Nutrição energética na deficiência de Yang do Rim (Shen Yang Xu)


Nutrição energética na deficiência de Yang do Rim (Shen Yang Xu)

A deficiência do Yang do Rim se desenvolve a partir da deficiência de Qi do Rim.

A deficiência de Yang do Rim geralmente apresenta sintomas de resfriado. Como o Yang do Rim é é a raiz de toda a energia Yang em nosso corpo, a deficiência de Yang do Rim causa extenso sintoma de resfriado nos Órgãos e Vísceras (Zang Fu), letargia e fraqueza.

Os distúrbios digestivos do Estômago e do Baço podem resultar de aquecimento insuficiente (sintomas: falta de apetite, fezes amolecidas). O Yang do Rim deficiente impede o aquecimento suficiente do Jing, o que o enfraquece.


Diagnóstico ocidental

Distúrbios urológicos como cistite crônica (infecção do trato urinário), nefrite, prostatite, uretrite, problemas sexuais como frigidez, impotência e ejaculação precoce; depressão, ansiedade, lombalgia recorrente, ciática, artropatia degenerativa, artrite reumatoide, deficiência auditiva, zumbido.


Sintomas

Sensibilidade geral ao frio, fraqueza, letargia, susceptibilidade às doenças; sensação de frio e fraqueza na região lombar e nos joelhos, juntamente com dor nestes locais; depressão, medo, micção frequente com urina clara, nictúria, incontinência, perda de libido, impotência, frigidez, amenorreia, distúrbios de fertilidade, perda auditiva, tontura, zumbido, diarreia pela manhã, falta de apetite, fezes moles.


Terapia

Tonificar o Rim: R7, VG4, VC4, VC6, B23 + Moxa

Fortalecer o "Portão da Vida" (Ming Men): VG4 + Moxa


As mesmas recomendações alimentares que foram realizadas para a deficiência do Qi do Rim aplicam-se à deficiência do Yang do Rim.

Evitar

Todos os alimentos frios ou gelados, alimentos congelados, alimentos crus, frutas frias termicamente (por exemplo, frutas cítricas e tropicais), saladas, laticínios, consumo excessivo de líquidos (por exemplo, água mineral com alto teor de sódio) e bebidas termicamente frias (por exemplo , suco de laranja).

Os seguintes alimentos têm um forte efeito de diminuição da energia do Rim: açúcar refinado e bebidas alcoólicas, especialmente aquelas de alto teor alcoólico


Recomendações

Natureza térmica: alimentos moderadamente quentes, mornos e neutros

Método de cozimento: aquecimento

Sabor: salgado-quente, salgado-morno, salgado-neutro

Peixes e frutos do mar: ostras; peixe defumado, principalmente salmão; mexilhões, camarão, atum

Carnes: carne de veado, cordeiro, porco selvagem, pato, carne de porco

Legumes: erva-doce, repolho preparado com especiarias, alho-poró, rabanete, vegetais de raiz, cebola

Frutas: cerejas, uvas

Bebidas: café em grão, chá com especiarias e chá de iogue

Grãos: trigo sarraceno, aveia, milho, arroz (assado antes de cozinhar)

Especiarias: gengibre, alho, pimenta preta, canela

Leguminosas: feijão Adzuki, lentilhas, soja preta

Nozes e sementes: castanhas, sementes de lótus, especialmente gergelim preto torrado, sementes de girassol, nozes torradas

Sopa Master com tipos de aquecimento de carne, legumes e temperos.

Alimentos termicamente quentes, especialmente temperos quentes, não devem ser usados ​​excessivamente, pois podem secar os líquidos e enfraquecer o Yin.

É recomendável comer duas a três refeições quentes diariamente e fortalecer o corpo com alimentos que aquecem o Rim, especialmente para a deficiência de Yang do Rim.

Recomenda-se a combinação de terapia nutricional com alimentos que fortalecem o Aquecedor Central.


Prognóstico

A Medicina Tradicional Chinesa considera as condições de deficiência do Rim como distúrbios graves que requerem tratamento cuidadoso. Isso inclui abordar o estilo de vida prejudicial que levou às desarmonias. Após o diagnóstico completo, o tratamento deve incluir acupuntura e moxabustão, terapia nutricional, ervas chinesas e exercícios terapêuticos (Qi Gong, Tai Chi). Os tratamentos de acupuntura devem ser adequadamente suplementados com terapia nutricional. O fortalecimento e o aquecimento de alimentos para o Rim, preparados com métodos de cozimento apropriados, aceleram o sucesso do tratamento. Em conjunto com a suplementação da energia do Rim, a terapia nutricional também precisa complementar e sustentar o Estômago e o Baço. Distúrbios graves como a deficiência de Yang no Rim ou Yin do Rim podem exigir o uso de ervas chinesas.

Dependendo da gravidade da doença, o tratamento pode exigir semanas a meses de terapia consistente. Distúrbios profundos do Rim podem até exigir tratamento por vários anos. Com diagnóstico e terapia corretos, resultados bons a muito bons podem ser alcançados. O prognóstico não é tão bom para a deficiência constitucional de Qi do Rim ou do Jing, talvez causada por danos externos maciços, como traumas ou drogas. Estes são difíceis de tratar e a melhora é modesta e leva anos para serem alcançados.

A terapia nutricional, bem como a terapia com ervas medicinais, pode fortalecer significativamente a energia do Rim, assim como uma mudança de circunstâncias e estilo de vida. A deficiência de Yin do Rim, ou deficiência geral do Yin, no entanto, não responde bem à acupuntura. Essas condições requerem terapia com ervas nutricionais e medicinais.


Referência:

Kastner, J. Chinese Nutrition Therapy - Dietetics in Traditional Chinese Medicine. Thieme 2004

0 visualização

Todos os Direitos Reservados ©2019 by medicofisiatra.com.br. Para uso de algum dos conteúdos entrar em contato conosco.