top of page

B40 Weizhong






















Weizhong - Bexiga 40

Ponto Meio da Fossa Poplítea


Ponto he-mar do canal da Bexiga

Ponto Terra do canal da Bexiga

Ponto de Comando de Gao Wu

Ponto da Estrela do Céu de Ma Dan-yang


Localização

Na parte de trás do joelho, na prega poplítea, em uma depressão a meio caminho entre os tendões do bíceps femoral e do semitendinoso.

Localize com o joelho levemente flexionado.


Agulhamento

Inserção perpendicular 1 a 1,5 cun, ou picar e sangrar as veias superficiais.

Atenção: o nervo tibial e a artéria e veia poplíteas encontram-se profundamente a este ponto.


Ações

Beneficia a região lombar e os joelhos

Ativa o canal e alivia a dor

Esfria o sangue

Limpa o calor do verão e interrompe o vômito e a diarreia

Beneficia a Bexiga


Indicações

Dor e rigidez na coluna lombar, peso na região lombar e nádegas, sensação de frio no sacro, cóccix e coxa, dor no joelho estendendo-se até o dedão do pé, dificuldade em flexionar e estender as articulações do quadril e do joelho, contração dos tendões ao redor a fossa poplítea, fraqueza das pernas, distúrbio de atrofia e obstrução dolorosa do membro inferior, obstrução dolorosa do vento, insolação, hemiplegia.

Lesão pelo calor do verão, doença febril com ausência de sudorese, lesão pelo frio com calor nos quatro membros, calafrios e febre alternados, malária, sede incessante, distúrbio súbito de turbulência com dor abdominal, plenitude abdominal inferior, vômitos e diarréia reia, disenteria.

Enurese, micção difícil, micção escura, distensão e dor no hipogástrio.

Hemorragia nasal, dor nos dentes inferiores, dor de cabeça, obstrução dolorosa da garganta, epilepsia, dor hemorroidária.

Feridas de cravo, erisipela (toxina cinábrio), eczema, urticária.


Comentários

Weizhong B40 é o ponto alto do mar do canal da Bexiga e há muito tempo é considerado um dos mais importantes pontos de acupuntura. De acordo com Ma Dan-yang, o grande médico da dinastia Jin, Weizhong B40 é um dos 'onze pontos celestes', indicado para "dor lombar com incapacidade de se endireitar, dor lombar intensa que irradia para cima costas com dor e rigidez dos tendões e ossos, vento, obstrução dolorosa que frequentemente se repete e dificuldade em esticar e dobrar o joelho". O autor da dinastia Ming, Gao Wu, na Gloriosa Antologia de Acupuntura e Moxabustão, incluiu-o entre seus 'quatro pontos de comando' com uma ação especial no tratamento da dor lombar. Sun Si-miao nas Fórmulas dos Mil Ducados diz sobre Weizhong B40 "dor na região lombar e na coluna que quase atinge a cabeça; em qualquer caso de peso e dor na região lombar e na perna, sangre neste ponto".

Weizhong B40 é igualmente eficaz para dor lombar aguda ou crônica, qualquer que seja a etiologia, e para dor ciática irradiando para o canal da bexiga, e é um ponto importante para distúrbio de atrofia e obstrução dolorosa do membro inferior. No caso de entorse lombar aguda, Weizhong B40 pode ser agulhado ou sangrado pelo seguinte método. A região de Weizhong B40 é examinada (no lado afetado se a entorse for unilateral e em ambos os lados se for bilateral). Se vasos sanguíneos escuros e ingurgitados forem vistos neste ponto ou em torno deste, o paciente é solicitado a ficar de pé (descansando as mãos no sofá), os vasos sanguíneos são esbofeteados para ingurgitá-los ainda mais e promover o fluxo de sangue, depois enxugado com álcool e rapidamente picado para induzir o sangramento.

O Weizhong B40 também é um ponto local importante no tratamento de distúrbios do joelho, seja o local do desconforto na parte de trás ou na frente do joelho, e o agulhamento nesse ponto permite uma inserção profunda na articulação.

Um nome alternativo para Weizhong B40 usado em vários clássicos é Xue Xi, (xi-fenda do sangue). De acordo com o Pivô Espiritual, "o canal taiyang é abundante em sangue e limitado em Qi ... [é, portanto, adequado] picar para sangrar taiyang e drenar sangue ...". Isso não apenas explica o poderoso efeito do sangramento do Weizhong B40 para mover a estagnação do sangue na entorse lombar aguda, mas também sua capacidade de resfriar o sangue em casos de sangramento nasal e uma variedade de distúrbios da pele, caso em que o ponto também pode ser sangrado .

Curiosamente, um dos outros dois canais abundantes em sangue e limitados em Qi de acordo com o Pivô Espiritual é o canal jueyin, e isso pode ajudar a explicar certas semelhanças entre Weizhong B40 e Quze CS3, o ponto alto do mar de o canal do Pericárdio jueyin. Ambos os pontos (localizados na flexão do membro inferior e superior, respectivamente) são sangrados para eliminar o calor do nível do sangue e são usados no tratamento de insolação de verão, distúrbio súbito de turbulência com calor dos quatro membros, sede incessante, vômitos e diarreia. Quanto ao Weizhong B40, não só é indicado para febre devido ao calor do verão, mas também para doença febril com ausência de sudorese, lesão por frio com calor dos quatro membros, calafrios alternados e febre e malária.

O Pivô Espiritual declara "Quando a doença está no Yang dentro do Yang (pele), perfure os pontos he-mar dos canais Yang". Embora este não seja um princípio universalmente aplicável, é Quchi IG11 e Weizhong B40, os pontos marítimos dos canais do Intestino Grosso e da Bexiga, que são dois dos pontos mais importantes no tratamento de doenças de pele. Weizhong B40 é indicado para erisipela (toxina cinábrio), eczema e urticária.

Relativamente poucos pontos no canal da Bexiga tratam seu Fu da Bexiga relacionado, notadamente Pangguangshu B28 (o ponto shu-dorsal da Bexiga), Shenshu B23 (o ponto shu-dorsal do Canal do Rim), Weiyang B39 (o ponto he-mar inferior do Triplo Aquecedor) e pontos adjacentes à Bexiga na parte inferior das costas. O próprio Weizhong B40 é indicado para uma variedade de distúrbios urinários caracterizados por enurese, dificuldade para urinar, urina escura e distensão e dor do hipogástrio, e isso pode ser explicado em parte por sua proximidade com o Weiyang B39.

O canal divergente da Bexiga se separa de seu canal primário na fossa poplítea e sobe para se enrolar ao redor do ânus. Weizhong B40 é indicado e incluído em combinações clássicas para o tratamento de hemorróidas, muitas vezes em combinação com Chengshan B57 que é considerado o ponto distal primário para esta finalidade.

Finalmente, de acordo com as Questões Essenciais, Weizhong B40 é um dos 'oito pontos para drenar o calor das extremidades' (embora na verdade apenas sete estejam listados), ou seja, Yunrnen P2, Jianyu IG15, Weizhong B40 e Yaoshu VG2.


Combinações

Dor na região lombar e perna: Weizhong B40 e Renzhong VG26 (Grande Compêndio).

Dor na coluna lombar: Weizhong B40 e Fuliu R7 (Grande Compêndio).

Dor lombar por deficiência renal: Weizhong B40, Shenshu B23, Taixi R3 e Baihuanshu B30 (Grande Compêndio).

Dor lombar: Weizhong B40, Huantiao VB30; se a dor irradiar pelas costas, adicione Kunlun B60 (Canção dos Pontos).

Dor nas pernas e região lombar: Weizhong B40, Yinshi E33, Huantiao VB30, Fengshi VB31, Kunlun B60, Chengshan B57 e Shenmai B62 (Grande Compêndio).

Dor lombar com dificuldade de movimentação: Weizhong B40, Fengshi VB31 e Xingjian F2 (Antologia Gloriosa).

Rigidez e dor na região lombar: Weizhong B40, Yaoshu VG2, Yongquan R1, Xiaochangshu B27 e Pangguangshu B28 (Grande Compêndio).

Dor nas costas estendendo-se à região lombar: Weizhong B40 e Baihuanshu B30 (Cem sintomas).

Dor na região lombar e região costal lateral devido a entorse: Weizhong B40, Renzhong VG26 e Chize P5 ... depois agulhar Kunlun B60, Shugu B65, Zhigou TA6 e Yanglingquan VB34 (Grande Compêndio).

Dor no ombro e nas costas: Weizhong B40, Fengmen B12, Jianjing VB21, Zhongzhu TA3, Zhigou TA6, Houxi ID3 e Wangu ID4 (Grande Compêndio).

Dor no peito e região costal lateral: Weizhong B40 [sangria] e Zhigou TA6 [sedar Zhigou TA6 esquerdo para dor no lado direito e vice-versa] (Clássico do Dragão de Jade).

Obstrução dolorosa por vento úmido: Weizhong B40 e Xialian IG8 (Suplementando a Vida).

Fraqueza das pernas: Weizhong B40, Zusanli E36 e Chengshan B57 (Grande Compêndio).

Vermelhidão, inchaço e dor nos joelhos: Weizhong B40, Xiguan F7, Yinshi E33 e Zusanli E36 (Grande Compêndio).

Os cinco tipos de hemorróidas: Weizhong B40, Chengshan B57, Feiyang B58, Yangfu VB38, Fuliu R7, Taichong F3, Xiaxi VB43, Qihai VC6, Huiyin VC1 e Changqiang VG1 (Grande Compêndio).

Hemorróidas, inchaço da axila: Weizhong B40, Chengjin B56, Chengfu B36 e Yanggu ID5 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Enurese: Weizhong B40, Guanmen E22 e Shenmen C7 (Clássico Sistemático).

Sangramento nasal incessante: Weizhong B40 e Chengjiang VC24 (Clássico Sistemático).

Hemorragia nasal severa e incessante: Weizhong B40 e Yinbai BP1 (Suplementação de Vida).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

466 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page