top of page

BP1 Yinbai


Yinbai - Baço-Pâncreas 1

Branco Oculto


Ponto jing (poço) do canal do Baço

Ponto Madeira do canal do Baço

Ponto do Espírito de Sun Si-mao


Localização

Na face dorsal do dedão do pé, na junção das linhas traçadas ao longo da borda medial da unha e a base da unha, aproximadamente 0,1 cun do canto da unha.


Agulhamento

Inserção perpendicular ou oblíqua direcionada proximalmente de 0,1 a 0,2 cun, ou picada para sangrar.


Ações

Controle do sangramento

Regula o Baço

Desata o peito

Acalma o Coração e o espírito e restaura a consciência


Indicações

Hemorragia uterina, menorragia, sangue na urina, sangue nas fezes, vômitos com sangue, hemorragia nasal, doença febril com hemorragia nasal.

Distensão abdominal, inchaço súbito dos quatro membros, diarreia súbita, vómitos, falta de vontade de comer ou beber, dificuldade de ingestão.

Agitação, calor no peito, peito cheio, dispneia, suspiros, propensão à tristeza, mania de depressão, sonhos excessivos, insônia, vento de pavor crônico da infância, perda de consciência.

Febre com ausência de sudorese, pés frios, sensação de frio na parte inferior da perna.


Comentários

De acordo com o Suplemento das Fórmulas dos Mil Ducados "O Baço recolhe o sangue; quando o Baço é deficiente, é incapaz de unir o sangue", enquanto o Tratado sobre Distúrbios do Sangue afirma "Quando o Yang do Baço é deficiente, é incapaz de reunir o sangue". sangue". Yinbai BP1, o ponto jing (poço) do canal do Baço, é um dos principais pontos de acupuntura para fortalecer a função do Baço de manter o sangue em seu devido lugar. Quando esta função é prejudicada, haverá hemorragia, geralmente de natureza crônica, e ocorrendo em qualquer parte do corpo, mas mais comumente no Jiao inferior, seja como sangramento uterino ou como sangramento na urina ou nas fezes. Nesses casos, a moxabustão (seja por bastão de moxa ou cones diretos) em Yinbai BP1 é frequentemente empregada, e é particularmente útil instruir o paciente no uso diário da moxabustão em casa. A ação do Yinbai BP1 na interrupção do sangramento, no entanto, não se limita aos casos de deficiência do Baço, mas também pode ser aplicado onde o calor entra no nível do sangue, causando sangramento imprudente. Isso pode se manifestar na parte inferior ou superior do corpo (por exemplo, sangramento nasal ou vômito de sangue). Nesses casos, o agulhamento ou punção para sangrar é o método usual empregado, embora alguns médicos prefiram usar a moxabustão, apesar da presença de calor.

As Questões Essenciais declaram "Umidade, inchaço e plenitude pertencem ao Baço". O Yinbai BP1 é capaz de regular o Baço no tratamento de distúrbios como distensão abdominal, inchaço dos membros, diarreia etc. distúrbios são agudos e de início súbito.

De acordo com o Clássico das Dificuldades pontos jing (poço) são indicados para "plenitude abaixo do Coração". Enquanto a região 'abaixo do coração' se refere especificamente ao epigástrio superior, como muitos dos pontos jing (poço) Yinbai BP1 trata a plenitude na região do peito como um todo. O meridiano principal do Baço ascende através do tórax e regiões costais laterais, conectando-se com os pontos Riyue VB24, Qimen F14 e Zhongfu P1, e termina em Dabao BP21 de onde o grande canal de conexão luo do Baço, como o canal tendinomuscular do Baço, se espalha para o tórax, costelas e região costal lateral. Yinbai BP1, como ponto de partida do canal, é especialmente eficaz no tratamento da extremidade oposta do canal e é indicado para uma variedade de distúrbios como calor no peito, plenitude do peito, dispneia e suspiros.

O canal do Baço liga-se ao Coração, reforçando a estreita relação fisiológica entre os dois Zang.

Yinbai BP1, como muitos dos pontos jing (poço), é indicado para distúrbios do Coração e do espírito, neste caso agitação do Coração, mania-depressão e propensão à tristeza.

Assim como o Lidui E45, é especialmente usado para insônia com sonhos e pesadelos excessivos ou inquietos, e na prática clínica esses dois pontos podem ser combinados para esse fim. Tal é sua ação sobre o espírito que foi incluído por Sun Si-miao sob seu nome alternativo de Guilei (Fortaleza Fantasma) entre os 'treze pontos fantasmas' para o tratamento de mania-depressão e epilepsia.

Por fim, Yinbai BP1 compartilha com a maioria dos outros pontos jing (poço) a ação de reviver e restaurar os sentidos e é indicado para perda de consciência.


Combinações

Hemorragia: agulhar Yinbai BP1 e moxar Zusanli E36 (Antologia Gloriosa).

Distúrbio disentérico vermelho (sanguinolento): Yinbai BP1, Tianshu E25, Neiting E44, Qihai VC6, Zhaohai R6 e Neiguan CS6 (Grande Compêndio).

Vômitos de sangue e sangramento externo espontâneo: Yinbai BP1, Pishu B20, Ganshu B18 e Shangwan VC13 (Grande Compêndio).

Sangramento nasal grave e incessante: Yinbai BP1 e Weizhong B40 (Suplementação de Vida).

Calor na cabeça e rinite associa a sangramento nasal: Yinbai BP1, Chengshan B57, Feiyang B58, Kunlun B60 e Jinggu B64 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Dor torácica: Yinbai BP1, Zhongfu P1, Yunmen P2, Qimen F14, Feishu B13, Hunmen B47 and Daling CS7 (Suplementação de Vida).

Agitação e opressão com incapacidade para dormir: Yinbai BP1, Taiyuan P9, Gongsun BP4, Feishu B13, Yinlingquan BP9 e Sanyinjiao BP6 (Grande Compêndio).

Epilepsia: Yinbai BP1, Shenmen C7, Neiguan CS6, Houxi ID3 e Xinshu B15 (Coleção Completa).

Pesadelos: Yinbai BP1 e Lidui E45 (Cem Sintomas).

Perda da consciência: Yinbai BP1 e Dadun F1 (Clássifo Sistemático).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004



296 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page