top of page

Relacionamento Baço-Pâncreas e Estômago (elemento Terra) – fisiologia na Medicina Chinesa


O Estômago e o Baço-Pâncreas são importantes Zang Fu. Como local de produção de Qi, Yang, Sangue (Xue) e fluidos corporais (Jin Ye) adquiridos, eles desempenham um papel fundamental no tratamento na Medicina Tradicional Chinesa. O fortalecimento do “centro interno”, através do fortalecimento do Estômago e o Baço-Pâncreas é de extrema importância no tratamento de grande para das doenças pelas técnicas utilizadas na Medicina Tradicional Chinesa.

O Baço-Pâncreas é o principal responsável ​​pela transformação e transporte de alimentos ingeridos. Ele separa os alimentos em componentes límpidos e turvos. Os componentes claros da essência alimentar são transformados em Gu Qi. O Gu Qi forma a base para todo o Qi adquirido e para a produção de Sangue. De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, a maior parte do Qi no nosso corpo que pode ser regenerado é derivada do Gu Qi adquirido no Estômago e no Baço-Pâncreas. Dessa forma, a falta de Qi do Baço-Pâncreas resulta em deficiência de energia para todo o corpo.


Principais sintomas da deficiência de Qi do Baço-Pâncreas: fadiga crônica, deficiência imunológica geral, suscetibilidade a infecções, falta de concentração; postura desleixada e disforme.


Princípios da terapia: fortalecer o Baço-Pâncreas para fortalecer o Qi e o Sangue (Xue),


Controle dos fluidos e líquidos corporais

A transformação e distribuição de fluidos corporais requerem Qi suficiente no Baço- Pâncreas. A deficiência do Baço-Pâncreas impede o transporte de líquidos. Isso pode causar acúmulo de umidade ou fleuma, o que pode danificar ainda mais o Baço-Pâncreas enfraquecido. O Baço-Pâncreas adora secura e evita a umidade. A umidade do corpo pode ser causada pela clima externo e umidade do ambiente, mas também pela umidade formada no interior do corpo causada pelos alimentos errados (muitos alimentos Yin), entre outros.

Os principais fatores que podem enfraquecer o Baço-Pâncreas e causar umidade e posterior formação de mucosidade são o consumo excessivo de bebidas frias, alimentos crus, saladas, frutas e laticínios. A umidade, a fleuma ou o edema no corpo sempre exigem o tratamento do Baço-Pâncreas como parte da terapia.

Sintomas: edemas, rosto inchado, sensação de peso nos membros; cabeça pesada e sem brilho; apatia, depressão e falta de iniciativa, obesidade, congestão nasal, congestão brônquica, resfriados frequentes. Sinais de Qi do Baço-Pâncreas saudável incluem lábios vermelhos bem formados, boca fechada e bom senso de paladar. A deficiência de Qi no Baço-Pâncreas se apresenta como lábios pálidos e rachados e boca continuamente aberta. Uma forte preferência por sabores doces também indica desarmonia no Baço-Pâncreas.


Produção e Retenção de Sangue

O Qi do Baço-Pâncreas saudável produz Sangue suficiente e permite que ele circule pelo corpo e permaneça em seus vasos. A deficiência de Qi do Baço-Pâncreas pode causar sangramentos mais frequentes, porque o Sangue não pode ser retido em seus vasos. O Gu Qi é extraído dos alimentos e depois transportado pelo Baço-Pâncreas para o Coração. A deficiência crônica de Qi do Baço-Pâncreas reduz a produção de Sangue e resulta em deficiência de Sangue no Fígado.

Sintomas: cegueira noturna; visão embaçada e distorcida; olhos sensíveis à luz; membros dormentes; insônia, distúrbios menstruais, hematomas freqüentes (púrpura, petéquias, hematúria, menstruação excessiva).


Controle dos músculos e dos membros

O Gu Qi extraído dos alimentos pelo Baço-Pâncreas é distribuído a todos os tecidos do corpo, o que nutre e aquece os músculos e os membros e apoia a mobilidade. Músculos fracos, com fadiga ​​ou atrofiados indicam deficiência de Qi do Baço-Pâncreas.


Controle do tecido conjuntivo

O Baço-Pâncreas mantém os órgãos no lugar. O tecido conjuntivo com boa elasticidade e resistência é um sinal de bom Qi do Baço-Pâncreas. Tecido conjuntivo com baixa resistência, celulite, prolapso do cólon e do reto (tuo gang) ou prolapso do útero (zi gong xia chui) indicam deficiência de Qi do Baço-Pâncreas.


Lar da Mente e do Pensamento (Si)

Pensamento claro e boa concentração indicam forte Qi do Baço-Pâncreas. A deficiência do Baço-Pâncreas pode se apresentar como sintomas mentais, como pensamentos confusos, problemas de concentração e memória.

O excesso de esforço mental pode enfraquecer o Baço-Pâncreas, o que explica o desejo por doces durante longos períodos de estudo intensivo ou outro trabalho mental. O sabor doce está associado ao elemento Terra e, portanto, ao Baço-Pâncreas.

O sabor doce tem o efeito suplementar mais forte de todos os sabores. Com moderação, comer alimentos doces durante períodos de intensa atividade mental (estudar, escrever) pode ser benéfico.

Sugestões: mel, muffins, passas.


Referência:

  1. Kastner, J. Chinese Nutrition Therapy - Dietetics in Traditional Chinese Medicine. Thieme 2004

13.717 visualizações10 comentários

Posts recentes

Ver tudo

10件のコメント


foi muito util o que acabei de ler . muito obrigada

いいね!
Dr. Sergio Akira Horita
Dr. Sergio Akira Horita
2023年10月14日
返信先

Agradeço pelo seu comentário

いいね!

Estou gostando muito de todas as matérias que estou lendo

いいね!
Dr. Sergio Akira Horita
Dr. Sergio Akira Horita
2023年8月06日
返信先

Olá! Fico feliz com isso

いいね!

Gostei, simples e claro.

いいね!
Dr. Sergio Akira Horita
Dr. Sergio Akira Horita
2023年8月06日
返信先

Muito obrigado

いいね!

excelente materia.....baço\pancreas

いいね!
Dr. Sergio Akira Horita
Dr. Sergio Akira Horita
2023年8月06日
返信先

Muitíssimo obrigado

いいね!

excelente.....

いいね!
Dr. Sergio Akira Horita
Dr. Sergio Akira Horita
2023年8月06日
返信先

Agradeço pelo elogio

いいね!
bottom of page