Ritmo diário na nutrição energética



De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, as refeições devem ser adequadas ao ritmo Yin Yang durante o dia. Dessa forma, recomenda-se que:

  • As três refeições principais a seguir devem ser consumidas diariamente e aproximadamente ao mesmo tempo, quando possível complementadas por duas refeições menores entre elas

  • Consumir um café da manhã saudável, um pequeno almoço e uma refeição leve à noite


Café da manhã

O Estômago está em sua capacidade digestiva ideal entre 7 e 9 da manhã, o que torna o café da manhã a refeição que deve ser substancial e fortalecedora.

Um bom café da manhã fortalece o Qi e o Yang do Estômago e do Baço-Pâncreas durante o dia. Os alimentos ideais para o café da manhã são alimentos energeticamente quentes, preparados com métodos de cozimento quentes que estimulam o corpo e não espalham a umidade.


Recomendação

Um começo ideal para um bom dia começa com um mingau de grãos cozidos, idealmente moídos na hora, especialmente milho ou a aveia. Durante o verão, recomenda-se o trigo levemente mais frio. O mingau pode ser combinado com nozes, sementes e um pouco de fruta da estação. Se necessário, adoçar levemente para complementar, usando mel, marmelada ou os outros adoçantes (rapadura, caldo de cana de açúcar, etc.). Chá preto ou café, ambos com moderação, são bebidas adequadas para apoiar o Yang.


Evitar

Alimentos energeticamente frios e produtores de umidade que suprimem o Yang matinal em expansão e enfraquecem o Fogo digestivo, ou seja, frutas, sucos de frutas, alimentos crus, excesso de produtos lácteos.


Considerações importantes

Os laticínios são adequados em pequenas quantidades quando o Qi do Baço-Pâncreas é bom. Caso contrário, eles são energeticamente muito frios e podem facilmente causar Umidade ou Mucosidade.


Almoço

O almoço é de preferência uma refeição substancial e quente que fortalece o Aquecedor Central. Recomenda-se o aquecimento de grãos e vegetais, além de peixes, aves, carne magra e salada.


Considerações importantes

Uma boa refeição não sobrecarrega o corpo ou causa sonolência. Evite alimentos gordurosos e oleosos, alimentos muito frios ou refeições muito grandes. Eles produzem Umidade no corpo, diminuem o fluxo de Qi e causam fadiga e lentidão.


Jantar

À noite, o Yang e a capacidade digestiva diminuem e o Yin aumenta. A refeição da noite deve ser pequena e apoiar o Yin em ascenção, por exemplo, pratos quentes de grãos e vegetais, possivelmente carne, quantidades moderadas de laticínios ou produtos de soja.


Evitar

Alimentos energeticamente quentes e estimulantes, como alimentos picantes e temperados.


Considerações importantes

Refeições volumosas à noite sobrecarregam o Estômago e o Qi do Baço-Pâncreas, que é naturalmente mais baixo à noite. Freqüentemente, essas refeições resultam em ganho de peso, náusea, inchaço e distúrbios do sono. Pessoas com problemas de peso não devem comer depois das 18 horas, quando os órgãos digestivos estão mais fracos.


Referência:

  1. Kastner, J. Chinese Nutrition Therapy - Dietetics in Traditional Chinese Medicine. Thieme 2004

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