Nutrição energética - Especiarias, ervas, adoçantes e condimentos


Nutrição energética - Especiarias, ervas, adoçantes e condimentos


A natureza térmica dos adoçantes é quente e o sabor doce. As especiarias geralmente tem natureza térmica morna e quente e sabor picante.

Devido ao seu efeito de aquecimento, os adoçantes e as especiarias apoiam o Aquecedor Central e ativam os órgãos digestivos. As especiarias são adequadas para "aquecer" a natureza térmica de alimentos frios ou gelados. Isso os torna valiosos, especialmente durante os meses de clima frio, ou pela deficiência de Qi ou Yang dos órgãos digestivos.

O consumo excessivo de especiarias pode facilmente causar sintomas de calor e, quando ocorre por um período mais longo, pode ser parcialmente responsável pela deficiência de Yin.

  • Para tratar o excesso (pessoa robusta; voz alta e poderosa; sensação de calor, hiperatividade, características coléricas, extroversão, língua com saburra espessa, pulso cheio): evite especiarias quentes ou as use com moderação (cuidado com alho, gengibre, canela) .

  • Para tratar a deficiência (pessoa fraca; voz fraca e quieta; tremores, cansaço ​​e exaustão, língua introvertida e inchada, pulso fraco): misture alimentos fortificantes com especiarias quentes: alho, sementes de erva-doce, canela, gengibre.

  • Para tratar o calor (rosto vermelho, sede de bebidas frias, agravamento da condição e dor com calor, língua vermelha, pulso rápido): evite completamente os temperos mornos e quentes.

  • Para tratar o frio (tremores, aversão ao frio, agravamento da condição e dor com a língua fria, pálida e inchada; pulso fraco e lento): tempere bem os alimentos, por exemplo, com pimenta, alho, gengibre, canela, pimentão, sementes de erva-doce.

  • Para tratar a umidade (sensação geral de peso, inchaço patológico, edema; distúrbios crônicos da fleuma, por exemplo, sinusite frontal, bronquite): gengibre fresco.

  • Para tratar a secura (boca seca, lábios e mãos rachadas; mucosas secas): Evite completamente temperos mornos e quentes.


Referência:

Kastner, J. Chinese Nutrition Therapy - Dietetics in Traditional Chinese Medicine. Thieme 2004

0 visualização

Todos os Direitos Reservados ©2019 by medicofisiatra.com.br. Para uso de algum dos conteúdos entrar em contato conosco.