Os cinco elementos na fitoterapia chinesa


Os cinco elementos na fitoterapia chinesa

Na Medicina Tradicional Chinesa, a natureza e o organismo humano são compostos de cinco elementos (Fogo, Terra, Metal, Água e Madeira) que se equilibram e se complementam.

Cada elemento corresponde a um sistema de órgãos energéticos específicos (Zang Fu). Quando falamos sobre os órgãos na Medicina Tradicional Chinesa, não pensamos no órgão estrutural presente no organismo humano, mas sim no sistema energético que inclui os meridianos ou canais de acupuntura que viajam ao longo do corpo, bem como as propriedades físicas e energéticas desse sistema orgânico.

O elemento Fogo está associado ao Coração, ao Intestino Delgado, ao Triplo Aquecedor e ao Pericárdio. O elemento Terra está associado ao Estômago e ao Baço. O elemento Metal está associado ao Pulmão e ao Intestino Grosso. O elemento Água está associado ao Rim e à Bexiga. O elemento Fogo está associado ao Fígado e à Vesícula Biliar.

#fitoterapia #mtc #acupuntura #terapiascomplementares #medicinaintegrativa

Referências bibliográficas:

Chauhan, C. Chinese Herbal Medicine for Begignners - Over 100 Remedies for Wellness and Balance. Rockridge Press. Emeryville, California. 2020

Yang Y.Chinese Herbal Medicines - Comparisons and Characteristics. Churchill Livingstone. 2010

0 visualização

Todos os Direitos Reservados ©2019 by medicofisiatra.com.br. Para uso de algum dos conteúdos entrar em contato conosco.