top of page

B47 Hunmen


Hunmen - Bexiga 47

Portão da Alma Etérea


Localização

3 curto lateral à linha média, nivelado com a borda inferior do processo espinhoso da nona vértebra torácica (T9) e nivelado com Ganshu B18.

Quando o ombro está relaxado, a linha dos três cun corresponde à borda medial da escápula.


Agulhamento

Inserção oblíqua 0,3 a 0,5 cun.

Cuidado: o agulhamento perpendicular profundo ou oblíquo profundo em uma direção medial acarreta um risco substancial de causar um pneumotórax.


Ações

Espalha o Qi do Fígado e relaxa os tendões

Harmoniza o Jiao médio


Indicações

Plenitude e distensão do tórax e da região costal lateral, dor nas costas, contração dos tendões, dores ósseas e articulares em todo o corpo, colapso do cadáver, distúrbio da marcha, aversão ao vento e ao frio.

Ingestão difícil, vómitos, diarreia, borborigmos, defecação irregular, urina escura.


Comentários

Hunmen B47 está nivelado com Ganshu B18, o ponto shu-dorsal do Fígado. O Fígado armazena a alma etérea (hun), mas apesar de seu nome marcante (Portão da Alma Etérea), as indicações psicológicas e emocionais para este ponto são notáveis por sua ausência nos principais textos clássicos. Hunmen B47, no entanto, tem alguma ação na regulação do Qi do Fígado e acalma os tendões, e é indicado para plenitude e distensão do tórax e região costal lateral, contração dos tendões e dores ósseas e articulares de todo o corpo . Também é capaz de regular o Jiao médio, tratando a desarmonia tanto do Baço (diarréia, borborigmo) quanto do Estômago (difícil ingestão, vômito).

De acordo com as Questões Essenciais, os cinco pontos externos da Bexiga estão nivelados com os cinco pontos shu-dorsais dos Zang (i.e. Pohu B42, Shentang B44, Hunmen B47, Yishe B49 e Zhishi B52) drenar o calor dos cinco Zang, uma ação compartilhada pelos pontos shu-dorsais dos cinco Zang.


Combinações

Dor no peito: Hunmen B47, Feishu B13, Yunmen P2, Zhongfu P1, Yinbai BP1, Qimen F14 e Daling CS7 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Estômago frio com dificuldade em digerir alimentos: Hunmen B47 e Weishu B21 (Cem Sintomas).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page