top of page

VB8 Shuaigu


Shuaigu - Vesícula Biliar 8

Vale Principal


Ponto de encontro dos canais da Vesícula Biliar e da Bexiga


Localização

Na região temporal, na leve depressão 1 cun diretamente acima do ápice da orelha.

Dobre a orelha para a frente para definir o ápice. Dobre a orelha de forma que a parte posterior da hélice superior cubra diretamente a parte anterior da hélice superior. Tome cuidado para não empurrar toda a orelha para a frente.


Agulhamento

Inserção transversal 0,5-1,5 cun. Este ponto pode ser unido por agulhamento direto para Taiyang (Ex-HN5).

Nota: ponto Hanyan VB4, em comum com todos os pontos dentro da linha do cabelo, pode ser agulhado em qualquer direção. A direção depende da sintomatologia, em outras palavras, direcione a agulha para onde a dor de cabeça ou outra dor se irradia, ou junte-a por meio de agulhamento a outros pontos da cabeça. A agulha deve ser inserida profundamente na camada subcutânea, no tecido areolar frouxo adjacente ao osso do crânio, em vez de mais superficialmente.


Ações

Elimina o vento, beneficia a cabeça e alivia a dor

Harmoniza o diafragma e o estômago e alivia os vómitos

Trata intoxicação alcoólica


Indicações

Dor de cabeça unilateral, sensação de peso na cabeça, vento na cabeça, dor no canto da testa (a área de Touwei E8, desvio da boca e dos olhos, vento agudo e crônico na infância, tontura, distúrbios oculares.

Vômito incessante, Estômago frio, mucosidade, dor no diafragma, incapacidade de comer, agitação e plenitude ao comer ou beber, lesão por álcool com vômito, catarro, tontura, edema.


Comentários

Shuaigu VB8 é um ponto importante para o tratamento de dor de cabeça parietal ou temporal e sensação de peso, especialmente quando unilateral, e frequentemente é sensível nesses casos.

Os canais primários e musculotendíneos da Vesícula Biliar atravessam o lado da cabeça, e o canal da Vesícula Biliar está relacionado interior-exteriormente com o canal do Fígado. Shuaigu VB8 é particularmente indicado nos casos em que o vento externo ataca a cabeça, ou o fogo do Fígado, o Yang do Fígado ou o vento do Fígado sobem ao longo do canal da Vesícula Biliar para assediar a cabeça, causando dor de cabeça unilateral severa.

De acordo com o Clássico Ilustrado de Pontos de Acupuntura do Homem de Bronze Shuaigu VB8 é especialmente indicado para "frio e mucosidade no diafragma e no Estômago, lesões por álcool, gases que causam dor intensa e teimosa em ambos os cantos do cérebro, incapacidade de comer e beber, agitação e plenitude com vômitos incessantes". Esta é uma clara referência à dor de cabeça migranosa. Uma vez que Shuaigu VB8 harmoniza o diafragma e o Estômago, é o ponto principal na cabeça para tratar a dor de cabeça acompanhada de vômito devido ao ataque ao Estômago pelo Qi do Fígado, ou ao calor da fleuma da Vesícula Biliar e do Estômago. O álcool pode induzir enxaqueca e vômitos, agravando o calor do Fígado e interrompendo a harmonia entre o Fígado e o Estômago, ou induzindo ou agravando o calor úmido na Vesícula Biliar e no Estômago. Muitos clássicos, portanto, recomendam esse ponto para dores de cabeça e vômitos induzidos pelo álcool.

Shuaigu VB8 também é indicado para o acúmulo de mucosidade no diafragma e no Estômago, causando vômitos incessantes e 'dor no diafragma do Qi do mucosidade'. Na prática clínica, o padrão de fleuma ou fleuma-calor no Estômago é comumente visto em combinação com estagnação e calor na Vesícula Biliar. Shuaigu VB8 é especialmente indicado quando esses sintomas são acompanhados de dor de cabeça unilateral.


Combinações

Dor de cabeça de vento unilateral ou generalizada que é difícil de curar: junte Sizhukong TA23 por via subcutânea com Shuaigu VB8 (Canção do Dragão de Jade).

Catarro frio no diafragma e no Estômago: Shuaigu VB8 e Geshu B17 (Suplementando a Vida).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

246 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page