Nutrição energética na incoordenação entre Coração e Rim (Xin Shen Bu Jiao)


Nutrição energética na deficiência de Yin do Rim (Shen Yin Xu), na deficiência de Yin do Coração (Xin Yin Xu) e na incoordenação entre Coração e Rim (Xin Shen Bu Jiao)


Essa síndrome envolve o enfraquecimento de dois importantes órgãos: Yin do Rim e o Yin do Coração. A condição, que deve ser levada muito a sério, geralmente aparece em momentos de intensa tensão física e emocional e leva os pacientes a procurar um médico com uma variedade de sintomas diferentes.

Quando há deficiência de Yin de de um Órgão, especialmente o Yin do Rim, o Yang não pode mais ser suficientemente contido. O Yang exuberante produz Calor, o que esgota ainda mais o Yin já enfraquecido. A deficiência de Yin produz hiperatividade do Yang (yin xu yang kang). Se o Yin do Coração e do Rim estiverem enfraquecidos, o Fogo do Yang pode exibir sintomas distintos na área do espírito (Shen). Exemplos disso, são os distúrbios do sono, palpitações cardíacas e inquietação mental. Isso reflete que o Yin do Rim é insuficiente para resfriar o Fogo do Coração. A associação entre a deficiência do Yin do Rim e a deficiência do Yin do Coração resulta na mudança do eixo profundo e sensível (reversão do yin). Quando há a ruptura entre esta conexão do eixo entre o Coração e o Rim, a Medicina Tradicional Chinesa entende que o processo de morrer começa.

Os efeitos negativos de nossa civilização moderna, como intenso esforço físico com descanso inadequado, estresse mental, preocupações financeiras, problemas de relacionamento, medos existenciais e uma dieta desequilibrada, tornam essa condição cada vez mais comum.


Diagnóstico ocidental

Pacientes profundamente exaustos, síndrome de burnout, síndrome consumptiva, espermatorreia, hiperatividade sexual, irritabilidade, distúrbios do sono.


Patogênese

Esse complexo de sintomas está enraizado na deficiência do Yin do Rim e é intensificado por extrema tensão emocional, como medo, tristeza e depressão. Impactos emocionais graves, como o fim repentino de um relacionamento, podem enfraquecer o Yin do Coração e, quando combinados com o medo, podem romper o importante e profundo eixo Jue Yin entre Coração e Rim.


Sintomas

Impotência, distúrbios de fertilidade, amenorreia, exaustão severa, tontura, esquecimento, distúrbios do sono, inquietação mental, palpitações cardíacas, dor lombar, emissões noturnas, sonhos eróticos, forte desejo sexual, dor nas costas, irritabilidade.


Terapia

Tonificar o Yin do Rim e o Yin do Coração: R3, VC4, BP6, C5

Acalmar o Shen: C7, VG20

Acalmar o Fogo Vazio do Coração: C6, CS8, CS7


Evitar

Alimentos termicamente quentes e mornos, métodos de cozimento que aumentam o Yang nos alimentos; bebidas alcoólicas de alto teor alcoólico, doces, estilos de vida extremamente intenso, excesso de esforço mental, excesso de atividade sexual; drogas estimulantes, como anfetaminas e ecstasy.


Recomendações

Natureza térmica: neutro, frio e refrescante

Método de cozimento: resfriamento

Sabor: amargo-neutro, amargo-fresco, salgado-neutro, salgado-fresco

Carnes: carne de porco, carne de aves de capoeira

Frutas: maçã, banana, frutas refrescantes

Legumes: legumes refrescantes, cogumelos, aspargos, espinafre, tomate

Grãos: cevada, gérmen de trigo, arroz, milho

Bebidas: chá de erva-cidreira, chá de hortelã-pimenta, cerveja de trigo


Prognóstico

Essa síndrome muito grave requer uma mudança imediata do comportamento, às vezes a psicoterapia é necessária. Medidas dietéticas só podem desempenhar um papel suplementar no tratamento dessa síndrome, com algum alívio fornecido principalmente por evitar o aquecimento de alimentos. É necessária uma hiperatividade silenciosa do Yang com uma combinação de acupuntura e ervas chinesas. Ao mesmo tempo, todo o corpo deve ser equilibrado usando medidas alimentares.


Referência:

Kastner, J. Chinese Nutrition Therapy - Dietetics in Traditional Chinese Medicine. Thieme 2004


0 visualização

Todos os Direitos Reservados ©2019 by medicofisiatra.com.br. Para uso de algum dos conteúdos entrar em contato conosco.