Influenciando a natureza térmica dos alimentos


A dietética energética reconhece mais de 50 maneiras diferentes de preparar alimentos. As maneiras pelas quais os alimentos são aquecidos ou preparados exercem a influência significativa sobre o Qi ou a natureza térmica dos alimentos.

Os métodos de preparação podem ser divididos em duas categorias.


Métodos de preparação do alimento em resfriamento

Esses métodos aumentam a natureza de Frio dos alimentos. Eles podem esfriar alimentos mornos ou quentes usando ingredientes frios ou gelados. Os métodos de resfriamento aumentam o potencial Yin das refeições.

Os métodos de cozimento de refrigeração incluem: branqueamento, vapor, salga, fervura em água em banho maria e preparação com ingredientes refrescantes, como frutas, frutas tropicais ou brotos.


Métodos de cozimento de aquecimento

Esses métodos promovem o efeito de aquecimento dos alimentos e reduzem o efeito de resfriamento dos alimentos. Os métodos de aquecimento aumentam o potencial Yang das refeições.

Os métodos de cozimento com aquecimento incluem: grelhar, fritar, assar, defumar, selar, cozinhar por muito tempo em líquido, cozinhando com bebidas alcoólicas, usando especiarias mornas ou quentes.


Referência:

  1. Kastner, J. Chinese Nutrition Therapy - Dietetics in Traditional Chinese Medicine. Thieme 2004

2 visualizações

Todos os Direitos Reservados ©2019 by medicofisiatra.com.br. Para uso de algum dos conteúdos entrar em contato conosco.