top of page

B58 Feiyang


Feiyang - Bexiga 58

Subindo para Cima


Ponto luo de conexão do canal da Bexiga


Localização

Na parte inferior da perna, 7 cun diretamente superior a Kunlun B60, lateral e aproximadamente 1 cun inferior a Chengshan B57.


Agulhamento

Inserção perpendicular ou oblíqua dirigida proximal ou distalmente, 1 a 1,5 cun.


Ações

Harmoniza o superior e o inferior

Expele o vento do canal taiyang

Trata hemorróidas

Ativa o canal e alivia a dor


Indicações

Calor na cabeça, tontura, tontura visual, dor de cabeça e tontura, dor no pescoço e occipital, dor na cabeça e nas costas, rinite, rinite com obstrução e dor na cabeça e nas costas, sangramento nasal, congestão nasal, mania, epilepsia.

Calafrios e febre, febre com ausência de sudorese, malária, malária com ausência de sede.

Dor lombar, sensação de peso no corpo com incapacidade de se sentar ou ficar de pé, tremores com incapacidade de se sentar ou ficar de pé por muito tempo, distúrbio de atrofia dos membros inferiores, frio na parte inferior do corpo, fraqueza nas pernas, dificuldade para andar, inchaço e dor no membro inferior, ciática, vento obstrução dolorosa das articulações, incapacidade de flexionar ou estender os dedos dos pés.

Hemorróidas, hemorróidas inchadas e dolorosas, hemorróidas hemorrágicas.


Comentários

Feiyang B58 é o ponto de conexão luo do canal da Bexiga. Um exame de sua aplicação moderna em comparação com suas indicações tradicionais revela uma disparidade significativa. Clinicamente é mais comumente usado hoje em dia para distúrbios do membro inferior e dor lombar, particularmente para dor ciática que está localizada ao longo do curso de ambos os canais da Bexiga e da Vesícula Biliar, ou entre esses dois canais. Isso reflete a localização de Feiyang B58 no local onde o canal da Bexiga, que desce pela parte de trás da perna a partir de Chengfu B36, passa lateralmente em direção ao canal da Vesícula Biliar na parte inferior da perna.

Suas indicações tradicionais, no entanto, mostram uma aplicação muito mais ampla, caracterizada por excesso na região superior, às vezes acompanhada de deficiência abaixo (um padrão que pode explicar o nome desse ponto, 'Subindo para Cima', bem como seu nome alternativo 'Voando para Cima').

A partir de Feiyang B58, o canal de conexão luo encontra-se com o canal do Rim, fortalecendo o relacionamento entre esses canais acoplados. De acordo com o Guia dos Clássicos da Acupuntura "os pontos de conexão luo estão localizados entre dois canais ,,. se forem perfurados, os sintomas dos canais relacionados interior-exteriormente podem ser tratados". Quando os Rins estão esgotados, pode haver deficiência abaixo, manifestando-se como dor lombar, frieza na parte inferior do corpo, incapacidade de ficar de pé e fraqueza nas pernas. Ao mesmo tempo, pode haver excesso de Yang subindo pelo canal acoplado da Bexiga até a cabeça e manifestando-se como tontura, dor de cabeça, dor no pescoço e occipital, calor na cabeça e sangramento nasal.

À medida que o canal da Bexiga desce em direção ao pé, seus pontos são cada vez mais indicados para distúrbios do espírito, como a mania, e Feiyang B58 é o primeiro deles. O canal primário da Bexiga se conecta com o Vaso Governador nos pontos Taodao VG13, Dazhui VG14, Naohu VG17 e Baihui VG20, onde entra no cérebro, enquanto o canal divergente da Bexiga entra no Coração. Uma vez que tanto o cérebro quanto o coração foram citados como a residência do espírito em diferentes tradições da medicina chinesa, esses dois caminhos de canal ajudam a explicar a capacidade de pontos como Feiyang B58 de acalmar o espírito e tratar distúrbios do cérebro, como como mania e epilepsia.

Quando fatores patogênicos, principalmente o vento externo, atacam o canal taiyang, podem causar calafrios e febre ou febre com ausência de suor, bem como vários sintomas que afetam a cabeça, como dor no pescoço e occipital, calor na cabeça, congestão e rinite, hemorragia nasal e tonturas. Feiyang B58, um ponto distal do canal taiyang do pé, é capaz de expulsar patógenos do canal, liberar o exterior e limpar a parte superior do canal.

O canal divergente da bexiga circunda a região anal e, como Chengjin B56 e Chengshan B57, Feiyang B58 é classicamente indicado para o tratamento de hemorróidas, hemorróidas inchadas e dolorosas e hemorróidas hemorrágicas.

Por fim, o Grande Compêndio de Acupuntura e Moxibustão dá indicações específicas para excesso e deficiência dos pontos de conexão luo. No caso de Feiyang B58, são rinite com obstrução e dor de cabeça e costas (excesso); rinite com hemorragia nasal (deficiência).


Combinações

Tontura e dor nos olhos: Feiyang B58 e Yanggu ID5 (Suplementando a Vida).

Dor de cabeça e tontura: Feiyang B58, Kunlun B60, Ququan F8, Qiangu ID2, Shaoze ID1 e Tongli C5 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Calor na cabeça e rinite com sangramento nasal: Feiyang B58, Chengshan B57, Kunlun B60, Jinggu B64 e Yinbai BP1 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Dor no pescoço, dor nas articulações e sudorese: Feiyang B58, Yongquan R1 e Hanyan VB4 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Transtorno de loucura e mania com interposição de língua: Feiyang B58, Taiyi E23 e Huaroumen E24 (Fórmulas dos Mil Ducados).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

Posts recentes

Ver tudo

留言


bottom of page