top of page

B11 Dazhu


Dazhu - Bexiga 11

Grande Transporte


Ponto de encontro dos canais da Bexiga, Intestino Delgado, Sanjiao e Vesícula Biliar e o

Vaso Governador

Ponto hui de encontro dos ossos

Ponto do Mar de Sangue


Localização

1,5 cun lateral à borda inferior do processo espinhoso da primeira vértebra torácica (T1).

Localize no ponto mais alto visível dos músculos paravertebrais.


Agulhamento

Inserção oblíqua em direção à coluna vertebral, 0,5 a 1 cun, ou inserção transversal-oblíqua 1 a 1,5 cun.

Cuidado: o agulhamento perpendicular acarreta um risco substancial de causar um pneumotórax.


Ações

Beneficia os ossos e articulações

Expulsa fatores patogênicos e firma o exterior

Regula o Qi do Pulmão e alivia a tosse


Indicações

Doenças ósseas, rigidez da nuca, rigidez da coluna vertebral, sensibilidade e dor nas costas e escápula, dor lombar, tetania, espasmo clônico, contração dos tendões associada a loucura, rigidez e dor no joelho.

Febre, tremores de frio, lesão por frio com ausência de suor, lesão por vento que não se dispersa, falha dos interstícios para fechar, suscetibilidade a pegar vento frio, malária, dor de cabeça, vento na cabeça, dor de cabeça estourando, inversão de Qi com cabeça pesada , tonturas, visão turva, colapso, incapacidade de ficar em pé por muito tempo.

Tosse, plenitude torácica, dispneia, tosse devido à sobrecarga, depressão no peito, calor no peito, obstrução dolorosa da garganta, dor abdominal, urgência abdominal com agitação e plenitude.


Comentários

Dazhu B11 é o ponto de encontro hui dos ossos e é indicado para várias doenças ósseas e rigidez e dor no pescoço, coluna e região lombar. Na prática clínica moderna, é usado quando a obstrução dolorosa devido ao vento patogênico, frio, umidade ou calor penetra profundamente nos ossos e articulações causando deformidade (conhecida como obstrução óssea dolorosa). O Dazhu B11 também é indicado para a contração dos tendões, e o Spiritual Pivot recomenda especialmente o Dazhu B11 para o tratamento da contração dos tendões que pode acompanhar a loucura.

O clássico Investigação dos Pontos ao Longo dos Meridianos da dinastia Ming diz que Dazhu B11 é indicado "para lesões causadas pelo vento que não se dispersa, com dor de cabeça intensa, dor nas costas e escápula, interstícios que não estão fechados, suscetibilidade a pegar vento-frio".

O canal Taiyang é o mais externo dos seis canais e, portanto, o primeiro a ser danificado pelo vento frio patogênico externo. É por esta razão que o padrão vento-frio externo geralmente causa dor de cabeça e dor no pescoço, que pode se estender pela parte superior das costas (canal taiyang). Ao mesmo tempo, o vento-frio patogênico externo, que primeiro ataca a porção superficial do corpo, penetra facilmente no Pulmão, uma vez que o Pulmão controla a pele e os pelos do corpo. Dazhu B11 é um ponto do canal taiyang e um ponto de encontro do canal taiyang da bexiga com o canal taiyang do intestino delgado.

Além disso, está localizado na parte superior das costas, perto do pescoço e do Pulmão. Tem assim uma forte ação tanto na parte exterior do corpo (demonstrada pela sua capacidade de expelir vento-frio manifestando-se por rigidez e dores no pescoço e escápulas, febre, calafrios e ausência de transpiração), como na Pulmão (demonstrado por sua capacidade de aliviar tosse, dispneia e plenitude torácica). A este respeito é muito semelhante ao Fengmen B12, especialmente na sua capacidade tanto para expelir o excesso de vento-frio patogénico como para firmar o exterior em casos de deficiência (por exemplo, interstícios e poros que não fecham, suscetibilidade para apanhar vento-frio ).

De acordo com o Pivô Espiritual, Dazhu B11 é um ponto do 'mar de sangue'. Esta passagem diz "O Vaso Penetrador é o mar dos doze canais [ou seja, o mar de sangue]. No superior, ele é conduzido para Dazhu B11 e, no inferior, emerge em Shangjuxu E37 e Xiajuxu E39 ... Quando o mar de sangue está em excesso, há uma sensação como se o corpo fosse grande; sente-se inquietação, mas não se sabe que doença é; quando o mar de sangue é insuficiente, tem-se a sensação de o corpo é pequeno, sente-se diminuído, mas não sabe o que pode ser a doença". Apesar desta passagem, vale a pena notar que tais indicações não são encontradas em textos posteriores.

Alguns comentaristas, no entanto, interpretam várias indicações de Dazhu B11 como relacionadas a distúrbios do Vaso Penetrador, especialmente os sinais de rebelião de Qi no peito (tosse, plenitude do peito, dispneia) e cabeça (tontura). Finalmente, as Questões Essenciais incluem Dazhu B11 entre os oito pontos (quepen bilateral E12, Dazhu B11, Zhongfu P1 e Fengmen B12) para eliminar o calor do peito.


Combinações

Frieza e dor na medula óssea: Dazhu B11, Xuanzhong VB39, Fuliu R7, Shenmai B62, Lidui E45 e Shenshu B23 (Compilação).

Todo vento, obstrução dolorosa, distúrbio de atrofia e doenças de inversão: Dazhu B11 e Ququan F8 (Canção para Manter a Manga).

Dor de cabeça e tontura visual: Dazhu B11, Sibai E2 e Yongquan R1 (Suplemento de Vida).

Depressão no peito: Dazhu B11 e Xinshu B15 (Fórmulas dos Mil Ducados).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004


Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page