Preparo das refeições em sintonia com os cinco elementos


Cozinhar em sintonia com os cinco elementos (madeira, fogo, terra, metal e água) é um método especial para aumentar o nível energético de um prato, de forma harmoniosa. Este método de cozimento segue o ciclo de geração (Sheng).

Os ingredientes usados ​​em um prato são divididos de acordo com os elementos aos quais pertencem, posicionados em uma fileira e adicionados ao prato em sequência. De acordo com o ciclo de geração, os elementos potencializam o efeito energético um do outro e aumentam o aspecto energético geral do prato.


Aplicação prática

Primeiro, aqueça uma panela em uma fonte de calor (elemento fogo).

Adicione óleo (elemento terra) para avançar um pouco mais o processo de cozimento no ciclo de geração.

Para continuar o ciclo, dê sequência ao elemento terra com ingredientes do elemento metal (por exemplo, cebola). Em seguida, adicione ingredientes do elemento água (por exemplo, água com um pouco de sal). Agora adicione alimentos relacionados ao elemento madeira (por exemplo, tomate). Em seguida, adicione alimentos do elemento fogo (por exemplo, tomilho). Isso completa a primeira rodada do ciclo de geração.

Agora, o ciclo pode começar novamente, começando com o elemento terra (por exemplo, cenoura), seguida pelo elemento metal (por exemplo, alho-poró). Cada ciclo completo pode ser repetido quantas vezes desejar. Quanto mais frequentemente o ciclo é executado, maior o efeito energético da refeição. Cada uma das fases deve poder influenciar a refeição por pelo menos meio minuto antes de um novo elemento (ingrediente) se seguir. Nenhum elemento pode ser pulado dentro de um ciclo.

Os ingredientes individuais podem ser repetidos quantas vezes desejar. Por exemplo, se você usar cenouras como o único ingrediente do elemento terra, algumas das cenouras poderão ser adicionadas sempre que o elemento terra surgir em um ciclo. Se mais de um ingrediente do elemento terra for usado, as cenouras podem ser adicionadas no primeiro ciclo, as batatas-doces no segundo e as abobrinhas no terceiro.

O elemento utilizado para finalizar o ciclo é escolhida de acordo com o efeito desejado, pois o último elemento adicionado ao prato afeta o efeito geral do prato no corpo. Se o ingrediente final for uma pitada de sal, o aspecto energético geral da refeição será focado no elemento água (Rim). Se o cozimento terminar com um ingrediente relacionado ao elemento madeira, por exemplo vinagre, o prato enfatizará o elemento madeira (Fígado e Vesícula Biliar).

Ingredientes aparentemente estranhos e incomuns que permitem a continuação do ciclo de produção podem ter um efeito surpreendentemente positivo no sabor geral da refeição.


Referência:

  1. Kastner, J. Chinese Nutrition Therapy - Dietetics in Traditional Chinese Medicine. Thieme 2004

5 visualizações

Todos os Direitos Reservados ©2019 by medicofisiatra.com.br. Para uso de algum dos conteúdos entrar em contato conosco.