Fatores nutricionais e agentes patogênicos


Os fatores patogênicos, como o calor, o frio, a umidade, a secura e o vento, têm um efeito significativo no corpo. A terapia nutricional pode remover os efeitos prejudiciais de fatores climáticos externos, bem como estados patológicos internos. Mudanças climáticas súbitas geralmente exigem mudanças rápidas e flexíveis na dieta.


Frio

Quando o corpo é afetado pelo frio, ele deve receber energia Yang suficiente com a ajuda de alimentos energeticamente quentes. Os sabores picantes e doces devem ser favorecidos, evitando alimentos industrializados.


Terapia Nutricional

Especiarias picantes, como pimenta, gengibre, canela, alho, anis estrelado, cravo, cebola, coentro. Também bebidas alcoólicas de alto teor alcoólico, vinho quente, grogue (uma bebida alcoólica quente à base de rum), cozinhar com álcool, chá com especiarias, aveia, erva-doce, cordeiro, carne de veado.


Calor

O calor exige alimentos frios e energéticos, bem como sabores amargos e azedos. Para desidratação e ressecamento externo, os alimentos também devem umedecer.


Terapia Nutricional

Resfriamento através do consumo de frutas como abacaxi, tangerina, melão, laranja, limão, kiwi. Resfriamento através de vegetais como dente de leão, tomate, pepino, endívia belga, espinafre.

Também saladas, brotos de feijão mungo, iogurte, trigo, cevada, chá verde preto ou água mineral, cerveja de trigo.


Umidade

A umidade exige alimentos que aquecem, secam e transformam a umidade, porque suplementam o Baço-Pâncreas. Os sabores amargo-quente, quente-doce e picante-quente devem ser os preferidos.


Terapia Nutricional

Milho, arroz, amaranto, cerejas, uvas e especiarias como o gengibre (com moderação).


Evitar

Alimentos gordurosos e oleosos, alimentos excessivamente doces, carnes gordurosas, carne de porco, banana, açúcar, laticínios em excesso.

A umidade prolongada pode causar mucosidade. Isso exige alimentos secos, como painço ou corações de endívia belga, e sabores amargos-quentes, doces-neutros ou doces-quentes. Sabores moderadamente picantes podem dissolver a estagnação da fleuma. Nos distúrbios da fleuma, os alimentos gordurosos e oleosos devem ser evitados, assim como os alimentos muito quentes. O consumo de alimentos produtores de mucosidade, como laticínios e banana, também deve ser reduzido.


Secura

A secura exige alimentos que promovam o fluido, umedecem, refrescam, como os legumes, sucos de frutas e vegetais, além de saladas.


Terapia Nutricional

Melão, tomate, banana, uvas, trigo, amendoim, pinhões, produtos de soja, laticínios, carne de porco.


Vento externo

O vento externo costuma atuar como transportador dos fatores climáticos frio e calor.


Vento-Frio

Terapia Nutricional

Especiarias picantes, como pimenta, gengibre, canela, alho, cebola verde.


Vento-Calor

Terapia Nutricional

Berinjela, chá verde, melancia, chá de camomila.


Vento interno

O vento interno tem um caráter Yang, com tontura, tremores, espasmos e visão perturbada.


Terapia Nutricional

Evite todos os alimentos que movem o Qi.

Alimentos preferíveis: berinjela, aipo, castanha de água, sementes de girassol, banana, coelho.


Referência:

  1. Kastner, J. Chinese Nutrition Therapy - Dietetics in Traditional Chinese Medicine. Thieme 2004

7 visualizações

Todos os Direitos Reservados ©2019 by medicofisiatra.com.br. Para uso de algum dos conteúdos entrar em contato conosco.