top of page

B56 Chengjin


Chengjin - Bexiga 56

Apoie os Tendões


Localização

Na parte inferior da perna, 5 cun abaixo de Weizhong B40 e a meio caminho entre Heyang B55 e Chengshan B57, no centro do ventre do músculo gastrocnêmio.

Primeiro localize Chengshan B57 e depois Heyang B55. Cheng jin B56 está localizado a meio caminho entre esses dois pontos.


Agulhamento

Inserção perpendicular 1 a 1,5 cun. Nota: de acordo com vários textos clássicos, este ponto é contra-indicado para o agulhamento.


Ações

Relaxa os tendões, ativa o canal e alivia a dor

Beneficia o pé e o calcanhar


Indicações

Contração e dor da coluna lombar, obstrução dolorosa da parte inferior da perna, tremores com incapacidade de ficar em pé por muito tempo, sensação de calor nas plantas dos pés com incapacidade de ficar de pé por muito tempo, dor e contração do pé e calcanhar, inchaço da a axila.

Hemorróidas, obstipação, incontinência de urina e fezes.

Hemorragia nasal, rinite, calor na cabeça, tontura e dor de cabeça, distúrbio súbito com cãibras, espasmo clônico, urticária.


Comentários

Como o próprio nome 'Apoie os tendões' indica, Chengjin B56 é indicado para dor e contração dos músculos e tendões, especialmente na região lombar e panturrilha.

É um dos atributos dos canais que, à medida que se deslocam distalmente em direção à mão ou ao pé, suas pontas têm uma ação cada vez mais pronunciada em todo o comprimento do canal. Embora não seja um ponto importante, Chengjin B56 é caracterizado por sua capacidade de tratar distúrbios de todo o canal da Bexiga na cabeça (tontura, dor de cabeça, calor na cabeça, sangramento nasal, rinite), região lombar, parte inferior da perna e panturrilha , e o pé e o calcanhar.

A dor no calcanhar costuma ser um distúrbio difícil de tratar e requer não apenas pontos locais no próprio calcanhar, mas também pontos proximais. Chengjin B56 e Chengshan B57 são os dois principais pontos proximais que afetam essa região do pé.

Finalmente, como vários pontos distais do canal da Bexiga, Chengjin B56 trata tanto o inchaço da axila quanto as hemorróidas. Isso pode ser explicado pelos caminhos do canal tendinoso da Bexiga para a axila e o canal divergente da Bexiga que serpenteia ao redor do ânus.


Combinações

Hemorróidas, inchaço da axila: Chengjin B56, Chengfu B36, Weizhong B40 e Yanggu ID5 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Dificuldade na defecação: Chengjin B56, Chengshan B57, Dazhong R4, Zhongliao B33, Guanyuan VC4, Taichong F3, Taixi R3 e Zhongwan VC12 (Suplementando a Vida).

Dor na região lombar e aversão ao frio: Chengjin B56, Ciliao B32 e Baohuang B53 (Suplementando a Vida).

Dor lombar como se estivesse quebrada: Chengjin B56, Shugu B65 e Feiyang B58 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Contração das pernas: Chengjin B56, Chengshan B57, Jinggu B64 e Shangqiu BP5 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Dormência da perna: Chengjin B56, Xiyangguan VB33 e Huantiao VB30 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Dor no calcanhar: Chengjin B56, Chengshan B57, Kunlun B60 e pontos Ahshi.


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page