top of page

B67 Zhiyin


Zhiyin - Bexiga 67

Atingindo o Yin


Ponto jing-poço do canal da Bexiga

Ponto do Metal do canal da Bexiga


Localização

No aspecto dorsal do dedo mínimo do pé, na junção das linhas traçadas ao longo da borda lateral da unha e da base da unha, aproximadamente 0,1 cun do canto da unha.


Agulhamento

Inserção perpendicular ou oblíqua direcionada proximalmente 0,1 a 0,2 cun, ou picada para sangrar.


Ações

Expele o vento e limpa a cabeça e os olhos

Vira o feto e facilita o trabalho de parto


Indicações

Cefaleia de vértice, cefaleia occipital, sensação de peso na cabeça, dor no pescoço, congestão nasal, sangramento nasal, dor nos olhos, dor no canto interno do olho, obstrução visual superficial, surdez e zumbido, dor na região costal lateral e torácica, agitação do Coração.

Retenção da placenta, mau posicionamento do feto, trabalho de parto atrasado, trabalho de parto prolongado ou difícil.

Micção difícil, disfunção urinária dolorosa, emissão seminal, malária fria, início de vento frio

do dedo mínimo, ausência de suor, calor nas solas dos pés, cãibras, espasmo clônico, inchaço dos joelhos.


Comentários

Zhiyin B67 é o jing-poço e o ponto do Metal do canal da Bexiga. Ao contrário da maioria dos outros onze pontos jing -poço, no entanto, não tem nenhuma ação aparente classicamente registrada de restaurar a consciência em caso de coma ou colapso e sua semelhança com os outros pontos jing-poço é limitada à sua capacidade de limpar a plenitude e calor da extremidade oposta do canal na cabeça.

O Pivot Espiritual afirma "para doenças da cabeça, selecione [pontos dos] pés", enquanto Canções para Manter sua Manga diz que Zhiyin B67 é indicado para "distúrbios da face e da cabeça". Zhiyin B67 é particularmente aplicável para dor de cabeça de vértice e occipital, seja devido a vento patogênico externo ou desarmonia interna, bem como para distúrbios do pescoço, olhos, nariz e orelhas. Como ponto terminal do canal da Bexiga, Zhiyin B67 é especialmente dinâmico em sua ação e, na prática clínica, seria considerado quando esses distúrbios são de natureza aguda e não crônica.

A principal aplicação do Zhiyin B67, no entanto, é no tratamento do mau posicionamento do feto, pelo qual é conhecido. Para tanto, trata-se de moxabustão com bastão por quinze a vinte minutos bilateralmente, ou por moxacones (cinco a dez cones em cada ponto) uma ou duas vezes ao dia. A mulher deve afrouxar as roupas e sentar-se em uma posição semi-reclinada confortável. É prática comum na China demonstrar esse método para a mulher grávida, que recebe bastões de moxa para autotratamento em casa. Os melhores resultados são alcançados se este tratamento for iniciado na 34ª semana. É importante observar que, uma vez que o feto tenha se virado, a moxabustão deve ser descontinuada, caso contrário pode ser induzida uma má posição. O efeito de Zhiyin B67 no útero se estende ainda mais para induzir o trabalho de parto atrasado, acelerando o parto uma vez que o trabalho de parto tenha começado e promovendo a expulsão da placenta após o parto.

É interessante notar que apesar da íntima relação entre os Rins e o útero, são os pontos do canal da Bexiga acoplado, especialmente Zhiyin B67 e Kunlun B60, ao invés de pontos do canal do Rim, que têm a ação de promoção do trabalho. De acordo com a teoria do Yin Yang "Yang é atividade, Yin é quiescência; Yang gera e Yin se desenvolve" e "quando o Yin atinge seu máximo, ele necessariamente se transforma em Yang". O Yin do Rim nutre e domina o desenvolvimento e o crescimento do feto durante os longos meses de gravidez. À medida que a data do nascimento se aproxima e o yin atinge seu zênite, o yang deve começar a crescer para transformar o feto e prepará-lo para a intensa atividade do nascimento. Se, no momento do parto, houver atividade yang insuficiente do útero, seja por deficiência ou estagnação, então o yang deve ser estimulado. Zhiyin B67 é o ponto terminal do canal Yang da Bexiga; onde o Qi muda de polaridade e entra em seu canal acoplado Yin (Rim), refletido em seu nome 'Alcançando o Yin'. É o ponto mais dinâmico para ativar o útero e, portanto, virar o feto e promover o trabalho de parto, especialmente quando estimulado pelo calor Yang da moxabustão.

Finalmente Zhiyin B67 é um dos poucos pontos distais no canal da Bexiga indicado para distúrbios da micção, neste caso disfunção urinária dolorosa e dificuldade para urinar. Clinicamente, no entanto, os pontos distais do canal da bexiga raramente são usados para esse fim.


Combinações

Para acelerar a entrega: Zhiyin B67 e Zusanli E36 (Canção dos Pontos).

Emissão seminal: Zhiyin B67, Ququan F8 e Zhongji VC3 (Suplementação de Vida).

Dificuldade em urinar e emissão seminal: Zhiyin B67, Zhongji VC3, Ligou F5, Chengfu B36 e Lougu BP7 (Suplementação de Vida).

Coceira com muita dor: Zhiyin B67 e Wuyi E15 (Cem Sintomas).

Paralisia da extremidade inferior: Zhiyin B67, Yinlingquan BP9, Huantiao VB30, Yangfu VB38 e Taixi R3 (Grande Compêndio).

Dor no peito e região costal lateral que muda de localização: Zhiyin B67 e Huantiao VB30 (Fórmulas dos Mil Ducados). Dor de cabeça de vértice: Zhiyin B67, Baihui VG20 e Houxi ID3.


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page