Nutrição energética na deficiência de Yang do Coração (Xin Yang Xu)


Nutrição energética na deficiência de Yang do Coração (Xin Yang Xu)

O Qi do Coração e o Yang do Coração são tratados com a mesma terapia nutricional. A deficiência de Yang do Coração, com seu componente frio adicional, difere em seus sintomas da deficiência de Qi do Coração.


Diagnóstico ocidental

Disautonomia, convalescença, arritmia cardíaca, exaustão.

Sintomas: apatia, fadiga, exaustão, extremidades frias, rosto pálido e brilhante, dispneia ao esforço, aperto no peito na área do coração, palpitação com sensação de batimentos cardíacos extremos, falta de ar, sudorese espontânea.

Língua: pálida, ligeiramente inchada

Pulso: fraco


Causas

Geral: o estresse emocional extremo, principalmente a tristeza, pode causar primeiro uma deficiência de Qi do Coração e depois uma deficiência de Yang do Coração. A perda de Sangue primeiro enfraquece o Qi do coração e depois o Yang do Coração. A deficiência de Yang do coração também pode ser parcialmente causada pela deficiência de Yang do Rim, uma vez que o Rim é a raiz do Yang no corpo. Os sintomas aparecem na periferia do corpo, na cabeça e nas extremidades, já que o corpo não tem mais energia Yang suficiente para suprir adequadamente essas áreas.


Terapia

Tonificar o Yang do Coração: C5, B15, VC4, VC6, Moxa


Evitar

Todos os alimentos que enfraquecem o Yang.

Natureza térmica: todos os alimentos frios e gelados

Método de cozimento: resfriamento

Sabor: amargo-frio, amargo-gelado

Legumes: vegetais crus

Frutas: frutas cítricas

Laticínios: iogurte

Outros: sorvetes, bebidas geladas; alimentos congelados e alimentos aquecidos no microondas, uma vez que não possuem Qi suficiente.


Recomendações

Natureza térmica: morno-neutro; quente em pequenas quantidades

Método de cozimento: aquecimento

Sabor: amargo-morno; amargo-quente com moderação, azedo-morno, azedo-quente, doce-morno, doce-quente, picante-morno, picante-quente

Carne: cordeiro, carne bovina

Grãos: trigo sarraceno, milho, arroz de grão curto, aveia

Bebidas: chá de iogue, cerveja de trigo quente, café, cacau

Outro: anis, pimentão

O café seca o Sangue e deve ser consumido apenas com moderação, apesar do seu efeito muito quente; se possível, adicione especiarias quentes, como cardamomo ou canela, para reduzir os efeitos de estagnação do café.


Prognóstico

Mudanças no estilo de vida, como dormir antes das 23 horas e períodos de descanso e relaxamento suficientes são importantes. O Yang e o Qi do Coração podem ser regenerados em semanas ou meses, com períodos mais longos de descanso e seguindo as recomendações dietéticas apropriadas.


Referência:

Kastner, J. Chinese Nutrition Therapy - Dietetics in Traditional Chinese Medicine. Thieme 2004


5 visualizações

Todos os Direitos Reservados ©2019 by medicofisiatra.com.br. Para uso de algum dos conteúdos entrar em contato conosco.