Relacionamento Fígado-Vesícula Biliar (elemento Madeira) - fisiologia parte 2


Funções do Fígado


Governa a circulação livre de Qi

A função mais importante do Fígado é garantir um fluxo de Qi desobstruído e ininterrupto no corpo, coordenando e controlando a quantidade e a velocidade do Qi e das substâncias.

Isso requer equilíbrio e harmonia. Impactos emocionais como raiva e frustração bloqueiam imediatamente o fluxo de Qi (estagnação do Qi do Fígado).

Sintomas: tensão muscular, sensação de opressão e/ou aperto no peito, síndrome pré-menstrual e distensão abdominal.


Armazena o Sangue (Xue)

Outra função do Fígado é o armazenamento de Sangue (Xue). Durante os períodos de descanso, quando deitado ou dormindo, o Sangue flui para o Fígado, é retido lá e depois recuperado. O Baço é responsável pela produção de sangue, enquanto o Coração mantém o sangue fluindo.

Emoções como frustração ou raiva afetam seriamente o fluxo de Qi e podem facilmente bloquear ou obstruir o fluxo de Qi. Obstruções não resolvidas e prolongadas levam ao desenvolvimento de calor interno a partir de tais "emoções aquecidas", causando sintomas como ascensão de Yang do Fígado (gan yang shang kang), Fogo no fígado (gan huo shang yan), deficiência do Yin do Fígado e vento do Fígado (gan feng).


Referência:

Kastner, J. Chinese Nutrition Therapy - Dietetics in Traditional Chinese Medicine. Thieme 2004


11 visualizações

Todos os Direitos Reservados ©2019 by medicofisiatra.com.br. Para uso de algum dos conteúdos entrar em contato conosco.