Nutrição energética nas síndromes do Rim - aspectos gerais


A desarmonia do Rim se apresenta como deficiência ou vazio. As síndromes mais importantes para terapia nutricional são:

  • Deficiência do Qi do Rim (shen qi xu)

  • Deficiência do Yang do Rim (shen yang xu)

  • Deficiência do Yin do Rim (shen yin xu)


A deficiência do Rim se apresenta com fraqueza física geral, bem como maior suscetibilidade a doenças externas e internas. Outros sintomas estão frequentemente associados á deficiência do Rim, como disfunção sexual, condições urológicas e distúrbios da região lombar e dos ossos.


Diagnóstico ocidental

Fraqueza geral, sensibilidade ao frio, perda de força, incontinência, enurese, impotência, ejaculação precoce, dor no joelho, cistite crônica (infecções do trato urinário), nefrite, frigidez, depressão, ansiedade, artropatia degenerativa crônica, artrite reumatoide.


Patogênese

Independentemente do tipo da desarmonia do Rim, os fatores que enfraquecem a energia do Rim são semelhantes. Eles diferem apenas em gravidade e duração, que é determinada pela gravidade da desarmonia e pela patologia do Rim. A deficiência de Qi é um distúrbio relativamente leve do Rim. Pode evoluir para um distúrbio mais grave com sintomas de deficiência de Yang se persistir e o dano aumentar. Danos mais graves podem prejudicar a estrutura do sistema orgânico e apresentar os sintomas da deficiência de Yin.

A progressão dos distúrbios nem sempre é tão clara e pode envolver transições graduais e o envolvimento de outros órgãos.

A causa mais comum que enfraquece a troca de energia do Rim é a forte demanda feita por nossa rotina diária. Tanto o esforço físico quanto o mental muitas vezes levam primeiro à deficiência de Qi do Rim, depois à deficiência de Yang do Rim e, com a acentuação do esforço excessivo e do estresse, finalmente à deficiência do Yin do Rim. Muito trabalho sob pressão do tempo, uma dieta apressada, desequilibrada e insuficiente e pouco tempo para descanso e relaxamento podem enfraquecer a energia do Rim em semanas ou meses. Se essa exaustão constante não for equilibrada ou tratada, distúrbios graves podem se desenvolver ao longo de alguns anos.

Outros fatores negativos são atividade sexual excessiva e fatores emocionais, como medo ou um trauma mental repentino. Tudo isso pode minar a energia do Rim.

A doença crônica, independente dos órgãos envolvidos, sempre enfraquece a energia do Rim, uma vez que o Rim é a raiz de todo o Yin e o Yang do corpo.

A energia do Rim diminui fisiologicamente com a idade. Esse processo de envelhecimento acelera quando a energia do Rim é desperdiçada sem cuidado.

A Medicina Tradicional Chinesa acredita que a qualidade da energia do Rim para uma nova vida é determinada pela saúde dos pais no momento da concepção. Se os pais tiverem energia do Rim fraca quando concebem, o bebê herdará uma fraqueza constitucional.


Alimentos que fortalecem a rede renal

Peixes e frutos do mar: peixe defumado, ostras, lagosta, salmão, camarão, atum

Carnes: carne de veado, porco selvagem

Legumes: lentilhas

Grãos: aveia, milho, trigo, soja preta

Nozes e sementes: nozes, gergelim preto


Referência:

Kastner, J. Chinese Nutrition Therapy - Dietetics in Traditional Chinese Medicine. Thieme 2004


7 visualizações

Todos os Direitos Reservados ©2019 by medicofisiatra.com.br. Para uso de algum dos conteúdos entrar em contato conosco.