Preparação das decocções na fitoterapia chinesa – principais métodos


Preparação das decocções na fitoterapia chinesa – principais métodos

Colocar as ervas em uma tigela grande. Se houver pedaços maiores, colocar no liquidificador ou moedor, se possível.

Método 1: Colocar as ervas na panela e adicionar água suficiente para cobrir as ervas em pelo menos uma polegada. Deixar ferver, reduzir o fogo e cozinhar delicadamente por 20 ou 30 minutos. Verifique após 15 minutos para ver se a água está ficando baixa e não cobrindo completamente as ervas. Se necessário, adicionar mais para cobrir as ervas. Retirar a panela do fogo e deixar esfriar.

Método 2: Colocar as ervas na panela lenta e cobrir com pelo menos 2,5 cm de água. Permitir que as ervas sejam submetidas à decocção na configuração mais baixa por cerca de oito horas ou durante a noite. Verificar, após 30 a 60 minutos, se é necessária mais água para cobrir completamente as ervas. Quando o cozimento estiver concluído, desligar o fogão e deixe esfriar.

Colocar o filtro no copo de medição de 8 xícaras ou recipiente semelhante e despejar o líquido na tigela, deixando as ervas no filtro. Esta é a decocção de ervas para ser tomada.

Refrigerar o líquido e descartar as ervas cozidas.

A quantidade de líquido deve ser suficiente para sete dias, utilizando meia xícara duas vezes ao dia.

Se, no final do processo, houver menos que sete xícaras de líquido, a quantidade que falta de líquido deve ser reposta com água, para que o conteúdo seja suficiente para o consumo total de sete xícaras durante a semana.

Após sete dias, deve ser decartada qualquer decocção restante e há necessidade de preparação da fórmula à base de plantas para a semana seguinte.

#fitoterapia #mtc #acupuntura #terapiascomplementares #medicinaintegrativa

Referências bibliográficas:

Chauhan, C. Chinese Herbal Medicine for Begignners - Over 100 Remedies for Wellness and Balance. Rockridge Press. Emeryville, California. 2020

Yang Y.Chinese Herbal Medicines - Comparisons and Characteristics. Churchill Livingstone. 2010

0 visualização

Todos os Direitos Reservados ©2019 by medicofisiatra.com.br. Para uso de algum dos conteúdos entrar em contato conosco.