top of page

B18 Ganshu


Ganshu - Bexiga 18

Shu do Fígado


Ponto shu-dorsal do Fígado


Localização

1,5 cun lateral à borda inferior do processo espinhoso da nona vértebra torácica (T9).

Localize no ponto mais alto visível dos músculos paravertebrais.


Agulhamento

Inserção oblíqua em direção à coluna vertebral, 0,5 a 1 cun, ou inserção transversal-oblíqua 1 a 1,5 cun.

Cuidado: o agulhamento perpendicular ou oblíquo longe da coluna apresenta um risco substancial de causar um pneumotórax.


Ações

Espalha o Qi do Fígado

Regula e nutre o sangue do Fígado

Pacifica o vento

Resfria o fogo e limpa a umidade-calor

Beneficia os olhos e tendões


Indicações

Distensão e dor da região costal lateral, dor epigástrica, massas abdominais (ji ju), distensão focal, plenitude e dor hipogástrica, dor abdominal baixa, cólicas abdominais, distúrbio de shan.

Plenitude no peito, tosse com dor no peito, tosse com plenitude na região costal lateral e incapacidade de recuperar o fôlego, falta de ar, icterícia, boca seca.

Muita raiva, mania-depressão, epilepsia.

Tossir sangue, cuspir sangue, vomitar sangue, hemorragia nasal.

Visão turva, vermelhidão dos olhos, cegueira noturna, lacrimejamento excessivo, vermelhidão, dor e coceira no canto interno do olho, obstrução visual superficial, olhar fixo para cima, tontura, tontura visual, dor no nariz, dor na região supraorbitária.

Rigidez do pescoço e coluna, dor na coluna, dor lombar, dor no pescoço e ombros, trismo, opistótono, cãibras, dor nos tendões, tetania.


Comentários

Ganshu B18 é o ponto shu-dorsal do Fígado, onde o Qi do Fígado emana do interior para a superfície do corpo, e como todos os pontos Shu (especialmente aqueles do Zang Yin) Ganshu B18 tem uma forte ação na regulação e tonificação de seu Zang Fu correspondente no nível mais profundo. As principais funções do Fígado são manter o fluxo livre de Qi, armazenar sangue, dominar os tendões e abrir os olhos. Ao espalhar o qi do Fígado, nutrir e resfriar o sangue do Fígado, limpar a umidade-calor e pacificar o vento, Ganshu B18 é capaz de regular todos esses aspectos da função do Fígado.

De acordo com o Mestre Dan-xi da dinastia Jin-Yuan "O Fígado governa a propagação". Isso se refere à função do Fígado de garantir o fluxo livre e fácil de Qi por todo o corpo e auxiliar o movimento normal de Qi de todos os Zang Fu, por exemplo, a descida do Qi do Pulmão e do Estômago e a ascensão do Qi do Baço. A estagnação do Qi do Fígado é considerada o padrão patológico preeminente do Fígado, pois é frequentemente o ponto de partida de outros padrões do Fígado (por exemplo, a transformação do Qi do Fígado em fogo) e geralmente acompanha qualquer outro padrão de desarmonia do Fígado. A capacidade do Ganshu B18 de promover o fluxo livre do Qi do Fígado é refletida de várias maneiras. Qi estagnado no Jiao superior, médio ou inferior pode causar distensão e dor no peito, região costal lateral, epigástrio e hipogástrio, bem como distúrbios de shan. De acordo com o Pivot Espiritual "com raiva o Qi se rebela para cima e se acumula no peito". Se o Qi do Fígado ou o fogo do Fígado invadir o Pulmão, haverá tosse com dor no peito, tosse com sangue, tosse com plenitude da região costal lateral e incapacidade de recuperar o fôlego ou falta de ar. De acordo com Corrigindo Erros em Medicina por Wang Qing-ren da dinastia Qing "o Qi é sem forma e, portanto, incapaz de congelar em massas; o desenvolvimento de massas requer forma na forma de sangue". Se a estagnação do Qi levar à estagnação do sangue, haverá massas abdominais. Se a estagnação do Qi do Fígado inibir a função da Vesícula Biliar na secreção de bile, haverá umidade-calor do Fígado e da Vesícula Biliar e consequente icterícia. De acordo com o Pivot Espiritual "O Fígado armazena o sangue, o sangue é a residência da alma etérea (hun); quando o Qi do Fígado é deficiente, há medo, quando o excesso, há raiva". Se a estagnação do Qi for pronunciada, e especialmente se ele se transformar em fogo, haverá manifestações emocionais como raiva, mania-depressão e até mesmo epilepsia.

A pressão crescente da estagnação prolongada do Qi pode facilmente se transformar em fogo. De acordo com as Questões Essenciais, "A raiva fará com que o Qi suba; se for extremo, haverá vômito de sangue". Como o Fígado armazena o sangue, o calor do fogo do Fígado ou do Yang do Fígado pode ser facilmente transmitido para o sangue e, devido à tendência do Qi do Fígado subir excessivamente, causar um movimento ascendente imprudente do sangue, levando a sintomas como vômitos com sangue, sangramento nasal, e cuspir e tossir sangue.

Quando o sangue do Fígado ou o Yin do Fígado são insuficientes, eles serão incapazes de nutrir e umedecer as regiões do corpo dominadas pelo Fígado e irrigadas pelo sangue do Fígado, principalmente os olhos e os tendões. É uma propriedade especial dos pontos shu-dorsal do Zang que eles nutrem e regulam seus órgãos sensoriais correspondentes.

De acordo com o Pivot Espiritual "O Fígado armazena o sangue, o sangue é a residência da alma etérea (hun); quando o Qi do Fígado é deficiente, há medo, quando o excesso, há raiva". Se a estagnação do qi for pronunciada, e especialmente se ele se transformar em fogo, haverá manifestações emocionais como raiva, mania-depressão e até mesmo epilepsia.

A pressão crescente da estagnação prolongada do qi pode facilmente se transformar em fogo. De acordo com as Questões Essenciais22, "A raiva fará com que o qi suba; se for extremo, haverá vômito de sangue". Como o Fígado armazena o sangue, o calor do fogo do Fígado ou do yang do Fígado pode ser facilmente transmitido para o sangue e, devido à tendência do qi do Fígado subir excessivamente, causar um movimento ascendente imprudente do sangue, levando a sintomas como vômitos com sangue, sangramento nasal, e cuspir e tossir sangue.

Quando o sangue do Fígado ou o Yin do Fígado são insuficientes, eles serão incapazes de nutrir e umedecer as regiões do corpo dominadas pelo Fígado e irrigadas pelo sangue do Fígado, principalmente os olhos e os tendões. É uma propriedade especial dos pontos shu-dorsal do Zang que eles nutrem e regulam seus órgãos sensoriais correspondentes.

De acordo com o Pivot Espiritual "O Qi do Fígado se abre para os olhos; quando o Fígado está em harmonia, os olhos são capazes de distinguir as cinco cores", enquanto as Questões Essenciais afirma "O Fígado recebe sangue, então há visão".

A insuficiência do sangue do Fígado ou do Yin do Fígado pode levar a distúrbios como visão turva, cegueira noturna, lacrimejamento e tontura. Se o calor do fogo do Fígado ou do Yang do Fígado aumentar e perturbar os olhos, haverá vermelhidão, coceira e dor. Se o fogo do Fígado leva à agitação do vento, haverá olhares fixos para cima. A Investigação dos Pontos ao Longo dos Canais afirma, portanto, que Ganshu B18 é indicado para "todas as doenças dos olhos pertencentes ao Fígado". De acordo com as Questões Essenciais "O Fígado domina os tendões de todo o corpo"25, e "Quando uma pessoa dorme, o sangue retorna ao Fígado. O sangue do Fígado ou o Yin do Fígado falham em nutrir os tendões e assim manter sua maciez e flexibilidade, pode haver rigidez crônica e contração, cãibras ou dor nos tendões.

Esses sintomas podem ser especialmente pronunciados quando o corpo está exausto e o sangue é menos eficaz na nutrição, ou durante ou após o sono ou inatividade, quando o sangue retorna ao Fígado e menos está disponível para circular por todo o corpo. Este tipo de rigidez, contração, cãibra ou dor será ainda mais pronunciado quando houver estagnação concomitante do Qi do Fígado, ou quando a deficiência de Yin ou sangue levar à agitação do vento do Fígado.

De acordo com os ditos da medicina chinesa "O Fígado governa a revolta" e "A raiva faz o Qi do Fígado subir até o pescoço e os ombros". A estagnação do Qi do Fígado ou a elevação do Yang do Fígado, portanto, facilmente levam à rigidez e dor no pescoço e ombros. Se o fogo do Fígado ou febre alta consumir o Yin do Fígado e gerar vento, pode haver sintomas espasmódicos agudos como opistótono, trismo, rigidez do pescoço e da coluna vertebral e tetania. Ganshu B18 é indicado para todos esses sintomas.

Finalmente, o Suplemento Ilustrado ao Clássico das Categorias afirma que Ganshu B18 é um dos cinco pontos (Feishu B13, Xinshu B15, Ganshu B18, Pishu B20 e Shenshu B23) que "drenam calor dos cinco Zang".


Combinações

Plenitude do hipogástrio: Ganshu B18 e Baohuang B53 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Dor aguda em ambas as regiões costais laterais: Ganshu B18, Pishu B20 e Zhishi B52 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Tossindo e cuspindo sangue: Ganshu B18, Quepen E12, Xinshu B15, Juque VC14 e Jiuwei VC15 (Suplementando a Vida).

Vômito de sangue e sangramento externo espontâneo: Ganshu B18, Yinbai BP1, Pishu B20 e Shangwan VC13 (Grande Compêndio).

Deficiência de sangue hepático com visão nublada: reforce Ganshu BL-18 e reduza Zusanli ST-36 (Canção do Dragão de Jade).

Obstrução visual superficial: Ganshu B18 e Toulinqi VB15 (Grande Compêndio).

Sonolência: Ganshu B18, Taixi R3, Zhaohai R6, Baihui VG20, Tianjing TA10, Erjian IG2, Sanjian IG3 e Lidui E45 (Grande Compêndio ).

Desordem shan abdominal fria: Ganshu B18, Yinshi E33 e Taixi R3 (Grande Compêndio).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004


223 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page