top of page

B42 Pohu



Pohu - Bexiga 42

Porta da Alma Corpórea


Localização

3 cun lateral à linha média, nivelado com a borda inferior do processo espinhoso da terceira vértebra torácica (T3) e nivelado com Feishu B13.

Quando o ombro está relaxado, a linha dos três cun corresponde à borda medial da escápula.


Agulhamento

Inserção oblíqua 0,3 a 0,5 cun.

Cuidado: o agulhamento perpendicular profundo ou oblíquo profundo em uma direção medial acarreta um risco substancial de causar um pneumotórax.


Ações

Tonifica e nutre o Pulmão

Acalma a dispneia e alivia a tosse

Ativa o canal e alivia a dor


Indicações

Atrofia pulmonar, Consumo pulmonar, deficiência pela invasão externa, invasão com tosse com calor no corpo, tosse, asma, dispneia, aversão ao frio.

Dor no ombro, escápula e costas, dor no peito e nas costas, torcicolo.

Vômito com agitação e plenitude, três distúrbios de posse de cadáveres, perda de consciência.


Comentários

Pohu B42 está localizado na parte externa do canal da Bexiga nas costas, no nível de Feishu B13, o ponto shu-dorsal do Pulmão. O nome deste ponto (Porta da Alma Corpórea) sugere que é eficaz no tratamento de distúrbios da alma corpórea (Po) e distúrbios emocionais relacionados à desarmonia do Pulmão. De fato, com exceção do 'distúrbio de posse de três cadáveres', as indicações clássicas desse ponto refletem predominantemente seu uso para nutrir e tonificar o Pulmão. 'Transtorno de posse de três cadáveres' é um conceito taoísta que se refere a alguma forma de 'possessão' e é dividido em 'cadáver superior' que ataca os olhos, 'cadáver do meio' que ataca os cinco Zang e 'cadáver inferior' que ataca a própria vida humana.

O quadro clínico predominante expresso pelas indicações clássicas para este ponto é o de grave esgotamento do Pulmão. É indicado para atrofia do Pulmão, consumo do Pulmão, deficiência por inavsão, tosse com calor no corpo, etc. Em sua capacidade de fortalecer o Pulmão no nível mais profundo, é semelhante ao Gaohuangshu B43, embora menos conhecido .

De acordo com as Questões Essenciais, os cinco pontos externos da Bexiga nivelados com os cinco pontos shu-dorsais Zang (ou seja, Pohu B42, Shentang B44, Hunmen B47, Yishe B49 e Zhishi B52) drenam o calor do cinco Zang, uma ação compartilhada pelos pontos shu-dorsal dos cinco Zang.


Combinações

Consumo: Pohu B42 e Gaohuangshu B43 (Cem Sintomas).

Tosse com Qi rebelde, dispneia, vômito de espuma e dentes cerrados: Pohu B42, Futu IG18, Tianrong TA17, Lianquan VC23, Qishe E11 e Yixi B45 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Incapacidade de virar o pescoço: Pohu B42 e Jianjing VB21 (Suplementando a Vida).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

125 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commenti


bottom of page