top of page

BP17 Shidou


Shidou - Baço-Pâncreas 17

Cavidade Alimentar


Localização

Na face lateral do tórax, no quinto espaço intercostal, 6 cun lateral à linha média.

I. Os espaços intercostais são contados de forma mais confiável a partir do segundo espaço intercostal, que fica imediatamente abaixo do ângulo esternal. Nos homens, o mamilo encontra-se quase invariavelmente no quarto espaço intercostal;

II. A linha de seis cun está localizada dois cun lateral à linha mamilar.


Agulhamento

Inserção transverso-oblíqua ao longo do espaço intercostal, 0,5 a 1 cun.

Atenção: a inserção perpendicular, especialmente em pacientes magros, apresenta um risco substancial de induzir um pneumotórax.


Ações

Dissipa o acúmulo de alimentos e líquidos e promove a digestão


Indicações

Plenitude do tórax e região costal lateral, dor incessante da região costal lateral, distensão abdominal, inchaço do abdome por água, dor esofágica, dor do diafragma, arrotos, vômitos imediatamente após comer, alimentos não digeridos (nas fezes), borborigmo .

Tosse, inchaço dos seios, malária crônica do baço, icterícia.


Comentários

Shidou BP17 também é conhecido pelo nome alternativo de Mingguan (Portão da Vida). De acordo com o Livro dos Segredos de Bian Que, Shidou BP17 "conecta o verdadeiro Qi do Baço e cura trinta e seis tipos de doença do Baço. Em doenças graves, quando a vida está por um fio, moxabustão neste ponto com 200-300 cones de moxa garantirá a sobrevivência do paciente. Use este ponto em qualquer grande doença do Baço. Apesar desta citação inspiradora, existem poucas referências a este tipo de aplicação ou combinações que incluam o ponto, em outros textos clássicos, e Shidou BP17 é indicado principalmente para dor na região costal lateral, distensão e dor no abdome e diafragma com arrotos, vômitos e alimentos indigestos nas fezes, todos indícios claros de estagnação alimentar.


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page