top of page

B43 Gaohuang



Gaohuangshu - Bexiga 43

Ponto da Região Vital


Localização

3 cun lateral à linha média, nivelado com a borda inferior do processo espinhoso da quarta vértebra torácica (T4) e nivelado com Jueyinshu B14.

Quando o ombro está relaxado, a linha dos três cun corresponde à borda medial da escápula.


Agulhamento

Inserção oblíqua 0,3 a 0,5 cun.

Cuidado: agulhamento perpendicular profundo ou oblíquo profundo em uma direção medial acarreta um risco substancial de causar um pneumotórax.


Ações

Tonifica e nutre o Pulmão, Coração, Rins, Baço e Estômago

Nutre o Yin e elimina o calor

Acalma o espírito

Promove o Qi original

Resolve a mucosidade


Indicações

Todos os tipos de invasões, taxação de deficiência pulmonar, vento por deficiência, as cinco invasões e as sete lesões, tosse, asma, tosse com sangue, sudorese noturna, sudorese espontânea, distúrbio ósseo fumegante, consumo, emagrecimento.

Memória fraca, batimento cardíaco acelerado, insônia, mania por mucosidade-fogo.

Emissão seminal, emissão seminal com sonhos, impotência.

Fraqueza e deficiência do Baço e do Estômago, comida não digerida (nas fezes), constrição esofágica, cansaço dos quatro membros, vômitos com sangue.

Tontura visual, tontura, doença de catarro, dor nas costas e no ombro.


Comentários

O nome 'Gaohuang' pode ser traduzido como 'Região Vital'.

Este conceito, que implica uma das regiões mais profundas e fundamentais do corpo, é mencionado pela primeira vez na Tradição dos Anais da Primavera e do Outono do Mestre Zuo-jiu (580 aC), uma das primeiras referências textuais à acupuntura.

O Príncipe de Jin, que estava gravemente doente, mandou chamar o famoso Doutor Yi Huan. Depois de examinar o paciente, o Dr. Huan declarou que a doença havia se instalado na região de gaohuang (entre o coração e o diafragma) e, portanto, "não pode ser purgada, não pode ser alcançada com agulhamento], as ervas não penetram, há nada a ser feito.

Gaohuangshu B43 foi exaustivamente discutido em um texto chamado Método de Moxabustão em Gaohuangshu por Zhuang Zhuo em 1128. Zhuang foi inspirado a escrever este livro depois de ser infectado por várias doenças, incluindo malária e beri beri. Ele mediu a localização de Gaohuangshu B43 em pessoas de vários corpos e deu diagramas e instruções específicas para localizar o ponto.

Ao discutir este ponto, Sun Si-miao nas Fórmulas dos Mil Ducados simplesmente afirma "Gaohuangshu B43, não há [distúrbio] que não possa tratar" e "uma vez que a moxabustão é concluída, faz com que o Yang Qi de uma pessoa seja saudável e cheio". Muitos textos clássicos dizem que Gaohuangshu B43 é contra-indicado para agulhamento e enfatizam seu tratamento por moxabustão, por exemplo, o Clássico Ilustrado de Pontos de Acupuntura no Homem de Bronze recomenda a aplicação de cem ou até trezentos cones de moxa para Gaohuangshu B43. Os primeiros textos, no entanto, enfatizam que após a moxabustão em Gaohuangshu B43, a moxabustão também deve ser aplicada em pontos abaixo do umbigo, por exemplo, Qihai VC6 e Guanyuan VC4, a fim de conduzir para baixo o calor assim gerado.

O exame cuidadoso das indicações clássicas deste ponto demonstra suas ações no Pulmão, Coração, Rim, Baço e Estômago. Como Feishu B13 e Pohu B42, é capaz de tratar a deficiência grave (especialmente do Yin) do Pulmão, e é indicado para constipação, tosse, tosse com sangue, distúrbio ósseo por calor, sudorese noturna e emagrecimento. Por nutrir e acalmar o Coração, é aplicável no tratamento de problemas de memória, palpitações do Coração, insônia e mania de catarro.

Atuando no Rim, é capaz de tratar a emissão seminal, com ou sem sonhos, e a impotência. Ao fortalecer o Jiao médio, é capaz de tratar a fraqueza e deficiência do Baço e do Estômago, alimentos não digeridos nas fezes e cansaço dos quatro membros. Tão grande era considerada a ação tonificante de Gaohuangshu B43, que se dizia fortalecer o qi original e tratar todo tipo de deficiência, os cinco tipos de invasão e as sete lesões.

Finalmente, é interessante notar que Gaohuangshu B43 também foi indicado para 'doenças da mucoisdade' e Sun Si-miao em seu Suplemento às Fórmulas dos Mil Ducados diz que "pára o catarro em doenças crônicas". A importância da fleuma como fator patológico em doenças difíceis e crônicas é documentada há muito tempo e se reflete em ditos como "Todas as cem doenças pertencem à fleuma", "Doenças estranhas geralmente envolvem fleuma" e "Não há lugar que a fleuma não possa alcançar". ".


Combinações

As cem síndromes de tributação por deficiência: moxa Gaohuangshu B43, Huanmen (extra) e as Quatro Flores [Geshu B17 e Danshu B19] (Compilação).

Consumo: Gaohuangshu B43 e Pohu B42 (Cem Sintomas).

Sudorese espontânea: moxa Gaohuangshu B43, Dazhui VG14 e Fuliu R7 (Moxabustão Divina).

Memória fraca: Gaohuangshu V43, Shendao VG11, Youmen R21 e Lieque P7 (Suplementando a vida).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

120 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page