Os elementos Metal, Água e Madeira na fitoterapia chinesa


Os elementos Metal, Água e Madeira na fitoterapia chinesa

Metal

O Metal é o elemento de reconhecimento, qualidade, inspiração, tristeza e desapego. Ele está associado ao Pulmão e ao Intestino Grosso. O Pulmão comanda o Qi e governa a respiração, controla a difusão e a descendência, movimenta e ajusta os canais de água e comenda o exterior do corpo (pele). O intestino grosso ajuda a manter o que é valioso, como nutrientes, em um nível físico e libera o que não está servindo ou não é mais necessário.

Água

O elemento Água é a base e o senso de segurança e reserva. É a fonte de nossa força de vontade, profundidade, medo e sabedoria. O Metal está associado ao Rim e à Bexiga. O Rim armazena a Essência (Jing), governa a Água e controla a recepção do Qi. A Bexiga transforma os fluídos, recaptando o que for puro e excretando o que for impuro através da urina.

Madeira

O elemento Madeira dá uma direção e uma visão de onde estamos. Ele está associado com o Fígado e com a Vesícula Biliar. O Fígado promove o fluxo suave do Qi e armazena o Sangue. A Vesícula Biliar armazena e controla a excreção de bile.

#fitoterapia #mtc #acupuntura #terapiascomplementares #medicinaintegrativa

Referências bibliográficas:

Chauhan, C. Chinese Herbal Medicine for Begignners - Over 100 Remedies for Wellness and Balance. Rockridge Press. Emeryville, California. 2020

Yang Y.Chinese Herbal Medicines - Comparisons and Characteristics. Churchill Livingstone. 2010

0 visualização

Todos os Direitos Reservados ©2019 by medicofisiatra.com.br. Para uso de algum dos conteúdos entrar em contato conosco.