Relacionamento Pulmão-Intestino Grosso (elemento Metal) – fisiologia – parte 2



Fisiologia do relacionamento Pulmão - Intestino Grosso

Governa o Qi e a respiração

Uma das funções mais importantes do Pulmão é inalar o ar e transformá-lo em Qi claro e ancestral (Zong Qi), que depois combina com o Gu Qi (Qi dos alimentos) do Baço. Estes são então combinados com o Jing no Qi verdadeiro (Zheng Qi). O Qi verdadeiro circula nos meridianos pelo Pulmão para encher o corpo e nutrir os órgãos. O pulmão, juntamente com o Baço, carrega uma grande responsabilidade pelo Qi adquirido no corpo. O Qi verdadeiro se divide em duas formas separadas: Yin Qi e Qi de defesa (Wei Qi). O Qi de defesa protege contra ataques patogênicos externos, como frio ou calor, e é produzido principalmente a partir do Qi do pulmão. A Medicina Tradicional Chinesa acredita que um Qi pulmonar suficiente e que circula livremente é a base de uma boa defesa (sistema imunológico).


Governa a regulação da direção, difusão e descendência dos líquidos

Outra importante função do Pulmão é a difusão e descendência do Qi e a controle dos fluidos corporais. Os distúrbios de transporte na distribuição do Qi levam a tosse, pressão e uma sensação de aperto no tórax. Os fluidos corporais estão conectados à função do Estômago. O Estômago reúne fluidos e o Pulmão os difunde por todo o corpo para mantê-lo umedecido.

Sintomas: retenção de água, edema, edema palpebral, mas também secura.


Governa a pele

Secura da pele e manchas, geralmente causadas pelo calor interno, calor úmido e deficiência de fluidos corporais. São muito receptivas à terapia nutricional.


Terapia nutricional

A terapia nutricional é adequada para a prevenção de distúrbios pulmonares - tonificando o Qi do Pulmão - e para o tratamento de distúrbios agudos e crônicos do Pulmão.

  • Tonificar o Qi do Pulmão para obter um bom suprimento geral de Qi.

  • Reforçar o Qi de defesa.

  • Durante a fase aguda dos resfriados, mas também como terapia adjunta durante doenças crônicas, por exemplo asma, em combinação com outras terapias, como acupuntura e ervas medicinais.

  • Para pele e mucosas secas, utilizar alimentos frescos e úmidos.

  • Para distúrbios da fleuma do sistema respiratório, como bronquite e sinusite, fortalecendo do Pulmão e do Baço. Especialmente importante para condições crônicas de mucosidade para impedir a produção continuada de muco.

  • A tristeza como fator emocional para distúrbios do Pulmão pode ser tratada na terapia nutricional com sabores picantes e seu efeito dispersante


Referência:

Kastner, J. Chinese Nutrition Therapy - Dietetics in Traditional Chinese Medicine. Thieme 2004

0 visualização

Todos os Direitos Reservados ©2019 by medicofisiatra.com.br. Para uso de algum dos conteúdos entrar em contato conosco.