top of page

B57 Chengshan


Chengshan - Bexiga 57

Apoio da Montanha


Ponto da Estrela do Céu de Ma Dan-yang


Localização

Na parte inferior da perna, na depressão formada abaixo dos ventres do músculo gastrocnêmio quando o músculo é flexionado, aproximadamente 8 cun distal a Weizhong B40, ou seja, a meio caminho entre Weizhong B40 e Kunlun B60.

Passe o dedo para cima a partir do tendão de Aquiles ao longo da linha média até que caia na depressão formada entre as duas origens dos ventres do músculo gastrocnêmio; essa depressão pode ser mais fácil de palpar se você pedir ao paciente para pressionar a planta do pé contra a resistência de sua mão.


Agulhamento

Inserção perpendicular ou oblíqua dirigida proximal ou distalmente, 1 a 1,5 cun.


Ações

Relaxa os tendões, ativa o canal e alivia a dor

Beneficia a panturrilha e o calcanhar

Trata hemorróidas


Indicações

Hemorróidas, hemorróidas hemorrágicas, hemorróidas inchadas e dolorosas, obstipação, prolapso do reto.

Dor e rigidez na região lombar, ciática, dificuldade em sentar e ficar em pé, incapacidade de ficar em pé por muito tempo, cãibras, dor e contração dos tendões, qi da perna com joelho inchado, pernas pesadas, flacidez e fraqueza da perna, dor no calcanhar, sensação de calor nas solas com incapacidade de ficar em pé por muito tempo.

Arrepios, malária, distúrbios súbitos, sangramento nasal, dor de garganta, calor na cabeça.


Comentários

Chengshan B57 foi incluído por Ma Dan-yang, o grande médico da dinastia Jin, entre os 'onze pontos estrelas do céu, seu agrupamento dos pontos de acupuntura mais vitais. Clinicamente, Chengshan B57 é usado em três situações principais:

I. hemorróidas,

II. contração e dor na panturrilha, e

III. dor no calcanhar.

O canal divergente da Bexiga circunda a região anal. Classicamente, Chengshan B57 tem sido considerado o ponto distal primário no tratamento de todos os tipos de hemorróidas. Por exemplo, A Música para Colocar suas Mangas diz "para os cinco tipos de hemorróidas devido ao sangue quente, selecione Chengshan B57 e aguarde o desaparecimento da doença sem deixar vestígios", enquanto Ma Dan-yang o recomenda para ".. .hemorróidas e dificuldade em defecar... ".

A dor e a contração da panturrilha podem ser causadas por lesão traumática, obstrução dolorosa ou sequela de distúrbio súbito de turbulência, mas são mais comumente encontradas no contexto de deficiência de sangue do Fígado. As Questões Essenciais diz "Quando uma pessoa dorme, o sangue retorna ao Fígado". A dor e a contração da panturrilha tendem, portanto, a ocorrer à noite, quando o corpo está em repouso, o sangue retorna ao Fígado e a relativa deficiência de sangue circulante é incapaz de nutrir e amolecer os tendões e músculos das extremidades. Este sintoma é mais comumente encontrado naqueles que tendem a sofrer de deficiência de sangue, particularmente as mulheres por causa da perda de sangue decorrente da menstruação, e os idosos por causa do inevitável declínio de essência e sangue inerente ao envelhecimento. Apesar de não ter ação sobre o próprio sangue do Fígado, o Chengshan B57 é um ponto local importante no tratamento desse distúrbio.

A dor no calcanhar pode ser causada por lesão traumática, obstrução dolorosa ou deficiência renal. Chengshan B57 é um importante ponto proximal para este distúrbio e pode ser combinado com outros pontos adequados no tratamento da dor no calcanhar de qualquer etiologia.

Finalmente, Ma Dan-yang e outras fontes clássicas enfatizam o uso de Chengshan B57 no tratamento da dor lombar. Clinicamente, agora é mais comumente usado para dor ciática irradiando para a região da panturrilha.


Combinações

Os nove tipos de hemorróidas (com sangramento): Chengshan B57 e Changqiang VG1 (Canção do Dragão de Jade).

Os cinco tipos de hemorróidas: Chengshan B57, Weizhong B40, Feiyang B58, Yangfu VB38, Fuliu R7, Taichong F3, Xiaxi VB43, Qihai VC6, Huiyin VC1 e Changqiang VG1 (Grande Compêndio).

Hemorróidas crônicas: Chengshan B57, Erbai (pontos extras) e Changqiang VG1 (Grande Compêndio).

Sangue nas fezes: Chengshan B57, Fuliu R7, Taichong F3 e Taibai BP3 (Grande Compêndio).

Vento intestinal (sangue nas fezes): Chengshan B57 e Changqiang VG1 (cem sintomas).

Defecação difícil: Chengshan B57 e Taixi R3 (Suplementando a Vida).

Defecação difícil: Chengshan B57, Dazhong R4, Zhongliao B33, Guanyuan VC4, Chengjin B56, Taichong F3, Taixi R3 e Zhongwan VC12 (Suplementando a Vida).

Fraqueza das pernas: Chengshan B57, Weizhong B40 e Zusanli E36 (Grande Compêndio).

Dor nas pernas e região lombar: Chengshan B57, Yinshi E33, Huantiao VB30, Fengshi VB31, Weizhong B40, Kunlun B60 e Shenmai B62 (Grande Compêndio).

Contração das pernas: Chengshan B57, Shangqiu BP5, Chengjin B56 e Jinggu B64 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Calor na sola do pé com incapacidade de ficar em pé por muito tempo: Chengshan B57, Chengjin B56, Tiaokou E38 e Zusanli E36 (Fórmulas dos Mil Ducados).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004



123 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page