top of page

VB41 Zulinqi


Zulinqi - Vesícula Biliar

Pé Governador das Lágrimas


Ponto shu-corrente do canal da Vesícula Biliar

Ponto Madeira do canal da Vesícula Biliar

Ponto de confluência do vaso da Cintura


Localização

Na depressão distal à junção do 4º e 5º ossos metatarsais, na face lateral do tendão do m. extensor longo dos dedos (ramo para o dedo mínimo).

Peça ao paciente para abduzir o dedinho do pé para fazer o ramo do m. extensor longo dos dedos mais proeminente.

Passe um dedo de Xiaxi VB43 em direção ao tornozelo, ao longo do espaço entre o quarto e o quinto metatarsos até que ele passe sobre esse ramo na depressão significativa imediatamente além do tendão.


Agulhamento

Inserção perpendicular 0,5 a 1 cun. O ângulo incorreto de inserção não permitirá que a agulha passe entre as diáfises do quarto e quinto ossos metatarsais.


Ações

Dispersa o Qi do Fígado

Beneficia o peito, a região costal lateral e as mamas

Limpa a cabeça e beneficia os olhos

Transforma catarro e dissipa nódulos


Indicações

Dor na região costal lateral, plenitude torácica com incapacidade de recuperar o fôlego, Qi rebelde com dispneia, obstrução dolorosa torácica, dor na fossa supraclavicular, contrafluxo invertido dos quatro membros, escrófula, inchaço da axila, enurese, malária .

Dor de cabeça, dor de cabeça unilateral, vento na cabeça, tontura, tontura visual, dor no occipital, dor no vértice, dor no canto externo, vermelhidão, inchaço e dor nos olhos, lacrimejamento, olhos secos, surdez e zumbido, propensão roer a língua e bochecha, inchaço da região submandibular e bochecha, inchaço de Tianyou TA16, dor de dente.

Distensão e dor da mama, abscesso mamário, distúrbios menstruais, menstruação inibida.

Dor no quadril, dor na parte inferior da perna, obstrução dolorosa fixa, dor errante, inchaço e dor nos pés, dor e contração dos dedos, inchaço e dor no dorso dos pés, todos os distúrbios dos pés.


Comentários

Zulinqi VB41 é um ponto indispensável para espalhar o Qi do Fígado, especialmente quando a estagnação do Qi se manifesta ao longo do canal da Vesícula Biliar, e esta ação sustenta todas as indicações deste ponto. Embora a causa primária da estagnação do Qi do Fígado seja emocional, ela pode se manifestar tanto com sintomas físicos quanto com alterações emocionais. Zulinqi VB41 trata predominantemente os sintomas físicos da estagnação do Qi do Fígado, ou seja, distensão, pressão e dor ao longo do canal da Vesícula Biliar no peito, cabeça, olhos, mama, região costal lateral e axila.

O fluxo suave do Qi do Fígado auxilia na ascensão e descida do Qi de todos os Zang Fu. Portanto, se o Qi do Fígado estagnar na região do peito, isso pode impedir a descida do Qi do Pulmão e impedir a respiração suave. Além de plenitude torácica, obstrução torácica dolorosa e dispneia, pode haver incapacidade de recuperar o fôlego. Este sintoma, que pode ser descrito pelo paciente como uma espécie de falta de ar, é mais uma consciência anormal da respiração acompanhada por uma sensação de que os Pulmões não podem ser preenchidos adequadamente.

Se a estagnação do Qi do Fígado se transformar em fogo do Fígado, ou se o fogo do Fígado subseqüentemente consumir o Yin e levar ao surgimento do Yang do Fígado, o fogo ou Yang pode ascender à cabeça ao longo do canal da Vesícula Biliar (occipício, região temporal e orelhas) ou canal do Fígado (vértice) e causar dor, tontura, zumbido ou até surdez. Embora Zulinqi VB41 seja muito utilizado na prática clínica moderna para cefaléia unilateral, particularmente com Waiguan TA5 e especialmente para cefaleias associadas ao ciclo menstrual, é interessante notar que todas as principais referências clássicas são para dor occipital e dor do vértice.

No Ode do Rio Obstruída, o uso de Zulinqi VB41 é referido como um dos 'oito métodos terapêuticos'. Nesta descrição da aplicação dos oito pontos confluentes dos vasos extraordinários para afetar sintomas e áreas específicas do corpo, o Zulinqi VB41 é indicado para distúrbios dos olhos. O Fígado 'se abre' nos olhos, e os canais divergentes do Fígado, Vesícula Biliar e Vesícula Biliar se conectam com o olho. Quando o fogo do Fígado ou o Yang do Fígado sobem para perturbar os olhos, ou o vento-calor externo entra no canal do Fígado, pode haver lacrimejamento ou olhos secos, vermelhidão, inchaço e dor nos olhos, especialmente no canto externo, ou tontura visual. Zulinqi VB41, como o nome (Pé Governador das Lágrimas) indica, é um ponto importante para ajustar o fluido no olho e tratar essas condições.

Zulinqi VB41 é o ponto de confluência do vaso Girdling que circunda a cintura e liga os vasos Penetrante e Concepção e os canais do Rim, Fígado e Baço, canais que influenciam o ciclo menstrual. Além disso, o canal primário da Vesícula Biliar desce pela região do peito, o canal tendinoso da Vesícula Biliar liga-se ao seio e os mamilos são atribuídos ao canal jueyin do Fígado. Zulinqi VB41 é particularmente usado em situações onde a estagnação do Qi do Fígado prejudica a regularidade do ciclo menstrual, e mais especialmente para sintomas de Qi estagnado, como distensão e dor no peito e dor de cabeça que precedem o período menstrual. Zulinqi VB41 também é indicado para abscesso mamário e é combinado em uma receita moderna com Guangming VB37 para interromper a lactação. Após o agulhamento, aplica-se moxabustão nos pontos por dez minutos.

A estagnação do qi do Fígado pode prejudicar a circulação suave de fluidos, resultando em sua condensação em fleuma, ou pode se transformar em fogo que queima e condensa os fluidos corporais, levando à formação de fleuma. Zulinqi VB41 é indicado quando catarro e Qi estagnado se combinam para formar inchaço e nódulos no pescoço, mama e axila.

Finalmente, Zulinqi VB41 é usado para inchaço e dor nos pés (especialmente no dorso) e dor e contração dos dedos dos pés. De acordo com a investigação sobre pontos ao longo dos canais, o Zulinqi VB41 é adequado para "todos os distúrbios dos pés".


Combinações

Obstrução ocular interna: Zulinqi VB41, Jingming B1, Tongziliao VB1 e Hegu IG4 (Grande Compêndio).

Lacrimejamento a frio: Zulinqi VB41, Jingming B1, Fengchi VB20 e Wangu ID4 (Grande Compêndio).

Lacrimejamento: Zulinqi VB41, Baihui VG20, Yemen TA2, Houxi ID3, Qiangu ID2 e Ganshu B18 (Grande Compêndio).

Surdez: Zulinqi VB41, Jinmen B63 e Hegu IG4 (Canção dos Pontos).

Ranger dos dentes: Zulinqi VB41 e Guangming VB37 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Inchaço da axila: Zulinqi VB41, Yangfu VB38, Diwuhui VB42, Weiyang B39, Shenmai B62 e Tianchi CS1 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Inchaço da axila: Zulinqi VB41, Qiuxu VB40 e Yangfu VB38 (Grande Compêndio).

Protuberâncias da axila: Zulinqi VB41, Yuanye VB22, Zhigou TA6 e Waiguan TA5 (Suplemento ilustrado).

Escrófula: Zulinqi VB41, Shaohai C3, Tianchi CS1, Zhangmen F13, Zhigou TA6, Yangfu VB38, Jianjing VB21 e Shousanli IG10 (Grande Compêndio).

Inchaço da fossa supraclavicular [Quepen E12, Zulinqi VB41, Shangyang IG1 e Taixi R3 (Grande Compêndio).

Dor no coração: Zulinqi VB41, Jueyinshu B14 e Shenmen C7 (Suplementando a Vida).

Obstrução dolorosa no peito e dor no coração: Zulinqi VB41 e Tianjin TA10 (Suplementando a Vida).

Plenitude do peito: Zulinqi VB41 e Yangjiao VB35 (Suplementando a Vida).

Plenitude do abdome e região costal lateral: Zulinqi VB41, Yanglingquan VB34 e Shanglian IG9 (Grande Compêndio).

Inchaço dos seios em mulheres: Zulinqi VB41 e Shaoze ID1 (Moxabustão Divina).

Abscesso de mama: Zulinqi VB41, Xiajuxu E39, Zusanli E36, Xiaxi VB43, Yuji P10, Weizhong B40 e Shaoze ID1 (Grande Compêndio).

Menstruação inibida: Zulinqi VB41, Sanyinjiao BP6 e Zhongji VC3 (Grande Compêndio).

Dor no quadril com dificuldade para andar e dor na pele da face lateral da perna: Zulinqi VB41 e Sanyinjiao BP6 (Fórmulas dos Mil Ducados).

Para interromper a lactação: Zulinqi VB41 e Guangming VB37.


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

503 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page