Nutrição energética nas Síndromes do Coração


Nutrição energética nas Síndromes do Coração

  • Deficiência de Qi do Coração (xin qi xu)

  • Deficiência de Yang do Coração (xin yan xu)

  • Deficiência de Sangue do Coração (xin xue xu)

  • Deficiência de Yin do Coração (xin jin xu)

  • Ascensão do Fogo do Coração (xin huo shang yan)


A Medicina Tradicional Chinesa acredita que o Coração é o imperador do corpo. Sua função mais importante é abrigar o espírito (Shen). O espírito reside no Sangue e no Yin, criando uma conexão natural entre Coração e Sangue. Além da conexão mental e espiritual, o Coração (elemento Fogo) aquece o corpo e proporciona vivacidade. A alegria está associada ao coração. Outras funções importantes do Coração são governar o Sangue (Xue) e os vasos sanguíneos e controlar o suor.

As desarmonias no Coração são causadas por emoções como alegria extrema, mas também por tristeza e raiva. Outros fatores desencadeantes dos problemas do Coração podem ser uma carga de trabalho pesada sob intensa pressão do tempo; fatores patogênicos externos, especialmente calor; e falta de alegria ou amor.


Diagnóstico ocidental

Insônia, inquietação, palpitações, taquicardia paroxística, taquiarritmia, vertigem, suores noturnos, pesadelos, distúrbios cardiovasculares.


Terapia

Geral: os tratamentos dietéticos para desarmonias do Coração são limitados.

Como em todas as síndromes de excesso que apresentam sintomas de calor, recomenda-se evitar alimentos Yang e métodos de cozimento e dar preferência a produtos Yin que produzem efeitos tranquilizantes e métodos de cozimento com resfriamento.

Os padrões de deficiência podem ser tratados com alimentos mornos e neutros.

Recomenda-se sabores amargo-morno e neutro-amargo do elemento Fogo.

O Coração é especialmente sensível ao calor externo e interno. No tratamento de desarmonia cardíaca, alimentos excessivamente mornos e quentes, como temperos picantes ou bebidas de alto teor alcoólico, devem ser usados ​​com moderação. Mesmo pequenas quantidades de alimentos picantes, como pimenta ou alho ingeridos no final da noite, podem causar distúrbios do sono, inquietação etc.

A ascensão do Fogo do Coração (xin huo shang yan) deve ser tratada restringindo todos os alimentos e métodos de cozimento Yang e pelo uso de alimentos frescos e amargos. As síndromes de mucosidade-fogo que insulta o Coração” (tan huo rao xin) e a invasão de mucosidade nos orifícios do Coração (tan mi xin qiao) devem ser tratadas seguindo as recomendações alimentares para reduzir a mucosidade. Essas condições são tratadas com mais sucesso com fitoterapia e acupuntura. O mesmo vale para a estagnação do Sangue no Coração.


Referência:

Kastner, J. Chinese Nutrition Therapy - Dietetics in Traditional Chinese Medicine. Thieme 2004


9 visualizações

Todos os Direitos Reservados ©2019 by medicofisiatra.com.br. Para uso de algum dos conteúdos entrar em contato conosco.