top of page

B23 Shenshu


Shenshu - Bexiga 23

Ponto do Rim


Ponto shu-dorsal do Rim


Localização

1,5 cun lateral à borda inferior do processo espinhoso da segunda vértebra lombar (L2).

Localize no ponto mais alto visível dos músculos paravertebrais.


Agulhamento

Inserção oblíqua ou perpendicular-oblíqua em direção à coluna, 1 a 1,5 cun.

Cuidado: o agulhamento perpendicular profundo acarreta o risco de ferir o rim.


Ações

Tonifica o Rim e fortalece o Yang

Beneficia a Essência

Nutre o Yin do Rim

Firma o Qi do Rim

Regula as passagens de água e beneficia a micção

Beneficia e aquece o útero

Beneficia os ouvidos e os olhos

Fortalece a região lombar


Indicações

Edema, edema de sobrecarga por deficiência, dificuldade para urinar, urina turva, turbidez branca por deficiência-exaustão, enurese, micção frequente, gotejamento ao urinar, perda de apetite e sede com micção frequente, sangue na urina.

Emissão seminal, emissão seminal com sonhos, urina contendo sêmen, impotência, ejaculação precoce, dor nos órgãos genitais, dor hipogástrica aguda.

Menstruação irregular, acúmulo de frio nas mulheres dando origem a taxação, frio uterino crônico, emagrecimento nas mulheres devido a relações sexuais durante a menstruação, leucorréia, leucorréia vermelha e branca.

Diarréia fria ou úmida (dong), borborigmo, comida não digerida nas fezes, come muito, mas continua magro, dor na região costal lateral, frio e distensão do estômago, vômito frio.

Dispneia crônica e tosse, asma, deficiência do Qi.

Surdez por deficiência renal, zumbido, tontura visual, cegueira noturna, visão turva.

Cabeça pesada com calor no corpo, vermelhidão e calor no rosto, vermelhidão na cabeça e no corpo, tez amarelo-escura, dor de cabeça de vento, calafrios e febre alternados, Dor no coração pelo Qi rebelde.

Dor e desconforto na região lombar e nos joelhos, sensação de gelo na região lombar, pernas frias, sensação de calor e frio nos ossos, insolação, hemiplegia.


Comentários

Shenshu B23 é o ponto shu-dorsal do Rim onde o Qi do Rim emana do interior para a superfície do corpo, e como todos os pontos shu-dorsais (especialmente os do Zang) tem uma forte ação na regulação e tonificando seu Zang Fu correspondente no nível mais profundo. Shenshu B23 é um dos principais pontos de acupuntura para fortalecer o Rim, fortalecer o Yang, nutrir o Yin e beneficiar a essência.

De acordo com o Pivot Espiritual "O Rim armazenam a essência'' e "a essência é a fonte da vida". As Perguntas Essenciais "A essência é a raiz do corpo humano", enquanto um ditado da medicina chinesa enfatiza "O Rim é a raiz do pré-céu". Uma vez que nem a essência nem o Qi pré-céu podem ser excessivos, o Rim só pode sofrer de padrões de deficiência. A deficiência do Rim pode ser de origem congênita ou pode se desenvolver durante o curso de um vida de uma pessoa como resultado de doença crônica, dissipação, atividade sexual excessiva, excesso de trabalho, velhice, medo prolongado ou desarmonia prolongada de outros Zang Fu que eventualmente transmitem ao Rim. A Deficiência do Rim é subdividida nos seguintes padrões:

I. falta de firmeza do Qi do Rim

II. falha do Rim em captar o Qi,

III. deficiência da essência do Rim,

IV. deficiência do Yang do Rim,

V. deficiência do Yin do Rim.

Shenshu B23 é um ponto essencial no tratamento de todos esses padrões. Os Rins dominam os dois Yin inferiores (uretra e ânus) e controlam a abertura e o fechamento da Bexiga e sua função de transformação do Qi. A deficiência do Qi do Rim (falta de firmeza do Qi do Rim), portanto, pode prejudicar a capacidade do Rim de reter e adstringir firmemente a urina, resultando em sintomas de vazamento como micção frequente, gotejamento, enurese, turbidez branca devido à deficiência e exaustão, etc.

De acordo com o Clássico das Vísceras Centrais do Mestre Hun, do grande médico da dinastia Han, Hua Tuo, o Rim "serve para fechar a essência nos homens". A deficiência do Qi do Rim, portanto, pode dar origem ao vazamento de essência manifestando-se como emissão seminal, emissão seminal com sonhos, urina contendo sêmen e ejaculação precoce. Este tipo de vazamento pode ser visto no contexto de deficiência de Qi sozinho (em outras palavras, sem sintomas de frio ou calor), ou como parte da deficiência de Yang do Rim ou do Yin do Rim, mais comumente o primeiro, uma vez que o Qi pertence ao amplo categoria de Yang. Seja qual for o padrão, Shenshu B23 é um ponto importante para firmar a ação de sustentação e adstringência do Rim.

O Rim controlam o movimento da água por todo o corpo e, embora o Baço e o Pulmão também desempenhem um papel importante na circulação de fluidos, seu Yang Qi depende, em última análise, do Rim. Isso se reflete na afirmação de que 'o Rim domina o Yang de todo o corpo e regem a água'. Quando o Yang do Rim não consegue mover os fluidos corporais, pode haver edema com dificuldade para urinar. O Suplemento das Fórmulas dos Mil Ducados diz "Shenshu B23 trata as cem doenças edematosas" (ou seja, qualquer tipo de edema).

O útero depende da essência do Rim para seu crescimento, maturação e nutrição, os vasos Penetrantes e da Concepção são ambos nutridos e têm sua raiz nos Rins, e as Questões Essenciais dizem que "o vaso do útero se conecta com os rins". Shenshu B23 é indicado para uma variedade de distúrbios do útero, incluindo menstruação irregular devido a deficiência renal, resfriado crônico do útero que causa sobrecarga, "emaciação em mulheres devido a relações sexuais durante a menstruação" e leucorréia.

A íntima relação entre o Yang do Rim e o ming men (o portão da vida) foi enfatizada em vários clássicos. De acordo com o Clássico de Dificuldades "na esquerda está o Rim, à direita está o ming men", enquanto Li Dong-yuan escreveu "O Qi dinâmico que se move entre os Rins é o ming men". Zhang Jing-yue da dinastia Ming afirmou que "ming men reside entre os Rins" e "ming men é a raiz do Qi original e a residência da água e do fogo; sem ele o Yin Qi dos cinco Zang é incapaz de crescer, o Yang Qi dos cinco Zang é incapaz de se desenvolver". O Yang do Rim, portanto, corresponde ao fogo ming men e é a fonte do fogo de todo o corpo. A falha do Yang do Rim em aquecer o corpo leva a sintomas como resfriado crônico do útero, região lombar, pernas e ossos. O declínio do Yang do Rim e a diminuição do fogo do ming men podem levar à fraqueza da função sexual e, portanto, à impotência. O Yang do Rim também é a fonte do Yang do Baço. Quando o Yang do Rim é incapaz de aquecer o Baço e a terra do Estômago, pode haver diarreia crônica devido ao frio ou umidade, diarreia contendo alimentos não digeridos, frio e distensão do Estômago e vômitos frios. A diarreia associada a esse padrão ocorre caracteristicamente nas primeiras horas da manhã e é conhecida como diarreia da quinta vigília (canto do galo). As Obras Completas de Jing-yue afirmavam: "A abertura e o fechamento das duas excreções são dominadas pelo Rim.

Quando o Yang Qi do Rim é insuficiente, então o ming men está em declínio e o Yin Qi está em abundância; portanto, após a quinta vigília, quando o Yang Qi do Rim estiver em declínio e o Yin Qi estiver atingindo seu zênite, haverá diarréia incessante".

De acordo com as Obras Completas de Jing-yue "O Pulmão é o mestre do Qi, o Rim são a raiz do Qi. O Pulmão domina a exalação do Qi enquanto os Rins dominam a recepção do Qi. Somente quando Yin e Yang estão se comunicando mutuamente é a respiração harmoniosa". Esta citação enfatiza o papel essencial do Rim na respiração normal. O Pulmão é o Zang superior com a função de descer o Qi e controlar a expiração, enquanto os Rim são o Zang inferior com a função de captar o Qi e controlar a inalação. Se o Qi do Rim estiver deficiente e incapaz de captar e manter o Qi do Pulmão, pode haver dispneia, asma ou tosse. Esse padrão é caracterizado por sua natureza crônica e geralmente é observado com outros sinais concomitantes de deficiência renal. Como é o caso do Qi do Rim não firme, esse padrão pode ser visto sem sintomas de frio ou calor, ou no contexto de deficiência de Yang do Rim ou Yin do Rim.

De acordo com as Leituras Essenciais da Tradição Médica "O fogo e a água do corpo humano são Yin e Yang... sem Yang, o Yin não pode gerar; Yin e Yang são da mesma origem... o fogo é o regente da água, a água é a fonte do fogo...". Essas citações sublinham a relação inseparável do Yin e Yang do Rim e ajudam a explicar por que todos os pontos de acupuntura que tratam o Rim invariavelmente beneficiam tanto o Yin do Rim quanto o Yang do Rim. Embora as indicações de Shenshu B23 enfatizem a deficiência do Qi do Rim ou do Yang do Rim, ele também tem uma ação na nutrição do Yin do Rim.

Como o Yang do Rim, o Yin do Rim é a raiz do Yin de todo o corpo. A deficiência de Yin do Rim pode levar à nutrição prejudicada do corpo e ao surgimento do fogo por deficiência, dando origem a sintomas como emagrecimento, perda de peso e sede, e vermelhidão e calor da face e do corpo.

É uma característica dos pontos shu-dorsais do Yin que eles nutrem e regulam seus órgãos sensoriais correspondentes.

De acordo com as Questões Essenciais "Os Rins armazenam o Qi da medula óssea", "O Rim reside na região lombar", "O Rim gera a medula óssea" e "... quando há ataque interno, e calor reside no Rim, então os ossos vão murchar e a medula ficará deficiente, portanto as pernas não serão capazes de sustentar o corpo e o distúrbio de atrofia óssea se desenvolverá"~ Um padrão de deficiência renal pode dar origem a dor lombar crônica e fraqueza ou dor nos joelhos, enquanto em casos de deficiência de Yin do Rim pode haver sensações de calor nos ossos e em caso de deficiência de Yang do Rim, sensações de frio nos ossos. Localizado na região lombar e tendo ação direta sobre o Zang do Rim, Shenshu B23 é um ponto essencial no tratamento de qualquer tipo de dor lombar que tem sua origem na Deficiência do Rim, assim como na Atrofia por Deficiência do Rim e na Hemiplegia.

Finalmente, o Suplemento Ilustrado ao Clássico das Categorias afirma que Shenshu B23 é um dos cinco pontos (Feishu B13, Xinshu B15, Ganshu B18, Pishu B20 e Shenshu B23) que "drenam calor dos cinco Zang".


Combinações

Frio das extremidades inferiores: Shenshu B23, Jinggu B64 e Rangu R2 (Suplementando a Vida).

Resfriado e dor na medula óssea: Shenshu B23, Dazhu B11, Xuanzhong VB39, Fuliu R7, Lidui E45 e Shenmai B62 (Compilação).

Fraqueza do Rim e região lombar acompanhada de emissão seminal: Shenshu B23 e Xinshu B15 (Ode do Dragão de Jade).

Dor lombar: Shenshu B23, Qihaishu B24 e Zhonglushu B29 (Suplementando a Vida).

Dor lombar devido a deficiência do Rim: Shenshu B23, Weizhong B40, Taixi R3 e Baihuanshu B30 (Grande Compêndio).

Dor lombar em idosos: Shenshu B23 e Mingmen VG4 (Compilação).

Incontinência de urina e fezes em idosos: moxa Shenshu B23 e Mingmen VG4 (Ode do Dragão de Jade).

Invasão por diarréia fria ou úmida (dong) contendo alimentos não digeridos: Shenshu B23 e Zhangmen F13 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Diarréia fria ou úmida (dong) com alimentos não digeridos: Shenshu B23 e Dachangshu B25 (Suplementando a Vida).

Vômito ou frio no Estômago com distensão, comendo muito, mas permanece magro: Shenshu B23 e Weishu B21 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Edema por deficiência: moxa Taichong F3 cem vezes, também moxa Shenshu B23 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Emissão seminal, turbidez branca: Shenshu B23, Guanyuan VC4 e Sanyinjiao BP6 (Grande Compêndio).

Impotência: Shenshu B23, Rangu R2, Mingmen VG4 e Qihai VC6 (Suplemento Ilustrado).

Dor dos genitais: Shenshu B23, Zhishi B52, Jinggu B64 e Taichong F3 (Suplementando a Vida).

Menstruação irregular: Shenshu B23, Daimai VB26, Qihai VC6, Zhongji VC3 e Sanyinjiao BP6 (Grande Compêndio).

Sangramento uterino incessante: Shenshu B23, Zigong (Ponto extra), Zhongji VC3 e Shimen VC5 (Grande Compêndio).

Surdez por Deficiência do Rim: Shenshu B23 e Tinghui VB2 (Ode do Dragão de Jade).

Surdez devido a Deficiência do Rim: Shenshu B23, Pianli IG6 e Tinghui VB2 (Suplemento Ilustrado).

Zumbido por deficiência: Shenshu B23, Zusanli E36 e Hegu IG4 (Grande Compêndio).

Zumbido: Shenshu B23, Tinggong ID19, Tinghui VB2, Ermen TA21, Baihui VG20, Luoque B8, Yangxi IG5, Qiangu ID2, Houxi ID3, Wangu ID4, Zhongzhu TA3, Yemen TA2 e Shangyang IG1 (Grande Compêndio).

Plenitude do tórax e região costal lateral irradiando para o abdome: Shenshu B23, Xiajuxu E39, Qiuxu VB40 e Xiaxi VB43 (Grande Compêndio).

Peito e diafragma obstruídos por estase de sangue: Shenshu B23 e Julião E3 (Cem Sintomas).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

680 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page