top of page

B2 Zanzhu


Zanzhu - Bexiga 2

Bambu Recolhido


Localização

Superior ao canto interno, em uma depressão na sobrancelha, próximo a sua extremidade medial.

Apalpe lateralmente ao longo da sobrancelha a partir de sua extremidade medial e sinta a cavidade diretamente acima de Jingming B1. Este ponto é frequentemente encontrado sensível à palpação.


Agulhamento

I. Inserção transversal-oblíqua inferiormente em direção a Jingming B1 para doenças oculares;

II. Inserção transversal lateral para unir com Yuyao (Ex-HN-4) para dor supraorbitária;

III. Pique para sangrar nos distúrbios de calor.

Nota: de acordo com vários textos clássicos, este ponto é contra-indicado à moxabustão.


Ações

Elimina o vento e elimina o calor

Beneficia os olhos

Limpa a cabeça e alivia a dor


Indicações

Dor na região da sobrancelha, dor de cabeça frontal, vento na cabeça, tontura de vento, sangramento nasal, rinite, espirros, dor na face, rosto vermelho com dor nas bochechas.

Visão turva, visão turva, tontura visual, lacrimejamento quando exposto ao vento, cegueira noturna, vermelhidão, inchaço e dor nos olhos, coceira nos olhos, epilepsia infantil com olhos fixos para cima, espasmos nas pálpebras, sensação de explosão nos olhos .

Dor hemorróida, comportamento maníaco, perda de consciência, dor e rigidez do pescoço.


Comentários

Zanzhu B2 é um ponto local importante e freqüentemente usado para o tratamento de distúrbios do olho e da região circundante. Pode ser substituído por Jingming B1 em uma variedade de distúrbios oculares (principalmente aqueles devidos ao ataque de fatores patogênicos externos), especialmente por profissionais com experiência clínica insuficiente em agulhar pontos próximos ao globo ocular. Para este efeito, pode ser agulhado para unir com Jingming B1, ou no caso de padrões de calor picados para sangrar. O seu efeito sobre a vermelhidão e comichão nos olhos, combinado com a sua capacidade para tratar a rinite e os espirros, torna-o particularmente adequado no tratamento da febre dos fenos.

No entanto, a esfera de ação do Zanzhu B2 não se limita ao tratamento de distúrbios oculares e é frequentemente usado como um ponto local para dor de cabeça frontal, dor na região da sobrancelha, dor sinusal e paralisia facial e mais amplamente (consulte combinações abaixo) para vento frontal unilateral ou generalizado e dor de cabeça após intoxicação por álcool. O canal divergente da bexiga circunda o ânus, e Zanzhu B2 é indicado para dores de hemorróidas, uma ilustração do princípio de usar os pontos acima para tratar os distúrbios abaixo.


Combinações

Dor de cabeça de vento: Zanzhu B2, Chengguang B6, Shenshu B23, Qimai TA18, Sizhukong TA23 e Erheliao TA22 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Dor de cabeça com dor nos olhos: Zanzhu B2 e Touwei E8 (Ode do Dragão de Jade).

Vento frontal unilateral ou generalizado: Zanzhu B2, Baihui VG20, Qianding VG21, Shenting VG24, Shangxing VG23, Sizhukong TA23, Fengchi VB20, Hegu IG4 e Touwei E8 (Grande Compêndio).

Vento de proa após intoxicação: Zanzhu B2, Yintang (Ex-HN-3) e Zusanli E36 (Grande Compêndio).

Dor entre as sobrancelhas: Zanzhu B2 e Touwei E8 (Ode do Dragão de Jade).

Contração das pálpebras: Zanzhu B2 e Touwei E8 (Grande Compêndio).

Rinite com secreção nasal clara: Zanzhu B2, Fengmen B12, Shenting VG24, Hegu IG4, Yingxiang IG20, Zhiyin B67 e Futonggu R20 (Fórmulas dos Mil Ducados).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

Posts recentes

Ver tudo

Σχόλια


bottom of page