top of page

B28 Pangguangshu


Pangguangshu - Bexiga 28

Ponto da Bexiga


Ponto shu-dorsal da Bexiga


Localização

1,5 cun lateral à linha média, ao nível do segundo forame sacral posterior.

À medida que a linha interna do canal da Bexiga nas costas desce em direção ao sacro, ela se aproxima da linha média; a medição de 1,5 cun nesta área, portanto, será relativamente mais curta.


Agulhamento

Inserção perpendicular 0,5 a 1 cun.


Ações

Regula a bexiga

Limpa o calor úmido do Jiao inferior

Dissipa a estagnação e resolve massas

Beneficia a região lombar e as pernas


Indicações

Micção difícil, micção escura com fluxo irregular, retenção de urina, enurese, disfunção urinária dolorosa e turva.

Emissão seminal, inchaço e dor dos órgãos genitais externos, ulceração genital, coceira úmida, inchaço e dor da vagina, inchaço por deficiência do pênis.

Diarréia, diarréia com dor abdominal, defecação difícil, constipação, plenitude abdominal, massas abdominais (jia ju) em mulheres, massas abdominais duras (ji ju), distúrbios de perda e sede, Qi diminuído.

Rigidez e dor do sacro e cóccix, rigidez e dor da coluna lombar que se irradia para o hipogástrio, dificuldade em dobrar, rigidez e dor lombar devido ao vento, rigidez e dor da parte inferior da coluna e nádegas, incapacidade de permanecer sentado por muito tempo, fraqueza da perna e joelho, frio e contração da parte inferior da perna, dormência da perna, distúrbio de atrofia e sensação de peso na perna, ciática.


Comentários

Pangguangshu B28 é o ponto shu-dorsal da Bexiga, onde o Qi da Bexiga emana do interior para a superfície do corpo. Sua ação principal é drenar o excesso de umidade e calor da bexiga e do sistema genital. O calor úmido da bexiga pode ser devido a:

I. invasão de factores patogénicos exteriores (umidade-calor ou umidade-frio que se transforma em calor), sobretudo por vestimenta inadequada ou por sentar-se em solo úmido;

II. consumo excessivo de alimentos que geram umidade-calor (picantes, gordurosos, doces, álcool etc.);

III. fogo do Coração que se transmite através do Intestino Delgado para a Bexiga;

IV. umidade-calor do Fígado que desce para a Bexiga; ou

V. atividade sexual excessiva ou higiene inadequada.

O calor úmido da Bexiga geralmente se manifesta como micção dolorosa, difícil, hesitante e frequente com fluxo escuro escasso. Como o ponto shu-dorsal da Bexiga, Pangguangshu B28 tem uma ação direta no Fu da Bexiga e não é apenas um ponto vital para drenar a umidade-calor da Bexiga, mas é mais amplamente utilizado para qualquer tipo de distúrbio urinário.

No entanto, o uso de Pangguangshu B28 não se limita à Bexiga. É um importante princípio de tratamento da medicina chinesa que a umidade-calor em qualquer parte do corpo, e mais especialmente no Jiao inferior, seja melhor eliminada pela drenagem através da micção. Pangguangshu B28, por sua ação de promover a micção, é portanto indicado para umidade que afeta:

I. a região intestinal originando diarreia, e

II. a região genital dando origem a sintomas como inchaço e dor dos órgãos genitais externos, ulceração genital e coceira úmida, inchaço e dor na vagina, etc.

Uma segunda ação importante do Pangguangshu B28 é no tratamento de uma variedade de distúrbios da região lombar, sacro, nádegas e cóccix, bem como dos membros inferiores, podendo ser usado igualmente para distúrbios excessivos ou deficientes dessas regiões . É classicamente indicado para o tratamento de dores lombares de "taxa de vento" (para uma discussão mais completa, consulte Guanyuanshu B26), bem como para fraqueza da perna e joelho, emissão seminal e Qi diminuído. Essas indicações refletem o fato de que, como ponto shu-dorsal da Bexiga, Pangguangshu B28 tem alguma ação de fortalecer o Rim. No que diz respeito a distúrbios excessivos da região lombar e das pernas, é especialmente indicado para dores nas costas, distúrbios de atrofia e peso nas pernas devido ao calor-úmido.

Finalmente, o Pangguangshu B28 é capaz de resolver a estagnação na parte inferior do abdômen (dor abdominal, dificuldade para defecar, constipação, plenitude abdominal) e resolver massas abdominais (jia ju) em mulheres, bem como massas abdominais duras (ji ju).


Combinações

Enurese: Pangguangshu B28, Tongli C5, Dadun F1, Jimen BP11, Taichong F3, Weizhong B40 e Shenmen C7 (Suplementando a Vida).

Urina escura: Pangguangshu B28, Wangu VB12, Xiaochangshu B27 e Baihuanshu B30 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Urina escura: Pangguangshu B28, Taixi R3, Yingu R10, Shenshu B23, Qihai VC6 e Guanyuan VC4 (Grande Compêndio).

Deficiência do Baço com alimentos não digeridos (nas fezes): Pangguangshu B28 e Pishu B20 (Cem Sintomas).

Dificuldade na defecação com dor abdominal: Pangguangshu B28 e Shiguan R18 (Suplementando a Vida).

Prolapso do reto: Pangguangshu B28, Shenque VC8 e Baihui VG20 (Compilação).

Dor lombar causada pelo vento: Pangguangshu B28 e Guanyuanshu B26 (Suplementando a Vida).

Rigidez e dor na região lombar: Pangguangshu B28, Xiaochangshu B27, Weizhong B40, Yaoshu VG2 e Yongquan R1 (Grande Compêndio).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

133 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page