Dietética energética na deficiência Yin do Estômago


Deficiência do Yin do estômago (Wei Yin Xu)

A deficiência de Yin no estômago é uma síndrome comum, causada principalmente por maus hábitos alimentares, mas também por distúrbios crônicos de Calor no Estômago. A deficiência de Yin no Estômago geralmente resulta de fatores prejudiciais de longa data.


Diagnóstico ocidental

Gastrite crônica, insuficiência gástrica, náusea e vômito crônicos, úlceras gástricas e duodenais.


Sintomas

Falta de apetite, letargia, febre vespertina ou sensação de calor, constipação (fezes secas e duras), boca seca, sede sem vontade de beber, beber em pequenas porções, inchaço depois de comer, dores mínimas a moderadas no plexo solar (epigástrio) , sangramento nas gengivas.

Língua: vermelha, seca, limpa (sem pêlo); sem pêlo no centro

Pulso: Fino, rápido


Causas


Dieta

As principais causas da deficiência de Yin do Estômago são hábitos alimentares e alimentares desfavoráveis, como refeições tardias; refeições apressadas e agitadas; começando o trabalho logo após comer; distúrbios crônicos de Calor do Estômago e deficiência crônica de Qi no Estômago.


Geral

Doenças crônicas, síndromes que expõem o Baço ao calor prolongado e à umidade. O envelhecimento leva a uma deficiência fisiológico do Estômago.


Patogênese

O Estômago adora Umidade e é considerado uma fonte de Yin. Quando o Estômago está enfraquecido, a secura se forma no corpo (alimentos quentes, como café, chá com especiarias picantes). Um indicador de diagnóstico de deficiência de Yin do Estômago é uma língua vermelha sem saburra na língua, especialmente no centro da língua, que representa a área do Estômago. Isso é causado pela falta de Umidade.

O Estômago funciona adequadamente quando é aquecido pelo Aquecedor Inferior. Isso consome os líquidos do Estômago, que sobem para o Aquecedor Superior e se depositam na língua como uma camada esbranquiçada na saburra.

Esses sinais fisiológicos de um estômago saudável estão ausentes com a deficiência de Yin, pois não há fluidos disponíveis para serem vaporizados.


Terapia

Nutrir o Yin do Estômago: BP3, BP6, R3

Reabastecer os fluidos corporais: E36, VC12


Evitar

Natureza térmica: alimentos mornos e quentes

Sabor: amargo-quente, amargo-morno, picante-quente, picante-morno

Bebidas: álcool de alto teor alcoólico, café, vinho tinto, chá preto

Especiarias: especiarias picantes

Outros: alimentos grelhados ou assados


Recomendações

Natureza térmica: alimentos principalmente neutros e refrescantes que têm um efeito refrescante e reabastecem líquidos; alimentos possivelmente um pouco quentes com moderação

Método de cozimento: métodos de cozimento por resfriamento e para formação de fluidos

Sabor: doce-neutro, doce-fresco, doce-frio

Carne: aves e carnes sob a forma de sopas ou ensopados, carne de porco, coelho, ganso

Frutas: maçã, pera, banana, tangerina, melão

Legumes: couve-flor, agrião, alimentos crus, saladas, aipo, tomate no vapor, abobrinha, berinjela, batata

Bebidas: suco de pera, chá de rosa mosqueta, chá de seda de milho, chá de malva (hibiscus palustris), leite, leite de soja, suco de uva vermelha, cerveja de trigo

Grãos: trigo-vermelho, milho, arroz, trigo

Outros: produtos lácteos, manteiga, ovo, queijo, creme


Na terapia dietética, as caçarolas de vegetais assados no forno são especialmente benéficas para reabastecer os fluidos corporais em caso de síndromes estomacais.


Prognóstico

A deficiência de Yin do Estômago exige, em primeiro lugar, uma mudança nos hábitos alimentares e nas escolhas alimentares corretas.

Essas duas abordagens terapêuticas produzirão uma melhora significativa após apenas algumas semanas ou meses. Os pacientes experimentarão subjetivamente uma melhoria distinta dos distúrbios estomacais e um aumento geral de força e vitalidade.

Estilo de vida e dieta adequados podem eliminar permanentemente os distúrbios do Estômago. A restauração da função estomacal geralmente resolve outros distúrbios causados ​​por uma deficiência de líquidos e fluidos corporais.

A terapia dietética é especialmente adequada para aliviar os sintomas em mulheres com distúrbios ginecológicos enraizados na deficiência de Sangue.

As pessoas idosas costumam encontrar uma melhoria distinta dos problemas de constipação de longa duração.


Referência:

  1. Kastner, J. Chinese Nutrition Therapy - Dietetics in Traditional Chinese Medicine. Thieme 2004

11 visualizações

Todos os Direitos Reservados ©2019 by medicofisiatra.com.br. Para uso de algum dos conteúdos entrar em contato conosco.