Uso das técnicas de preparo do alimento na Medicina Tradicional Chinesa




Cozimento

Este método de preparo do alimento fornece delicadamente energia Yang aos alimentos. É útil para evitar o efeito do resfriamento de alimentos frios e gelados. Assar alimentos ou prepará-los em caçarolas é uma maneira de se fornecer ao corpo energia Yang e equilibrar o efeito de resfriamento dos alimentos Yin, como os vegetais. O cozimento é benéfico para fornecer ao corpo energia Yang durante a estação fria.

Legumes ou alimentos crus, que devido ao seu caráter Yin, resfriam o corpo, podem se aquecer através do cozimento.


Branqueamento

Este método de preparação não altera o nível de energia de um alimento, mas os alimentos ficam mais fáceis de digerir quando aquecidos.


Fritar e assar

Fritar e assar fornecem alimentos com energia Yang. O uso da panela wok com pouco ou nenhum óleo fornece uma variação deste método, pois coloca os alimentos em contato com calor extremo por um curto período de tempo e cria uma camada externa crocante, mas os deixa suculentos e frescos por dentro. Isso fornece alimentos com forte energia Yang por fora e um componente de equilíbrio Yin por dentro.

Alimentos fritos e assados devem ser evitados com sintomas de calor interno. Usar muito óleo ou outras gorduras para fritar também pode desenvolver calor úmido, o que prejudica o Fígado e a Vesícula Biliar.


Cozinhar no vapor

O vapor muda muito pouco a natureza térmica dos alimentos, o que classifica esse método como neutro.


Grelhar


Grelhar desenvolve um forte efeito Yang. O contato direto com uma fonte de calor fornece alimentos com calor intenso. Isso desenvolve um forte efeito de aquecimento em alimentos grelhados, especialmente carne. Como alimentos grelhados ​​podem desenvolver substâncias tóxicas , esse método deve ser aplicado apenas em casos excepcionais.

Alimentos grelhados devem ser evitados com sintomas de calor.


Ferver

Com a fervura, o efeito do aquecimento é determinado pelo tempo e temperatura de cozimento. A fervura breve adiciona pouca energia Yang aos alimentos. A fervura prolongada por várias horas desenvolve imensa energia Yang nos alimentos. Na Medicina Tradicional Chinesa, esse potencial energético elevado é muito mais importante do que qualquer perda potencial de vitaminas durante o cozimento prolongado. Ensopados contendo carnes quentes e cozidos a fogo brando por longos períodos são uma excelente base para restaurar o Yang em uma pessoa com deficiência de Qi ou Yin. Esse método de cozinhar não é mais comum em muitas partes do mundo, mas é muito eficaz para a cura na medicina chinesa. No passado, a fervura por longos períodos era generalizada na Europa, especialmente no norte da Europa, onde, por dias a fio, uma panela fervia em fogo aberto, com novos itens alimentares adicionados regularmente. Estas refeições energeticamente muito quentes proporcionavam o equilíbrio necessário para

condições climática mais fria.


Uso das sopas na Medicina Tradicional Chinesa

Na nutrição chinesa, a energia de um alimento é influenciada pela duração do cozimento e pela intensidade do calor fornecido. As chamadas Sopas Mestre, que fervem em fogo baixo por seis a 36 horas, são de especial importância neste contexto e são consideradas de imenso poder no tratamento de doenças por praticantes da Medicina Tradicional Chinesa, especialmente em situações de deficiência de Qi ou Yang, doenças prolongadas, durante a recuperação e para mães que acabaram de ter filhos. O uso de temperos e alimentos específicos direciona a ação sobre o órgão que se deseja melhora a energia.


Cozinhar com álcool

O álcool não apenas melhora o sabor dos alimentos, mas também os aquece. O padrão de movimento do álcool é favorável, o que puxa o Yang para cima. O álcool também dissolve a estagnação, promove o Qi e a circulação sanguínea e dissipa o frio. Isso pode equilibrar a falta de Qi no Aquecedor Superior. Cozinhar com álcool aquece o Aquecedor Central (Estômago e Baço-Pâncreas) e o Aquecedor Superior (Coração e Pulmão).

Durante as tensões emocionais com o Qi deficiente, com desânimo, resignação ou tristeza, as refeições cozidas com Qi de álcool aumentam o humor.

Cozinhar com álcool aquece as refeições, aumenta a energia do corpo e estimula a circulação do Qi no corpo, o que também pode diminuir o bloqueio emocional e a tensão.


Ferver com água abundante

Este método reduz a energia Yang dos alimentos, especialmente em vegetais, e não é recomendado.


Cozinhar com ingredientes energeticamente frios (ex.: frutas, brotos)

O uso de ingredientes energeticamente frios durante o cozimento equilibra partes Yang excessivas (como carne) e harmoniza a refeição como um todo.


Refogar

O calor do óleo vegetal de alta qualidade fornece apenas uma quantidade moderada de calor.


Salgar (decapagem em salmoura)

O sal reduz o Qi dos alimentos e tem uma natureza térmica fria.Ao reduzir a energia Yang dos alimentos, a salga aumenta a energia Yin.


Defumar

Defumar fornece alimentos com energia Yang, mas menos do que com grelhados. Peixe defumado é recomendado como um complemento renal durante os meses mais frios.

Os alimentos defumados devem ser usados ​​com moderação, especialmente em conjunto com o excesso de sal.


Temperos

A natureza térmica da maioria das especiarias é morna ou quente. As especiarias não apenas temperam os alimentos, mas também têm um forte efeito energético sobre eles. Suplementam e aquecem o Estômago e o Baço-Pâncreas. Do ponto de vista da Medicina Tradicional Chinesa, isso explica o efeito na digestão de muitas especiarias. Ao usar especiarias quentes, como folha de louro, cominho ou cravo, muitos vegetais Yin, como repolho roxo, repolho branco ou chucrute, ficam mais fáceis de digerir. O cozimento prolongado também contribui para esse efeito.

Alimentos altamente temperados influenciam fortemente o nível de energia do corpo e devem ser reduzidos ou evitados durante os estados de reposição ou calor interno. Por exemplo, o café energeticamente quente pode ser desfavorável com os distúrbios do sono, que são um sintoma do calor interno. Os distúrbios do sono podem ser provocados pelo consumo de especiarias acre, como alho, cebola, pimenta, etc.

As especiarias mornas ou quentes, que aumentam o Yang, são recomendadas para uma dieta vegetariana para equilibrar o efeito de resfriamento dos vegetais. Os alimentos em geral devem ser temperados com mais força durante os meses frios para evitar a deficiência de Yang.


Referência:

  1. Kastner, J. Chinese Nutrition Therapy - Dietetics in Traditional Chinese Medicine. Thieme 2004

11 visualizações

Todos os Direitos Reservados ©2019 by medicofisiatra.com.br. Para uso de algum dos conteúdos entrar em contato conosco.