Fortalecendo o centro interior
O elemento Terra e a relação entre o Estômago e o Baço-Pâncreas (Aquecedor Central) são de importância fundamental na dietética energética.
O elemento Terra é Yin, nutrindo o centro, o equilíbrio interno, a estabilidade e o centro interno. O Aquecedor Central nutre o Yin, desenvolve a constituição adquirida de Qi e de Yang e é responsável pela ingestão, processamento e digestão dos alimentos. De acordo com De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, grande parte (cerca de 70%) do Qi renovável pós-natal é extraído do Gu Qi (Qi dos alimentos).
Toda a terapia começa com o “fortalecimento do centro interno”, o desenvolvimento e a proteção consistentes do Estômago e do Baço-Pâncreas, principalmente por meio de terapia nutricional.
Se o Estômago e o Baço-Pâncreas estiver enfraquecido (deficiência de Qi do estômago ou deficiência de Qi ou de Yang do Baço-Pâncreas), o corpo invariavelmente desenvolve uma deficiência de Qi ou Yang aguda e posteriormente crônica.
Para o fortalecimento diário do Qi e do Yang do Estômago e do Baço-Pâncreas, os alimentos quentes e neutros do elemento Terra, com sabor doce e movimento ascendente, geralmente são os mais apropriados.
Alimentos que fortalecem o Aquecedor Central
Alimentos do elemento Terra
Grãos: painço, milho, aveia, arroz
Legumes: cenoura, repolho (todos os tipos), erva-doce, batatas, ervilhas, abóbora, soja
Carnes: carne bovina, aves, cordeiro, cabra, carne de veado, robalo, carpa, arrenque, cavalinha, sardinha
Alimentos crus: maçãs, figo, uva, mamão
Bebidas: chá de erva-doce (especialmente para bebês e crianças), suco de uva, licores
Enquanto o Baço-Pâncreas é responsável pela produção de Qi, o Estômago é responsável pela produção de fluidos corporais. O Estômago deve ser apoiado com alimentos umedecedores e refrescantes que tenham um movimento descendente.
Evitar:
Alimentos com natureza térmica fria e gelada; muitos alimentos crus, frutas cítricas ou salada. Eles promovem o resfriamento do corpo e enfraquecem o Qi e o Yang, especialmente o Estômago e o Qi do Baço-Pâncreas.
Excesso de laticínios, pois eles são energeticamente frescos e causam umidade e mucosidade.
Excesso de alimentos doces, "pesados" ou gordurosos, pois eles enfraquecem o Qi do Baço-Pâncreas e formam umidade.
Os alimentos energeticamente muito frios, bem como os alimentos refrigerados, resfriam significativamente o Fogo digestivo do Estômago. Blocos frios de Qi fluem e causam estagnação alimentar, resultando em contra-fluxo ascendente do Qi do Estômago, cujos sintomas são náusea, vômito, inchaço e gases. O uso prolongado de alimentos muito "frios" enfraquece o Qi e o Yang do Estômago e do Baço-Pâncreas, levando a sintomas como perda de apetite, fadiga crônica, fezes amolecidas, tremores leves, mãos e pés frios.
No caso de “resfriamento crônico” do Aquecedor Central devido ao consumo excessivo de laticínios ou alimentos crus, o Aquecedor Inferior é forçado a produzir mais calor. A exposição prolongada pode enfraquecer o Fogo no Rim e causar deficiência de Yang no Rim.
Alimentos para fortalecer o Yang do Baço-Pâncreas
Robalo, carne bovina, cenoura, todas as variedades de couve, lagostins, milho, erva-doce, batatas, aves, aveia, soja, carne de veado
Alimentos para fortalecer o Yin do Estômago
Todas as variedades de repolho, queijo, pato, berinjela, ganso, leite, carne de porco, batatas, arroz, tofu, tomate, trigo
Referência:
Kastner, J. Chinese Nutrition Therapy - Dietetics in Traditional Chinese Medicine. Thieme 2004
Comments