Relacionamento Baço-Pâncreas e Estômago (elemento Terra) – fisiologia na Medicina Chinesa


O Estômago e o Baço-Pâncreas são importantes Zang Fu. Como local de produção de Qi, Yang, Sangue (Xue) e fluidos corporais (Jin Ye) adquiridos, eles desempenham um papel fundamental no tratamento na Medicina Tradicional Chinesa. O fortalecimento do “centro interno”, através do fortalecimento do Estômago e o Baço-Pâncreas é de extrema importância no tratamento de grande para das doenças pelas técnicas utilizadas na Medicina Tradicional Chinesa.

O Baço-Pâncreas é o principal responsável ​​pela transformação e transporte de alimentos ingeridos. Ele separa os alimentos em componentes límpidos e turvos. Os componentes claros da essência alimentar são transformados em Gu Qi. O Gu Qi forma a base para todo o Qi adquirido e para a produção de Sangue. De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, a maior parte do Qi no nosso corpo que pode ser regenerado é derivada do Gu Qi adquirido no Estômago e no Baço-Pâncreas. Dessa forma, a falta de Qi do Baço-Pâncreas resulta em deficiência de energia para todo o corpo.


Principais sintomas da deficiência de Qi do Baço-Pâncreas: fadiga crônica, deficiência imunológica geral, suscetibilidade a infecções, falta de concentração; postura desleixada e disforme.


Princípios da terapia: fortalecer o Baço-Pâncreas para fortalecer o Qi e o Sangue (Xue),


Controle dos fluidos e líquidos corporais

A transformação e distribuição de fluidos corporais requerem Qi suficiente no Baço- Pâncreas. A deficiência do Baço-Pâncreas impede o transporte de líquidos. Isso pode causar acúmulo de umidade ou fleuma, o que pode danificar ainda mais o Baço-Pâncreas enfraquecido. O Baço-Pâncreas adora secura e evita a umidade. A umidade do corpo pode ser causada pela clima externo e umidade do ambiente, mas também pela umidade formada no interior do corpo causada pelos alimentos errados (muitos alimentos Yin), entre outros.

Os principais fatores que podem enfraquecer o Baço-Pâncreas e causar umidade e posterior formação de mucosidade são o consumo excessivo de bebidas frias, alimentos crus, saladas, frutas e laticínios. A umidade, a fleuma ou o edema no corpo sempre exigem o tratamento do Baço-Pâncreas como parte da terapia.

Sintomas: edemas, rosto inchado, sensação de peso nos membros; cabeça pesada e sem brilho; apatia, depressão e falta de iniciativa, obesidade, congestão nasal, congestão brônquica, resfriados frequentes. Sinais de Qi do Baço-Pâncreas saudável incluem lábios vermelhos bem formados, boca fechada e bom senso de paladar. A deficiência de Qi no Baço-Pâncreas se apresenta como lábios pálidos e rachados e boca continuamente aberta. Uma forte preferência por sabores doces também indica desarmonia no Baço-Pâncreas.


Produção e Retenção de Sangue

O Qi do Baço-Pâncreas saudável produz Sangue suficiente e permite que ele circule pelo corpo e permaneça em seus vasos. A deficiência de Qi do Baço-Pâncreas pode causar sangramentos mais frequentes, porque o Sangue não pode ser retido em seus vasos. O Gu Qi é extraído dos alimentos e depois transportado pelo Baço-Pâncreas para o Coração. A deficiência crônica de Qi do Baço-Pâncreas reduz a produção de Sangue e resulta em deficiência de Sangue no Fígado.

Sintomas: cegueira noturna; visão embaçada e distorcida; olhos sensíveis à luz; membros dormentes; insônia, distúrbios menstruais, hematomas freqüentes (púrpura, petéquias, hematúria, menstruação excessiva).


Controle dos músculos e dos membros

O Gu Qi extraído dos alimentos pelo Baço-Pâncreas é distribuído a todos os tecidos do corpo, o que nutre e aquece os músculos e os membros e apoia a mobilidade. Músculos fracos, com fadiga ​​ou atrofiados indicam deficiência de Qi do Baço-Pâncreas.


Controle do tecido conjuntivo

O Baço-Pâncreas mantém os órgãos no lugar. O tecido conjuntivo com boa elasticidade e resistência é um sinal de bom Qi do Baço-Pâncreas. Tecido conjuntivo com baixa resistência, celulite, prolapso do cólon e do reto (tuo gang) ou prolapso do útero (zi gong xia chui) indicam deficiência de Qi do Baço-Pâncreas.


Lar da Mente e do Pensamento (Si)

Pensamento claro e boa concentração indicam forte Qi do Baço-Pâncreas. A deficiência do Baço-Pâncreas pode se apresentar como sintomas mentais, como pensamentos confusos, problemas de concentração e memória.

O excesso de esforço mental pode enfraquecer o Baço-Pâncreas, o que explica o desejo por doces durante longos períodos de estudo intensivo ou outro trabalho mental. O sabor doce está associado ao elemento Terra e, portanto, ao Baço-Pâncreas.

O sabor doce tem o efeito suplementar mais forte de todos os sabores. Com moderação, comer alimentos doces durante períodos de intensa atividade mental (estudar, escrever) pode ser benéfico.

Sugestões: mel, muffins, passas.


Referência:

  1. Kastner, J. Chinese Nutrition Therapy - Dietetics in Traditional Chinese Medicine. Thieme 2004

857 visualizações

Todos os Direitos Reservados ©2019 by medicofisiatra.com.br. Para uso de algum dos conteúdos entrar em contato conosco.