top of page

B22 Sanjiaoshu


Sanjiaoshu - Bexiga 22

Ponto do Triplo Aquecedor


Ponto shu-dorsal do Triplo Aquecedor


Localização

1,5 cun lateral à borda inferior do processo espinhoso da primeira vértebra lombar (L1).

Localize no ponto mais visível dos músculos paravertebrais.


Agulhamento

Inserção oblíqua ou perpendicular-oblíqua em direção à coluna, 1 a 1,5 cun.

Cuidado: o agulhamento perpendicular profundo acarreta o risco de ferir o rim.


Ações

Move e regula o Triplo Auecedor

Regula o Baço e o Estômago e resolve a umidade

Regula as passagens de água e promove a micção


Indicações

Borborigmos, diarreia, alimentos não digeridos (nas fezes), disenteria, constrição esofágica, vómitos, ingestão difícil.

Distensão abdominal com emagrecimento, emagrecimento em mulheres.

Edema, dificuldade para urinar, turvação branca, sangue na urina.

Dor de cabeça, tontura visual, calafrios e febre alternados, calor no corpo, gosto amargo na boca e lábios rachados, icterícia.

Rigidez e dor na coluna lombar, inflexibilidade e rigidez no ombro e nas costas.


Comentários

Sanjiaoshu B22 é o ponto shu-dorsais do Triplo Aquecedor, onde o Qi do Triplo Aquecedor emana do interior para a superfície do corpo. O Triplo Aqucedor integra e harmoniza o Jiao superior, médio e inferior e domina o fluxo livre de Qi e fluidos através dessas três áreas. Localizado entre Weishu B21 acima e Shenshu B23 abaixo, Sanjiaoshu B22, no entanto, tem a ação de regular o Qi do Jiao médio e inferior apenas. Ele integra as atividades do Estômago e Baço no Jiao médio, e dos Rins, Bexiga e intestinos no jiao inferior e, portanto, a transformação, transporte e excreção de alimentos e fluidos.

O Clássico das Dificuldades afirma que "o Triplo Aquecedor é o caminho da água e do grão", as Questões Essenciais" dizem que "o Sanjiao é o oficial encarregado da drenagem e controla as passagens da água" e a Introdução à Medicina diz "O Jiao médio domina a transformação dos sabores de água e grãos... portanto, diz-se que o jiao médio é como espuma. O Jiao inferior domina o movimento e a drenagem da urina e das fezes e no momento certo de descarregá-los... portanto, diz-se que o Jiao inferior é como um dreno".

Nos casos em que há perda de harmonia entre o Estômago e o Baço no Jiao médio e os intestinos no Jiao inferior, surgem sintomas como distensão abdominal, borborigmo, diarreia ou distúrbio disentérico, comida não digerida (nas fezes), dificuldade de ingestão , constrição esofágica e vômitos. Em casos graves onde há obstrução e acúmulo, podem ocorrer massas abdominais ou nódulos hipogástricos. Sanjiaoshu B22 é especialmente eficaz para ativar e harmonizar o Qi do Jiao médio e inferior, para resolver a umidade e dissipar a estase, e é um dos mais importantes pontos classicamente indicados para tais massas abdominais. Vale a pena enfatizar que o paciente deve procurar o médico para investigação e tratamento dessas massas abdominais.

Nos casos em que há perda de harmonia entre o Baço no Jiao médio e os Rins e Bexiga no Jiao inferior pode haver edema com dificuldade para urinar, sangue na urina e turbidez branca por deficiência e exaustão. Sanjiaoshu B22 é capaz de tratar tais distúrbios por sua capacidade de mover os fluidos e ativar a função de transformação do Qi da Bexiga.

Por fim, o canal do Triplo Aquecedor pertence ao shaoyang e, embora não seja um ponto do canal do Triplo Aquecedor, Sanjiaoshu B22 é indicado para o tratamento de calafrios e febre alternados, calor no corpo, gosto amargo na boca, dor de cabeça e tontura visual, todos manifestações do padrão shaoyang.


Combinações

Borborigmo, distensão abdominal e diarreia aquosa: Sanjiaoshu B22, Xiaochangshu B27, Xialiao B34, Yishe B49 e Zhangmen F13 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Borborigmo: Sanjiaoshu B22, Dachangshu B25, Taibai BP3 e Gongsun BP4 (Suplementando a Vida).

Alimentos não digeridos (nas fezes): Sanjiaoshu B22, Zusanli E36, Dachangshu B25, Sanyinjiao BP6, Xiawan VC10, Xuanshu VG5 e Liangmen E21 (Suplementando a Vida).

Massas hipogástricas (ji ju) duras e grandes como um prato, com distensão epigástrica e comida não digerida (nas fezes): Sanjiaoshu B22 e Zhongwan VC12 (Fórmulas dos Mil Ducados). Nestes casos é sempre importante recomendar a avaliação do médico para investigação e tratamento das massas abdominais.


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

83 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page