Substâncias fundamentais na fitoterapia chinesa – parte 1


Substâncias fundamentais na fitoterapia chinesa – parte 1

O nosso organismo é formado por muitas substâncias de acordo com a Medicina Tradicional Chinesa. Além do Yin e do Yang, nós somos compostos pela Essência, Espírito (Shen), Qi, Sangue (Xue) e Líquidos Corporais (Jin Ye). Todas essas substâncias trabalham em harmonia para manter o corpo em equilíbrio. Quando ocorre uma fraqueza em uma destas substâncias, pode ocorrer o comprometimento das outras.

A Essência

A Essência, também conhecida como Jing, é a herança herdada dos pais. É a energia que a pessoa recebe ao nascimento e que vai utilizando durante toda a sua vida.

Embora não se consiga modificar a quantidade de Jing, cuidados podem ser utilizados para protegê-lo e apoiá-lo, mantendo o Yin e o Yang equilibrados no corpo e observando hábitos de vida saudáveis ​​em geral.

As ervas que promovem a harmonia do organismo auxiliam a suportar o Jing.

O Espírito

O Espírito, também chamado de Shen, reside no Coração e circula pelo corpo. Para que o Espírito esteja presente, centralizado e descansado, o Coração estar calmo, assim como ter uma quantidade suficiente de Sangue (Xue), Yin e Qi.

As ervas podem atuar acalmando e apoiando o Espírito, por exemplo estimulando o fornecimento de Sangue (Xue) suficiente para o Coração.

#fitoterapia #mtc #acupuntura #terapiascomplementares #medicinaintegrativa

Referências bibliográficas:

Chauhan, C. Chinese Herbal Medicine for Begignners - Over 100 Remedies for Wellness and Balance. Rockridge Press. Emeryville, California. 2020

Yang Y.Chinese Herbal Medicines - Comparisons and Characteristics. Churchill Livingstone. 2010

251 visualizações

Todos os Direitos Reservados ©2019 by medicofisiatra.com.br. Para uso de algum dos conteúdos entrar em contato conosco.