Relacionamento Rim-Bexiga (elemento Água) - fisiologia parte 2


O Rim é a raiz de todo Yang e Yin do corpo

O desequilíbrio duradouro e as doenças crônicas enfraquecem o Rim, o que significa que ele deve ser fortalecido como parte de qualquer terapia para doenças crônicas.


O Rim armazena a essência, governa o nascimento, o desenvolvimento, a reprodução e o envelhecimento

O Yin do Rim serve como base material para o desenvolvimento e a maturação dos óvulos e espermatozoides. o Yang do Rim fornece a energia para a atividade sexual.

A deficiência do Rim leva a uma variedade de distúrbios como impotência, libido fraca, infertilidade, problemas durante a gravidez e outras disfunções sexuais e urológicas.

O Jing (Essência) é armazenado no Rim. Esse Jing pode ser preservado, mas não reabastecido. O Qi adquirido, que suplementa o Jing, é obtido através da ingestão diária de alimentos.


Rim governa a água

O Rim governa toda a produção e movimento de fluidos corporais e, através de sua conexão com a Bexiga, também é responsável pela descarga de fluidos.

Secura excessiva, por exemplo, devido ao calor, enfraquece os fluidos corporais e o Yin do Rim. O sabor salgado associado ao Rim é capaz de repor os líquidos devido às suas propriedades de retenção da água.


O Rim governa os homens e o “fogo da vida” (ming men zhi huo)

O clima frio, bem como uma dieta que é energeticamente muito fria - reduz e bloqueia o Yang do Rim e causa obstrução duradoura de todas as funções corporais. Como "fogo da vida" (ming men zhi huo), o Yang do Rim aquece o Yang de todo o corpo. "Ming men", o portão da vida (VG4), também é chamado de "portão do fogo", a raiz do fogo de todos os órgãos internos. Os sintomas do resfriado da deficiência crônica de Yang podem ser tratados com muita eficácia com terapia nutricional, juntamente com moxabustão, acupuntura e ervas chinesas.


Aspectos nutricionais gerais

Como regra, apenas os padrões de deficiência se desenvolvem no Rim. Uma boa dieta protege o Jing e o Qi renal. Para o Rim, o foco deve estar nas medidas preventivas da dieta que apoiam o Yin e o Yang do Rim a longo prazo, para evitar que se esgotem.

O Yang do Rim está intimamente ligado ao Yang do Baço e ao Qi do pulmão. As medidas alimentares devem complementar as três órgãos: Rim, Baço e Pulmão.


Referência:

Kastner, J. Chinese Nutrition Therapy - Dietetics in Traditional Chinese Medicine. Thieme 2004

4 visualizações

Todos os Direitos Reservados ©2019 by medicofisiatra.com.br. Para uso de algum dos conteúdos entrar em contato conosco.