top of page

B21 Weishu


Weishu - Bexiga 21

Ponto do Estômago


Ponto shu-dorsal do Estômago


Localização

1,5 cun lateral à borda inferior do processo espinhoso da décima segunda vértebra torácica (T12).

Localize no ponto mais alto visível dos músculos paravertebrais.


Agulhamento

Inserção oblíqua em direção à coluna vertebral, 0,5 a 1 cun, ou inserção transversal-oblíqua 1 a 1,5 cun.

Cuidado: o agulhamento perpendicular ou oblíquo longe da coluna apresenta um risco substancial de causar um pneumotórax.


Ações

Regula o Estômago e desce a rebeldia

Harmoniza o Jiao médio


Indicações

Dor epigástrica, estômago frio e fraco, distensão e frio do estômago, distensão e plenitude do abdome e epigástrio, plenitude da região costal lateral, edema e distensão do tambor.

Corpo magro apesar de comer muito, com fome, mas incapaz de comer, falta de apetite, dificuldade de ingestão, vômito, vômito de líquido claro, vômito pela manhã o que foi comido na noite anterior, refluxo estomacal, distúrbio súbito de turbulência, tendões contraídos, deficiência nutricional na infância, regurgitação de leite em crianças.

Borborigmo, diarreia, alimentos não digeridos (nas fezes).

Dor no peito, contração e dor nas costas, icterícia, malária, massas abdominais (ji) de longa duração, visão turva, prolapso do reto.


Comentários

Weishu B21 é o ponto shu-dorsal do Fu do Estômago, onde o Qi do Estômago emana do interior para a superfície do corpo, e é um poderoso ponto para tratar todas as doenças do Estômago, bem como para regular o meio Jiao como um todo. Segundo o Pivot Espiritual “O Estômago é o mar de água e grãos”. Sua função é receber comida e bebida, 'apodrecer e amadurecer' e descer para o Intestino Delgado. A maioria das patologias do Estômago, portanto, envolve comprometimento de sua função descendente. Isso pode ser devido à deficiência do Qi do Estômago ou do Yin do Estômago, frio excessivo, calor ou umidade, seja de origem interna ou externa, estase de sangue no Estômago, estagnação de alimentos ou invasão do Estômago pelo Qi do Fígado ou da Vesícula Biliar. A falha na função descendente do Estômago leva à estagnação do Qi e, portanto, distensão, plenitude e dor do epigástrio e abdômen, enquanto a rebelião ascendente do Qi do Estômago leva ao refluxo do Estômago, náuseas e vômitos. Seja qual for o padrão, seja deficiência, excesso, calor ou frio, Weishu B21 é um ponto primordial para restabelecer a harmonia do Estômago.

É interessante comparar as ações e indicações de Weishu B21, o ponto shu-dorsal do Estômago, com Zusanli E36, o ponto he-mar do canal do Estômago.

Ambos têm uma ação igualmente forte na regulação de distúrbios do Estômago, mas Weishu B21 não compartilha nada da capacidade de Zusanli E36 de tonificar e nutrir o Qi e o sangue do corpo como um todo.

O Estômago e o Baço estão relacionados interior-exteriormente, e a descida do Qi do Estômago e a ascensão do Qi do Baço juntos dominam todo o processo de digestão. Em virtude desta estreita relação, Weishu B21 é capaz de regular a desarmonia tanto do Estômago quanto do Baço, dando origem a uma subida anormal do Qi do Estômago (vômito), descida anormal do Qi do Baço (diarréia) e falha no transporte do Baço e função de transformação (borborigmo e edema).

Um apetite saudável é um sinal do funcionamento harmonioso do Baço e do Estômago, e Weishu B21 é indicado em vários distúrbios que afetam o apetite. A falta de apetite pode ser devida à deficiência do Estômago e do Baço, que não têm força para "apodrecer e amadurecer" e transportar e transformar o que é comido, ou a várias formas de excesso que levam à estagnação do alimento no Estômago e, portanto, à falta de desejo e incapacidade de ingerir mais alimentos.

A fome com incapacidade de comer é devida à insuficiência do Yin do Estômago com consequente deficiência de calor, o calor estimulando o desejo de comer, a deficiência de yin e a secura resultante causando incapacidade de digerir o que é comido. Comer em excesso sem ganhar peso é um sinal de Calor no Estômago, com ou sem deficiência do Baço (ver comentário sobre Pishu B20). Weishu B21 é indicado em todos esses casos.


Combinações

Dor abdominal sem prazer em comer: Weishu B21 e Pishu B20 (Fórmulas para a Vida).

Come muito, mas permanece magro: Weishu B21 e Pishu B20 (Grande Compêndio).

Vômito ou frio no estômago com distensão, comendo muito, mas permanece magro: Weishu B21 e Shenshu B23 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Frio no Estômago com dificuldade em digerir alimentos: Weishu B21 e Hunmen B47 (Cem Sintomas).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

172 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page