top of page

B60 Kunlun




Kunlun - Bexiga 60

Grande e Alto


Ponto jing-rio do canal da Bexiga

Ponto do Fogo do canal da Bexiga

Ponto Estrela do Céu de Ma Dan-yang


Localização

Atrás da articulação do tornozelo, na depressão entre a proeminência do maléolo lateral e o tendão de Aquiles.

Localize no centro da depressão, a meio caminho entre a proeminência do maléolo lateral e a borda posterior do tendão calcâneo.


Agulhamento

Inserção perpendicular 0,5 a 1 cun, ou dirigida superiormente para se unir com Taixi R3,1,5 a 2 cun.

Atenção: contra-indicado na gravidez.


Ações

Limpa o calor e reduz o Yang

Pacifica o vento e reduz o excesso

Ativa todo o canal da Bexiga e alivia a dor

Relaxa os tendões e fortalece a coluna lombar

Promove o trabalho


Indicações

Epilepsia infantil, epilepsia, loucura, trismo, dor de cabeça, calor na cabeça, tontura visual, vermelhidão, dor e inchaço dos olhos, dor ocular em explosão, dor nos dentes superiores, rinite com sangramento nasal.

Rigidez do pescoço, contração do ombro e das costas, dor no coração que irradia para as costas, dor lombar, dor sacral, dor no cóccix, ciática, dor atrás da joelho, dor no tornozelo, dor no calcanhar, hemiplegia.

Plenitude torácica, dispnéia, tosse, malária, malária com sudorese abundante.

Trabalho de parto difícil, retenção de placenta, dificuldade em conceber, inchaço dos órgãos genitais, dor abdominal, defecação difícil.


Comentários

Kunlun B60 é o ponto de fogo do canal taiyang da Bexiga e um ponto importante para limpar e descer o excesso de vento, fogo e Yang da parte superior do corpo. Para melhor entender as ações deste ponto, três fatores devem ser levados em consideração:

I. como um ponto de fogo, Kunlun B60 é capaz de limpar calor, fogo e excesso de Yang;

II. o canal taiyang (Yang supremo) é o mais Yang dos seis canais;

III. Kunlun B60 está localizado no pé, em direção à extremidade inferior do canal da Bexiga, que atravessa toda a porção posterior (Yang) do corpo.

O princípio "para doenças da cabeça, selecione [pontos dos] pés" aplica-se bem a este ponto. Kunlun B60 é capaz de limpar o calor e reduzir o excesso de Yang da cabeça em casos de dor de cabeça, calor na cabeça, vermelhidão, dor e inchaço dos olhos, dor nos olhos, sangramento nasal e dor de dente, e para extinguir o vento do cabeça em casos de epilepsia e trismo. De fato, já no terceiro século DC, o Clássico Sistemático de Acupuntura e Moxibustão afirmava que Kunlun B60 "drenava o vento da cabeça aos pés". Embora o Kunlun B60 seja usado principalmente clinicamente no tratamento da cefaléia occipital, vale a pena notar que o canal primário da Bexiga encontra o Vaso Governador e o canal da Vesícula Biliar em Baihui VG20 no vértice, Shenting VG24 e Toulinqi VB15 em direção à frente da cabeça e aponta Qubin VB7 até Wangu VB12 na lateral da cabeça. Por esta razão, Kunlun B60 pode ser considerado para dor em qualquer região da cabeça.

É interessante que muitas das indicações deste ponto, caracterizadas pelo surgimento do Yang, explosão do fogo e agitação do vento, sugiram um quadro clínico de desarmonia do Fígado. Embora Kunlun B60 não tenha ação direta sobre o Fígado e, portanto, seja incapaz de tratar a raiz de tais distúrbios, ele tem uma ação profunda na subjugação das manifestações. Ao mesmo tempo, há um paralelo entre Kunlun B60, o ponto de fogo do 'canal supremo Yang, e a qualidade feroz, indomável e forte do Yang do Fígado.

A capacidade do Kunlun B60 de ativar todo o comprimento do canal da Bexiga, bem como relaxar os tendões e fortalecer a coluna lombar, torna-o um ponto essencial no tratamento da dor e da contração em qualquer ponto ao longo do canal. É o principal ponto distal no tratamento da cefaléia occipital e é frequentemente combinado com o Houxi ID3 para esse fim. É igualmente vital no tratamento de distúrbios das costas e da coluna, desde o pescoço até o cóccix. Kunlun B60 é um dos poucos pontos distais que são capazes de tratar distúrbios do meio e da parte superior das costas, novamente frequentemente combinados com Houxi ID3. É especificamente indicado para dor no coração que se irradia do peito até a parte superior das costas, refletindo o caminho do canal divergente da bexiga para o coração. Em distúrbios da região lombar, em que a deficiência renal é frequentemente a raiz, o Kunlun B60 pode ser associado por agulhamento ao Taixi R3. Ma Dan-yang, o grande médico da dinastia Jin, listou Kunlun B60 como um dos 'onze pontos estelares celestiais' "para cãibras na região lombar e no sacro... incapacidade de andar ou mesmo dar um passo, assim que ele se move, ele geme". Kunlun B60 é igualmente valioso no tratamento da obstrução do canal da Bexiga nos membros inferiores, especialmente em casos de dor ciática irradiando para a parte posterior da perna, e é frequentemente combinado com pontos como Chengfu B36 e Weizhong B40 no método de associação de pontos 'corrente e cadeado'. Na região do tornozelo, Kunlun B60 é um ponto importante para dor e rigidez e, como vários pontos distais do canal da bexiga, é capaz de tratar dores no calcanhar.

A capacidade de Kunlun B60 de promover o trabalho de parto é outro reflexo da forte ação descendente deste ponto e da relação emparelhada da Bexiga e dos Rins, que dominam o útero. Pode ser usado, em combinação com pontos como Hegu IG4, Zhiyin B67 e Sanyinjiao BP6, para induzir o parto, prolongar o trabalho de parto, controlar a dor e promover a expulsão da placenta. Por esta razão, Kunlun B60 é contra-indicado na gravidez. O Grande Compêndio de Acupuntura e Moxabustão, surpreendentemente, também sugere este ponto para concepção difícil.

Finalmente, é interessante notar que Kunlun B60 é indicado para plenitude torácica, dispneia e tosse.

Embora essas indicações não tenham relação aparente com o canal da Bexiga, elas refletem a capacidade dos pontos jing-rio, de acordo com o Clássico das Dificuldades, de tratar dispneia e tosse.


Combinações

Dor de cabeça e tontura: Kunlun B60, Ququan F8, Feiyang B58, Qiangu ID2, Shaoze ID1 e Tongli C5 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Tontura de vento e dor de cabeça: Kunlun B60, Tianyou TA16, Fengmen B12, Guanchong TA1 e Guanyuan VC4 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Vento frontal: Kunlun B60, Xiaxi VB43, Shangxing VG23, Qianding VG21, Baihui VG20, Yanggu ID5, Hegu IG4 e Guanchong TA1 (Grande Compêndio).

Calor na cabeça e rinite com sangramento nasal: Kunlun B60, Chengshan B57, Feiyang B58, Jinggu B64 e Yinbai BP1 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Tontura visual, visão turva com dor ocular intensa: Kunlun B60, Tianzhu B10 e Taodao VG13 (Suplementando a Vida).

Opistótono, espasmo clônico, epilepsia e dor de cabeça: Kunlun B60, Wuchu B5, Shenzhu VG12, Weizhong B40 e Weiyang B39 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Delírio maníaco: Kunlun B60, Yangxi IG5, Xialian IG8 e Taiyuan P9 (Grande Compêndio).

Mania, fala incessante sem descanso: Kunlun B60, Shugu B65 e Fengfu VG16 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Epilepsia do vento com olhos fixos para cima: Kunlun B60, Baihui VG20 e Sizhukong TA23 (Grande Compêndio).

Dor lombar: Huantiao VB30 e Weizhong B40; se a dor irradiar pelas costas, adicione Kunlun B60 (Canção dos Pontos).

Dor nas pernas e região lombar: Kunlun B60, Yinshi E33, Huantiao VB30, Fengshi VB31, Weizhong B40, Chengshan B57 e Shenmai B62 (Grande Compêndio).

Dor na região lombar e joelho: Kunlun B60, Shenmai B62, Yanglao ID6, Huantiao VB30 e Yanglingquan VB34 (Suplemento ilustrado).

Vento de sapato de palha (vermelhidão, inchaço e dor na perna e no pé): Kunlun B60, Shenmai B62 e Taixi R3 (Canção do Dragão de Jade).

Dor no tornozelo e calcanhar: Kunlun B60, Xuanzhong VB39 e Qiuxu VB40 (Canção Mais Preciosa que Jade).

Obstrução dolorosa da panturrilha: Kunlun B60 e Fengshi VB31 (Compilação).

Insolação com murcha unilateral e dor incessante: Kunlun B60, Jianyu IG15, Xuanzhong VB39, Taixi R3, Zusanli E36 e Quchi IG11 (Grande Compêndio).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

505 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page