top of page

VB26 Daimai


Daimai - Vesícula Biliar 26

Vaso de Anelamento


Ponto de encontro do canal da Vesícula Biliar com o vaso da Cintura


Localização

Diretamente abaixo de Zhangmen F13 (anterior e inferior à extremidade livre da décima primeira costela), nivelado com o umbigo.

I. Para localizar a extremidade livre da décima primeira costela, coloque toda a mão na parte superior do abdome e, com uma leve pressão dos dedos, apalpe para baixo ao longo da margem costal, até que a extremidade da décima primeira costela esteja localizada logo acima do nível do umbigo;

II. A extremidade livre da décima primeira costela geralmente fica próxima à linha axilar média, que é traçada verticalmente para baixo a partir do ápice da axila (Jiquan C1).


Agulhamento

Inserção perpendicular, 0,5 a 1 cun.

Cuidado: em indivíduos magros, o agulhamento profundo pode penetrar na cavidade peritoneal.


Ações

Regula o vaso da Cintura e drena a humidade

Regula a menstruação e interrompe a leucorréia

Ativa o canal e alivia a dor


Indicações

Leucorréia vermelha e branca, distúrbios da menstruação, menstruação irregular, amenorréia, infertilidade, prolapso uterino, rigidez e dor no hipogástrio em mulheres, dor abdominal inferior em mulheres.

Dor insuportável na região costal lateral que irradia para as costas, dor na região costal lateral, dor lombar, distúrbio de Shan, tenesmo, espasmo clônico.


Comentários

O vaso da Cintura, envolvendo a cintura como um cinto, é o único canal importante que corre horizontalmente. Ele passa pelos pontos Daimai VB26, Wushu VB27 e Weidao VB28, e circunda e liga os vasos Penetrador, Concepção e Governador e os canais do Rim, do Fígado e do Baço. O vaso da Cintura desempenha um papel importante no controle da leucorréia e pode ser danificado por umidade turva que desce, deficiência de Yin ou Yang do Rim, invasão de umidade externa que se transforma em calor ou derramamento de umidade-calor do canal do Fígado e da Vesícula Biliar , todos os quais podem resultar em leucorréia. De fato, o termo 'dai xia' (leucorréia) é composto pelos caracteres 'dai', que significa cinto ou cinta, e 'xia', que significa para baixo. Como o ponto mais importante para regular o Qi do vaso da Cintura, Daimai VB26 é indispensável no tratamento da leucorréia resultante de qualquer um dos padrões acima.

De acordo com o Pivot Espiritual "Os vasos Penetrador e Concepção começam no útero", enquanto os Deveres dos Confucianos para com Seus Pais, o clássico do século XIII de Zhang Cong-zheng, afirma "Os vasos Penetrantes, Conceptivos e Governadores têm o mesmo ponto de partida mas circulação diferente, a mesma fonte, mas ramos diferentes, cada um deles se conecta com o vaso da Cintura".

O Vaso Concepção, o Vaso Penetrador e o Vaso Governador, portanto, todos se originam no útero nas mulheres e são todos vinculados ao vaso da Cintura. Daimai VB26 não é apenas um ponto importante para ativar o próprio Vaso da Cintura, mas tem uma influência significativa nos vasos Concepção e Penetrador, e é capaz de tratar.

Distúrbios do útero e da menstruação, como infertilidade, menstruação irregular e amenorréia e afundamento do Qi, causando prolapso uterino.

Além de regular o Qi do Vaso da Cintura, Daimai VB26 é eficaz como um ponto local para resolver a estagnação do Qi decorrente da desarmonia do Fígado.

Distúrbio do Vaso da Cintura e estagnação de Qi no Jiao inferior podem levar a dor, distensão e endurecimento do abdome inferior em mulheres, dor na região costal lateral, distúrbio de shan e dor lombar.


Combinações

Leucorréia vermelha e branca: Daimai VB26, Guanyuan VC4, Qihai VC6, Sanyinjiao BP6, Baihuanshu B30 e Jianshi CS5 (Grande Compêndio).

Amenorréia: Daimai VB26 e Xuehai BP10 (Suplementando a Vida).

Menstruação irregular: Daimai VB26, Qihai VC6, Zhongji VC3, Shenshu B23 e Sanyinjiao BP6 (Grande Compêndio).

Dor e rigidez do hipogástrio: Daimai VB26 e Xiaxi VB43 (Suplementando a Vida).


Referências bibliográficas:

  1. Deadman P, Al-Khafaji M, Baker K. A Manual of Acupuncture. Journal of Chinese Medicine 1998. ISBN: 0951054678

  2. Focks, C. Guia prático de acupuntura: localização de pontos e técnicas de punção. Barueri, SP: Manole, 2008

  3. Yamamura, Y. Acupuntura tradicional - A Arte de Inserir. 2ª ed. São Paulo, SP: Roca, 2004

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page