Substâncias fundamentais na fitoterapia chinesa – parte 2


Substâncias fundamentais na fitoterapia chinesa – parte 2

O Qi

O Qi é a energia que é utilizada para alimentar a vida, o trabalho, os projetos e as paixões. Quando se consome muito o Qi, a pessoa pode sentir cansaço, sonolência e sensação de baixa energia.

Uma excelente forma de promover o Qi é através do consumo adequado de alimentos. Dessa forma, os órgãos responsáveis pela nutrição (Baço e Estômago) têm papel importante na produção de Qi que flui através dos seus meridianos.

As ervas utilizadas para melhorar o Qi, geralmente, promovem a função adequada do Baço.

O Sangue

O Sangue na visão da Medicina Tradicional Chinesa é diferente da visão ocidental e se baseia no conceito energético, assim como o Qi, e o Yin e o Yang. O Sangue, também chamado de Xue, serve para nutrir energeticamente o organismo, com energia Yin.

As ervas utilizadas para melhorar o Sangue, geralmente, tonificam o Yin.

Os Líquidos Corporais

Os Líquidos Corporais, conhecidos como Jin Ye, são os fluidos normais do seu corpo em equilíbrio adequado. Esses fluidos promovem a saúde através de funções como lubrificar as articulações, manter as mucosas úmidas e promover o equilíbrio do líquido cefalorraquidiano.

#fitoterapia #mtc #acupuntura #terapiascomplementares #medicinaintegrativa

Referências bibliográficas:

Chauhan, C. Chinese Herbal Medicine for Begignners - Over 100 Remedies for Wellness and Balance. Rockridge Press. Emeryville, California. 2020

Yang Y.Chinese Herbal Medicines - Comparisons and Characteristics. Churchill Livingstone. 2010

17 visualizações

Todos os Direitos Reservados ©2019 by medicofisiatra.com.br. Para uso de algum dos conteúdos entrar em contato conosco.