Nutrição chinesa nas síndromes do Fígado


Nutrição chinesa nas síndromes do Fígado

  • Estagnação do Qi do Fígado (gan qi yu jie)

  • Ascensão do Yang do Fígado (gan yang shang kang)

  • Ascensão do Fogo do Fígado (gan huo shang yan)

  • Deficiência do Yin do Fígado (gan yin xu)

  • Deficiência de Sangue do Fígado (gan xue xu)


Desarmonias do Fígado são muito comuns. O objetivo principal do Fígado é suavizar a circulação do Qi. O Fígado é o órgão mais importante para a preservação do Sangue. Grandes quantidades de Sangue retornam ao Fígado à noite e são regeneradas lá.

O Fígado abre nos olhos, o que pode mostrar sinais de possíveis desequilíbrios.


Diagnóstico ocidental

Dor de cabeça temporal, hipertensão, distúrbios do sono, problemas ginecológicos como dismenorreia (cólicas menstruais dolorosas) e síndrome pré-menstrual (TPM).

Desequilíbrio emocional com irritabilidade e agressividade.


Causas

Dieta: alimentos quentes e métodos de cozimento, especialmente temperos picantes, álcool de alto teor alcoólico e alimentos muito gordurosos ou oleosos, podem danificar o Fígado. Eles têm um efeito de aquecimento e, portanto, "inflamam" o Yang do Fígado, que por sua vez danifica o Yin do Fígado. Isso geralmente resulta em ascensão do Yang do Fígado, ou, em sua forma mais extrema, a ascensão do Fogo do fígado, que geralmente é acompanhado pela deficiência de Yin no Fígado. Nas mulheres, a deficiência de Yin do Fígado freqüentemente se apresenta como deficiência de Sangue.


Geral: O Fígado é sensível a fatores patogênicos externos, como vento e umidade, e especialmente sensível a distúrbios emocionais. A Medicina Tradicional Chinesa vê o Fígado como um filtro para todo o impacto emocional. O Fígado distribui o impacto no corpo. Raiva, frustração e ressentimento fazem com que o Fígado "paralise" e iniba a circulação suave do Qi. Uma das síndromes mais comuns na prática clínica é a estagnação do Qi do Fígado, que é principalmente atribuível ao desequilíbrio emocional. Mesmo pequenos impactos emocionais, como questionamentos, frustrações, etc., podem bloquear o Qi do Fígado. Durante um período de tempo (meses a anos), esses problemas se acumulam e se enraízam profundamente dentro do corpo. Além das emoções "não digeridas", um estilo de vida agitado e estressante também pode superaquecer o fígado.


Restaurar o equilíbrio do Fígado requer não apenas mudanças na dieta, mas também mudanças no estilo de vida, como redução do estresse, exercícios regulares de relaxamento, períodos de descanso e meditação, bem como expressão adequada das emoções.


Referência:

Kastner, J. Chinese Nutrition Therapy - Dietetics in Traditional Chinese Medicine. Thieme 2004


16 visualizações

Todos os Direitos Reservados ©2019 by medicofisiatra.com.br. Para uso de algum dos conteúdos entrar em contato conosco.