástrio, dor do epigástrio, dor do epigástrio e do coração, distensão do tórax e região costal lateral, vômitos, fome sem prazer em comer , desordem turbulenta súbita por contrafluxo com as mãos e os pés frios.

Doença febril com plenitude e opressão e incapacidade de deitar, doença febril que começa com peso na cabeça, dor na testa, calor no corpo com agitação e plenitude.

Dor no joelho e na coxa, dores nas articulações, dor lombar, distúrbio de atrofia.


Comentários

Taibai BP3 é o ponto shu (corrente), ponto yuan e ponto da Terra do canal do Baço, e tem uma ação poderosa no fortalecimento e regulação do Qi do Baço e do Estômago. O Pivô Espiritual no recomenda o uso dos pontos shu 9corrente) no tratamento de distúrbios do Zang, enquanto no Capítulo 1 diz "Quando os cinco Zang estiverem doentes, selecione [entre] os doze [pontos] yuan". O Clássico do Dragão de Jade afirma claramente que o Taibai BP3 é indicado para "deficiência e fraqueza do Baço e do Estômago. Como a deficiência desses Zang Fu facilmente leva ao excesso de umidade e consequente obstrução do Qi, o Taibai BP3 é um ponto importante para tratar tanto a deficiência primária quanto o excesso subsequente que muitas vezes é gerado.

As Questões Essenciais declaram "Umidade, inchaço e plenitude pertencem ao Baço" e "Quando o Baço está doente, a umidade é gerada". O Estômago e o Baço juntos dominam a transformação das partes sólidas e líquidas de alimentos e bebidas, e o transporte por todo o corpo do Qi e dos fluidos corporais transformados.

Quando o Estômago e o Baço estão deficientes essas funções de transporte e transformação são prejudicadas, levando ao acúmulo de umidade. Taibai BP3 é indicado para uma série de sintomas que refletem esta combinação de deficiência e excesso, como borborigmo e diarreia, alimentos não digeridos nas fezes, peso do corpo, sensação opressiva dos quatro membros, etc. Para a diarreia e fezes moles, Taibai BP3 está incluído em várias combinações clássicas para constipação e defecação difícil. Este tipo de constipação pode surgir quando há Qi insuficiente para mover e ativar os intestinos.

A umidade externa ou calor úmido, que penetra mais facilmente quando há deficiência subjacente do Baço ou umidade interna, pode ferir o corpo de três maneiras principais, para todas as quais o Taibai BP3 é indicado.

Em primeiro lugar, podem combinar-se com vento-frio ou vento-calor, dando origem a sintomas como doença febril com plenitude e opressão e incapacidade de deitar, e doença febril que começa com peso na cabeça.

Em segundo lugar, eles podem atacar diretamente o Baço e o Estômago, dando origem a sintomas como distúrbio disentérico, diarreia contendo pus e sangue, vômitos e calor no corpo com agitação e plenitude.

Em terceiro lugar, sob a forma de vento, podem entrar nos canais e dar origem a obstrução dolorosa manifestando-se como peso do corpo com dores nos ossos, dores nas articulações, dores nos joelhos e coxas ou dores lombares.

O uso do Taibai BP3 neste último padrão reflete a afirmação do Clássico das Dificuldades de que os pontos shu (corrente) são indicados para "peso do corpo e dor nas articulações". Além de tratar esses padrões de umidade externa, Taibai BP3 também pode ser usado para Qi da perna devido ao calor úmido que desce, e distúrbios de atrofia devido à umidade ou à deficiência do baço. Esse padrão é discutido nas Questões Essenciais que dizem "Com a exposição à umidade durante um período de tempo, os músculos e a carne serão invadidos; isso levará à insensibilidade e atrofia da carne6 e "Quando há doença no Baço, ele não consegue transportar fluidos corporais para o estômago.

Os quatro membros não recebem a nutrição de água e grãos e, portanto, tornam-se fracos. Não há fluxo livre através das vias dos vasos e não há Qi para gerar os tendões, ossos e músculos que, portanto, não podem funcionar.

Ressalta-se que o Taibai BP3 também é fortemente indicado para diversos sintomas caracterizados por distensão e dor no abdome, epigástrio, tórax, coração e região costal lateral. Estes são devidos à estagnação do Qi que pode surgir devido à deficiência de Qi, em outras palavras, quando há Qi insuficiente para manter a circulação suave, ou quando o acúmulo de umidade turva obstrui o movimento suave do Qi. No primeiro caso o pulso e a língua refletirão apenas a deficiência e o princípio do tratamento é reforçar o Taibai BP3, de acordo com a teoria do 'tratar por oposição', neste caso 'tratar a plenitude preenchendo'. Neste último caso o pulso e a língua apresentarão sinais de excesso e o princípio do tratamento é sedar o Taibai BP3.

Finalmente, Taibai BP3 é frequentemente usado para distúrbios das articulações do dedão do pé e da cabeça do primeiro osso metatarso.


Combinações

Alimentos não digeridos (nas fezes): Taibai BP3 e Fuai BP16 (Suplementação de Vida).

Borborigmo: Taibai BP3, Gongsun BP4, Dachangshu B25 e Sanjiaoshu B22 (Suplementação de Vida).

Desordem de turbulência súbita: Taibai BP3, Yinlingquan BP9, Chengshan B57 e Jiexi E41 (Grande Compêndio).

Diarreia e distúrbio disentérico com pus e sangue: Taibai BP3, Xiajuxu E39 e Youmen R21 (Suplementando Vida).

Sangue nas fezes: Taibai BP3, Chengshan B57, Fuliu R7 e Taichong F3 (Grande Compêndio).

Constipação: Taibai BP3, Zhaohai R6 e Zhangmen F13 (Grande Compêndio).

Constipação: Taibai BP3, Zhaohai R6, Zhangmen F13 e Zhigou TA6 (Grande Compêndio).

Defecação difícil: Taibai BP3 e Zhongzhu R15 (Clássico Sistemático).

Dor de abscesso intestinal: Taibai BP3, Xiangu E43 e Dachangshu B25 (Grande Compêndio).

Distensão abdominal, comida não digerida (nas fezes) e distensão de tambor com grande plenitude: Taibai BP3 e Gongsun BP4 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Distensão abdominal levando a dor nas costas: Taibai BP3 e Taichong F3 (Grande Compêndio).

Distensão do tambor: Taibai BP3, Fuliu R7, Gongsun BP4, Zhongfeng F4 e Shuifen VC9 (Homem de Bronze).

Dor lombar com incapacidade de dobrar e estender: Taibai BP3, Weiyang B39, Yinmen B37, Yinlingquan BP9 e Xingjian F2 (Fórmulas dos Mil Ducados).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

664 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page